Breaking News
Home / Biologia / Neurobiologia

Neurobiologia

PUBLICIDADE

Definição

Neurobiologia é o estudo de células do sistema nervoso e a organização dessas células em circuitos funcionais que processam informações e mediam o comportamento.

É uma subdisciplina da biologia e da neurociência.

A neurobiologia difere da neurociência, um campo muito mais amplo que se preocupa com qualquer estudo científico do sistema nervoso.

Neurônios são células especializadas em receber, propagar e transmitir impulsos eletroquímicos.

Somente no cérebro humano, existem mais de cem bilhões de neurônios.

Os neurônios são diversos no que diz respeito à morfologia e função.

Campo

A neurobiologia é hoje um dos campos mais emocionantes e de rápido crescimento da biologia.

A base da doença neurológica, os mecanismos moleculares do funcionamento cerebral e o comportamento são os principais focos de pesquisa em medicina, biotecnologia e academia.

Cada um desses campos oferece um potencial significativo para abordagens de pesquisa de ponta, especialmente para ajudar a resolver problemas relacionados a doenças neurodegenerativas e disfunção neurológica.

O que é

A neurobiologia é uma ciência complexa que estuda o cérebro e os sistemas nervosos de humanos e outros animais.

A neurobiologia pode estudar o desenvolvimento do cérebro no animal em desenvolvimento ou a origem neurológica da doença, por exemplo.

Este campo compreende muitos métodos diferentes de estudo.

Alguma neurobiologia concentra-se nas estruturas moleculares do cérebro e do sistema nervoso. Sistemas completos maiores, como a função e a estrutura do córtex cerebral, podem ser estudados.

Os cientistas podem observar fatores biológicos que afetam o aprendizado ou o humor, ou podem estudar como o material genético se desenvolve em várias áreas do cérebro.

Os primeiros avanços na neurobiologia moderna remontam aos anos 1960. Tais estudos ajudaram a explicar processos e aspectos de desenvolvimento do cérebro.

Os neurobiologistas iniciais estudaram as propriedades de neurônios únicos e neurotransmissores de amina, avaliaram o papel dos peptídeos na neurotransmissão e traçaram o desenvolvimento do cérebro fetal.

Talvez o estudo mais significativo dessa época tenha sido o trabalho inovador sobre processamento visual, pelo qual David Hubel e Torston Wiesel ganharam o Prêmio Nobel de 1981.

O campo da neurobiologia mudou à medida que o DNA começou a ser estudado e compreendido.

Os neurobiologistas agora podem estudar a maneira como os genes afetam as estruturas do cérebro.

À medida que o Projeto Genoma Humano crescia em escopo, a neurobiologia pulou para o desafio de entender a relação precisa entre genes específicos e respostas neurológicas.

A Universidade de Harvard, em 2001, comemorou a abertura do seu Brain Imaging Center.

Com a tecnologia da ressonância magnética, a neurobiologia procurou explorar a relação entre a atividade cerebral e as ocorrências ou distúrbios mentais.

Esses estudos provaram ser bem-sucedidos em ajudar a diagnosticar casos difíceis de esquizofrenia, epilepsia, ansiedade e outros distúrbios. Além disso, esses estudos produziram imagens específicas de como o cérebro reage a estímulos angustiantes ou envolventes.

O Instituto Nacional de Abuso de Drogas dos EUA emprega a neurobiologia para entender a função do cérebro em causar, apoiar e superar o vício. Mais especificamente, este trabalho examina como o uso de drogas viciantes regula certos genes e proteínas. A varredura de genes para predispor fatores aditivos também está em uso e identificou alguns fatores genéticos relacionados ao vício.

Um aspecto muito importante desses estudos é a tentativa de aumentar a compreensão de por que e como medicamentos como antidepressivos funcionam ou deixam de funcionar.

A maioria dos medicamentos prescritos para doenças psicológicas é escolhida com base em teorias prováveis.

Por exemplo, aqueles com depressão maníaca são freqüentemente prescritos medicamentos destinados a reduzir convulsões.

Os benefícios desses medicamentos e a maneira como eles agem no cérebro não são claramente entendidos e requerem mais estudos.

Comparada a outras ciências, a neurobiologia ainda pode ser considerada em sua infância.

Aplicações e estudos contínuos em neurobiologia podem muito bem ser a chave para muitos aspectos pouco compreendidos de aprendizado e desenvolvimento, e podem nos dar maior poder no combate a doenças do sistema nervoso.

Resumo

Neurobiologia é a biologia do sistema nervoso, incorporando anatomia (a estrutura do sistema nervoso, de morros celulares a gânglios), fisiologia (a função das diferentes áreas do sistema nervoso), comportamento (correlação dos padrões de disparo neural às reações físicas) de uma pessoa) e mecanismos moleculares e bioquímica (o sistema nervoso na moeda de íons e moléculas e como eles constroem funções maiores).

Outro termo para neurobiologia que geralmente é intercambiável com ele é neurociência, embora neurociência seja um termo mais geral e integre amplamente química, física, computação e outras áreas não biológicas.

A relação entre neurobiologia e psicologia é importante, porque há muita especulação sobre se é possível que a mente humana venha de apenas alguns quilos de substância cinzenta.

Os neurobiologistas tentam desenvolver substâncias químicas em células e células em nervos e no cérebro, e como tudo funciona em conjunto para produzir um efeito consciente.

Ainda há muita especulação sobre se essa é uma pesquisa proveitosa ou não.

A neurobiologia é aplicada na medicina como neurologia, talvez um primo mais científico da psiquiatria.

Os neurologistas estudam e tratam várias condições, de Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e síndrome de Tourette a Alzheimer e encefalopatias.

Neurobiologia pode estudar o desenvolvimento do cérebro

Neurônio

Fonte: live-sas-bio.pantheon.sas.upenn.edu/www.sciencedaily.com/www.bumc.bu.edu/www.wisegeek.org/socratic.org/medschool.ucla.edu/mbb.harvard.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Classificação das Bactérias

Classificação das Bactérias

PUBLICIDADE Você conhece a classificação das bactérias? As bactérias são seres vivos microscópicos que apresentam, …

Citocininias

Citocininas

PUBLICIDADE Você já ouviu falar em citocininas? As citocininas, substâncias são conhecidas como hormônios vegetais, …

Zigomicetos

Zigomicetos

PUBLICIDADE Definição de Zigomicetos Zigomicetos é qualquer uma de uma ampla variedade de fungos comuns que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.