Breaking News
Home / Biologia / Reticulocitose

Reticulocitose

PUBLICIDADE

Definição

reticulocitose é uma condição em que há um aumento de reticulócitos, glóbulos vermelhos imaturos. É comumente visto na anemia.

Reticulocitose é uma elevação no número de reticulócitos (hemácias jovens) no sangue, um sinal de produção de glóbulos vermelhos raramente rápida.

Os reticulócitos são glóbulos vermelhos imaturos, compondo tipicamente cerca de 1% do número total de glóbulos vermelhos no sangue no corpo humano

Uma proporção maior (acima de 1%) constitui reticulocitose.

O que é Reticulocitose?

A reticulocitose é um número anormalmente grande de glóbulos vermelhos imaturos na circulação.

A medula óssea normalmente produz e libera essas células regularmente para substituir o envelhecimento e destruir as células.

Grandes números podem indicar que há um problema com a medula ou o sangue, ou podem ser uma resposta à perda súbita de sangue.

Os testes de laboratório podem identificar a concentração de reticulócitos no sangue e determinar se o sangue de um paciente tem outras anormalidades, como números baixos ou altos de outros tipos de células.

Em alguns casos, a reticulocitose pode ser esperada.

Um paciente que acaba de sofrer uma hemorragia deve ter um grande número de células imaturas em circulação porque a medula óssea está correndo para substituí-las. Uma história de desnutrição também pode ser um fator contribuinte. A medula óssea precisa de um número de nutrientes para produzir glóbulos vermelhos, e se tiver sido privada, a suplementação pode causar um aumento nos reticulócitos à medida que se recupera e começa a produzi-los novamente.

Reticulocitose
A reticulocitose é um número anormalmente grande de glóbulos vermelhos imaturos na circulação

Também pode ser um indicador de um problema em alguns pacientes.

Nos distúrbios hemolíticos, o corpo começa a destruir células sanguíneas maduras e saudáveis, o que pode levar à anemia, onde não há glóbulos vermelhos em circulação suficientes para atender às necessidades do corpo.

A reticulocitose pode ser observada em distúrbios como a medula óssea, que luta para acompanhar a taxa de destruição. Técnicos e patologistas que avaliam o sangue de um paciente com suspeita de anemia hemolítica podem esperar encontrar um baixo número de células maduras e um grande número de células imaturas.

A melhor opção de tratamento para a reticulocitose pode depender do motivo pelo qual o paciente a possui. Se estiver associada à recuperação de uma condição em que o paciente já está sendo tratado, uma abordagem de esperar e ver pode ser aconselhada. Os médicos podem solicitar um segundo exame de sangue para confirmar que os valores voltaram ao normal quando o paciente teve a chance de se estabilizar. Quando é um indicador de anemia hemolítica ou outro problema no sangue, o tratamento para essa condição deve resolver a reticulocitose.

Pacientes que tiveram recentemente transfusões de sangue devem certificar-se de que seus prestadores de cuidados estão cientes disso. A transfusão pode distorcer os valores sanguíneos e pode criar uma imagem falsa. Pode ser aconselhável esperar ou levar a transfusão em consideração ao avaliar os resultados.

Qualquer história recente de perda maciça de sangue também pode alterar a interpretação dos resultados e deve ser anotada no prontuário do paciente.

O que é uma contagem de reticulócitos?

A contagem de reticulócitos é um tipo de exame de sangue que avalia as funções da medula óssea e a que taxa de produção de sangue ocorre.

Também é feito para avaliar a resposta do corpo no tratamento de algumas doenças do sangue, como anemia.

Os reticulócitos são glóbulos vermelhos jovens ou imaturos, geralmente presentes na circulação em quantidades muito pequenas, aproximadamente entre um e dois por cento. Eles são produzidos na medula óssea e liberados na circulação. Após cerca de um ou dois dias, eles amadurecem em glóbulos vermelhos, que têm uma vida útil de aproximadamente 120 dias em circulação.

Um aumento ou diminuição no número ou percentagem de reticulócitos no sangue pode apontar para um número de distúrbios dentro do corpo.

O termo usado para uma alta contagem de reticulócitos é a reticulocitose.

A reticulocitose geralmente indica que a medula óssea está produzindo mais glóbulos vermelhos (hemácias) em resposta a uma diminuição dos eritrócitos no sistema circulatório. Isso pode ser devido à perda de sangue, à destruição de eritrócitos na anemia ou à exposição a altas altitudes. Indivíduos que vivem em áreas de grande altitude, muitas vezes têm contagens de reticulócitos superiores como o modo do corpo de se ajustar ao baixo nível de oxigênio.

Reticulocitose
Os reticulócitos são glóbulos vermelhos jovens ou imaturos,
geralmente presentes na circulação em quantidades muito pequenas

Uma diminuição na contagem de reticulócitos geralmente indica falha da medula óssea em produzir novos glóbulos vermelhos, como nos casos de tumores e infecções que ocorrem na medula óssea. A doença renal também pode diminuir a contagem de reticulócitos e a contagem de glóbulos vermelhos.

Outras causas de baixa contagem de reticulócitos incluem deficiência de ferro, deficiência de folato e deficiência de vitamina B12. A radioterapia também costuma afetar a produção de eritrócitos em muitos pacientes, pois suprime a funções da medula óssea.

Os médicos geralmente solicitam uma contagem de reticulócitos, bem como um hemograma completo, a fim de avaliar a resposta do corpo no tratamento da anemia por deficiência de ferro e da anemia por deficiência de vitamina B12.

O aumento na contagem de reticulócitos e outros índices de sangue geralmente indicam que a medula óssea está respondendo bem a esse tratamento. Após transplantes de medula óssea, um aumento na contagem de reticulócitos também é uma indicação de um transplante bem-sucedido.

Não há preparações especiais para um teste de contagem de reticulócitos. Um flebotomista extrai uma quantidade de sangue do braço de um paciente para ser testado. O sangue é então processado no laboratório para a contagem de reticulócitos, e é lido manualmente por um pessoal de laboratório qualificado ou por um método automatizado.

Reticulócito – Biologia

Reticulócito, fase não-nucleada no desenvolvimento do glóbulo vermelho, pouco antes da plena maturidade é atingido.

A célula é nomeada por cordões ou uma rede de material interno que se mancha com uma base.

Ela se desenvolve a partir de normoblastos na medula vermelha e pode ser liberada para a circulação antes da maturidade.

Contagem de reticulócitos

Visão geral do teste

A contagem de reticulócitos é um exame de sangue que mede a rapidez com que os glóbulos vermelhos chamados reticulócitos são formados pela medula óssea e liberados no sangue. Os reticulócitos estão no sangue por cerca de dois dias antes de se transformarem em glóbulos vermelhos maduros.

A contagem de reticulócitos aumenta quando há muita perda de sangue ou em certas doenças nas quais os eritrócitos são destruídos prematuramente, como a anemia hemolítica. Além disso, estar em altitudes elevadas pode causar contagens de reticulócitos, para ajudar você a se ajustar aos níveis mais baixos de oxigênio em altas altitudes.

Por que isso é feito

Uma contagem de reticulócitos é feita para:

Observar se a anemia é causada pelo menor número de glóbulos vermelhos ou por uma maior perda de glóbulos vermelhos.
Observar quão bem a medula óssea está trabalhando para produzir glóbulos vermelhos.
Observar se o tratamento para anemia está funcionando. Por exemplo, uma contagem mais alta de reticulócitos significa que o tratamento de substituição de ferro ou outro tratamento para reverter a anemia está funcionando.

Fonte: labtestsonline.org/www.sciencedirect.com/www.wisegeek.org/williams.medicine.wisc.edu/medlineplus.gov/www.mayomedicallaboratories.com/www.healthlinkbc.ca

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interfase

Interfase

PUBLICIDADE Definição de Interfase Antes que uma célula possa se reproduzir, ela precisa executar uma …

Um exemplo importante de dissacarídeos é a Lactose.

Dissacarídeos

PUBLICIDADE Definição dos Dissacarídeos Os dissacarídeos, também chamado de açúcar duplo, é uma molécula formada por …

Pomologia

PUBLICIDADE Definição Pomologia é a ciência do cultivo de frutas. É um ramo da botânica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.