Breaking News
Home / Biologia / Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE

O que são pinheirais?

Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família Pinaceae, distribuídas em todo o mundo, mas nativas principalmente das regiões temperadas do norte.

Os pinheiros podem ser encontrados em uma grande variedade de ambientes, desde o deserto semiárido, florestas tropicais e em ambientes mais frios e mais quentes da Terra. Desenvolvem-se bem em solo ácido e alguns também em solo calcário, a grande maioria requer um solo bem drenado, ou seja, prefere solos mais arenosos. Várias espécies estão adaptadas às condições climáticas extremas impostas pelas elevadas latitudes. Eles frequentemente ocorrem em áreas montanhosas com solos favoráveis e pelo menos um pouco de água.

Pinheirais

Várias espécies foram introduzidas em regiões temperadas e subtropicais de ambos os hemisférios, onde são cultivadas como madeira ou como plantas ornamentais em parques e jardins. Várias dessas espécies introduzidas tornaram-se naturalizadas e algumas são consideradas invasivas em algumas áreas e ameaçam os ecossistemas nativos.

O principal valor econômico dos pinheiros está nas indústrias de construção e de produtos de papel, mas eles também são fontes de terebintina, resina, óleos e madeira. Muitos pinheiros são cultivados como ornamentais atraentes para parques e jardins maiores, com uma variedade anãs sendo adequadas para espaços menores e, alguns são plantados em projetos de reflorestamento ou para quebra-ventos.

Os pinheiros também são cultivados comercialmente e colhidos para árvores de Natal.
O óleo de folhas de pinheiro, usado medicinalmente, é um produto de destilação das folhas e gases combustíveis são subprodutos da destilação. Algumas espécies comestíveis têm sementes grandes, chamadas pinhões, que são colhidas e vendidas para cozinhar e assar.

Os pinheiros estão entre as espécies de árvores comercialmente mais importantes, valorizadas por sua madeira em todo o mundo, sendo amplamente utilizada em artigos de carpintaria de alto valor, como móveis, caixilhos de janelas, painéis, pisos e coberturas, e a resina de algumas espécies é uma importante fonte de terebintina, além de muito apreciados no inverno por seu cheiro agradável e vegetação, são popularmente cortados para decoração, também são usadas para fazer artigos decorativos, como cestas, bandejas, panelas, etc.

Em regiões temperadas e tropicais, elas são madeiras de crescimento rápido que crescem em áreas relativamente densas, suas agulhas ácidas em decomposição inibindo o surgimento de madeiras concorrentes.

São nativos, na sua maioria, do Hemisfério Norte. Os pinheiros são também plantados extensivamente em muitas partes do Hemisfério Sul. No Brasil também são chamados pinheiros, espécies que na verdade não fazem parte da família Pinaceae, como a Araucária mais conhecida como pinheiro-do-paraná. Este pertence à família Araucariaceae, que é pequena e nativa apenas do hemisfério sul.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Teste de Schilling

PUBLICIDADE Definição O teste de Schilling é uma investigação médica usada para pacientes com deficiência …

Prostaglandina

PUBLICIDADE Definição As prostaglandinas são um grupo de lipídios produzidos em locais de dano ou …

Células dendríticas

PUBLICIDADE Definição As células dendríticas, nomeadas por suas formas de sondagem, “tipo árvore” ou dendríticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.