Ribossomos

O ribossomo é uma partícula minúscula em forma de esfera composta de proteína e ácido ribonucléico (RNA) que serve como local de síntese de proteínas

Um ribossomo é um mecanismo celular complexo usado para traduzir o código genético em cadeias de aminoácidos. Longas cadeias de aminoácidos se dobram e funcionam como proteínas nas células.

Ao examinar a célula animal e vegetal através de um microscópio, você pode ter visto numerosas organelas que trabalham juntas para completar as atividades celulares.

Uma das organelas celulares essenciais são os ribossomos, que são responsáveis pela síntese de proteínas.

O ribossomo é um complexo feito de proteína e RNA e que soma vários milhões de Daltons (Unidade de massa atômica) em tamanho e assume um papel importante no curso da decodificação da mensagem genética reservada no genoma em proteína.

A etapa química essencial da síntese de proteínas é a transferência de peptidil, em que o peptídeo em desenvolvimento ou nascente é movido de uma molécula de tRNA para o aminoácido junto com outro tRNA.

Os aminoácidos são incluídos no polipeptídeo em desenvolvimento em linha com o arranjo de códons de um mRNA. O ribossomo, portanto, tem locais necessários para um mRNA e não menos que dois tRNAs.

Composto por duas subunidades, a subunidade grande e a pequena, que compreende algumas moléculas de RNA ribossômico (rRNA) e um número irregular de proteínas ribossômicas.

Numerosos fatores protéicos catalisam impressões distintas da síntese protéica. A tradução do código genético é de importância essencial para a fabricação de proteínas úteis e para o crescimento da célula.

As pequenas partículas que passaram a ser conhecidas como ribossomos foram descritas pela primeira vez em 1955 pelo biólogo celular americano George E. Palade, nascido na Romênia, que descobriu que elas estavam frequentemente associadas ao retículo endoplasmático em células eucarióticas.

O que é um ribossomo?

Ribossomos são pequenas organelas encontradas nas células de todas as formas de vida. Eles são muito pequenos, com apenas algumas centenas de nanômetros de diâmetro, e são compostos de ácido ribonucléico ribossômico (rRNA) e outras proteínas catalíticas.

Sua principal função é produzir uma variedade de proteínas a partir de instruções genéticas simples que se propagam para fora do nucléolo celular na forma de RNA mensageiro (mRNA).

Eles flutuam no citoplasma de uma célula ou se ligam ao retículo endoplasmático, estruturas semelhantes a fitas encontradas dentro da célula.

Ribossomos são encontrados dentro da mitocôndria

Às vezes, essas organelas são chamadas simplesmente de RNA. Como o DNA, eles são cadeias longas de aminoácidos, mas seus pares de bases são diferentes e geralmente não são tão longos.

Os ribossomos desempenham um papel fundamental na síntese de proteínas, o processo que gera o tecido orgânico. As instruções genéticas para a criação de novas proteínas vêm do mRNA.

Eles sempre têm duas subunidades que se interligam e se comportam como uma única entidade.

O tipo exato de ribossomo encontrado dentro de uma célula pode variar com base no tipo de organismo do qual a célula faz parte. Os eucariotos (organismos com núcleos celulares) têm um tipo, enquanto os procariontes (organismos unicelulares sem núcleos) têm outro. Certas organelas dentro da célula, cloroplasto e mitocôndria, também têm sua própria versão distinta.

Essas organelas constituem a maior parte do conteúdo de RNA de uma célula, cerca de 95%.

Organelas celulares incluem mitocôndrias, lisossomas e ribossomos

Em 2001, toda a estrutura atômica de um ribossomo foi publicada em revistas científicas, permitindo aos cientistas sintetizá-la do zero.

Este evento resultou em considerável controvérsia e especulação de que um dia os cientistas poderão construir organismos vivos átomo por átomo.

Os ribossomos são encontrados nas células de todas as formas de vida, incluindo plantas

Quais são os diferentes tipos de ribossomos?

A diferença na estrutura e função dos diferentes tipos de ribossomos está continuamente sendo pesquisada e corrigida, mas atualmente existem duas maneiras pelas quais eles podem ser classificados.

A primeira maneira é classificá-los com base no tipo de célula que habitam: arquea, eucariótica ou eubacteriana. As organelas nesses tipos específicos de células diferem em composição, tamanho e proporção de proteína para ácido ribonucleico (RNA).

A segunda maneira pela qual os ribossomos são classificados envolve se eles estão ligados a uma membrana ou permanecem flutuando livremente dentro da célula. Os termos usados para descrever esta classificação são “ligado à membrana” e “livre”, respectivamente.

As diferenças entre as organelas arqueadas, eucarióticas e eubacterianas podem ser vistas se as células forem giradas em uma centrífuga.

Cada tipo tem um padrão e taxa de sedimentação exclusivos conforme a célula se separa no laboratório.

Medidos em unidades Svedberg, que expressam a taxa na qual a sedimentação se acumula, os ribossomos bacterianos pertencem à classe 70 Svedberg, enquanto os ribossomos arqueados e eucarióticos pertencem à classe 80 Svedberg. Para distinguir ainda mais, cada tipo também difere em tamanho e proporção de proteína para RNA. Por exemplo, o tipo eucariótico mede entre 25 a 35 nanômetros (nm) e tem uma proporção de proteína de 1:1, enquanto os outros tipos medem de forma diferente.

A estrutura dos ribossomos livres e ligados à membrana é idêntica; eles diferem apenas na distribuição espacial. Existem ações específicas, no entanto, que um tipo pode executar quando está em um lugar ou outro.

Aqueles que estão ligados ao retículo endoplasmático rugoso (ER rugoso) têm uma maior capacidade de produzir proteínas e enzimas que podem ser usadas facilmente pela membrana plasmática primária da célula.

Cadeias de proteínas recém-produzidas podem ser inseridas diretamente no RE bruto por ribossomos ligados à membrana, encurtando o tempo e os recursos necessários para o transporte. Esse tipo também é responsável pela maioria das proteínas que são exportadas do interior das células.

O tipo livre produz uma série de proteínas específicas necessárias, como as necessárias para a fabricação de hemoglobina, que o tipo ligado à membrana não pode.

Os ribossomos livres são necessários quando uma célula está crescendo rapidamente ou se reproduzindo, pois eles podem se mover e se deslocar facilmente.

Eles são freqüentemente encontrados em pequenos agrupamentos dentro do citoplasma da célula e, neste caso, podem ser chamados de polirribossomos.

Os ribossomos livres são encontrados em abundância em células que não exportam grandes quantidades de proteína porque a proximidade com o RE bruto é essencial para este processo.

Ribossomos – Organelas

Ribossomos são organelas citoplasmáticas não membranosas, ou seja, não possuem camada lipoproteica que outras organelas possuem.

As organelas citoplasmáticas são estruturas que ficam localizadas no citoplasma das células de todos os seres vivos, animais e vegetais.

Estão presentes nas células procarióticas e eucarióticas, sendo muito semelhantes, porém dos eucariotos são um pouco maiores.

Possuem aspectos de pequenas granulações formados por duas partes chamadas subunidades, uma maior e outra menor, que se unem para formar um ribossomo funcional capaz de sintetizar proteínas.

Nas células procarióticas ocorrem de forma livre mergulhados no citosol (líquido que preenche o citoplasma).

Já nas células eucarióticas ocorrem em três locais:

1- Mergulhados no citosol chamados de ribossomos livres, que estão dispersos pelo citoplasma, estes produzem proteínas utilizadas no interior da célula;
2 –
 Aderidos à membrana do retículo endoplasmático rugoso,produzem proteínas que são encaminhadas ao complexo de golgi para sofrerem modificações e, posteriormente enviados para serem inseridos na membrana celular ou serem secretados para fora da célula, processo denominado secreção celular;
3 –
 Encontrados também no interior de algumas organelas celulares como as mitocôndrias e nos cloroplastos das células vegetais, que produzem as proteínas dessas organelas.

Ribossomos

Constituídos por moléculas de RNAr (RNA ribossômico) são responsáveis pela síntese (produção) de proteínas entre elas muitas enzimas que agem no metabolismo celular.

A produção de proteínas pelos ribossomos é feita a partir de informações contidas no DNA, o mesmo forma moléculas de RNA mensageiro,processo denominado transcrição.

Durante este processo o RNA transportador encaminhará até o interior dos ribossomos a matéria prima que são as moléculas de aminoácidos, que através de enzimas ribossômicas realizaram a ligação química entre estes aminoácidos para produção de proteínas, processo este chamado tradução.

Fonte: Camila Correia/www.genome.gov/www.biologyonline.com/micro.magnet.fsu.edu/www.wisegeek.org/www.microscopemaster.com/biologydictionary.net/alevelbiology.co.uk/bscb.org