Breaking News
Home / Biologia / Hereditariedade

Hereditariedade

PUBLICIDADE

O que é hereditariedade?

Hereditariedade é o conjunto de processos biológicos pelos quais características particulares são transmitidas dos pais para os filhos, ou seja, semelhanças existentes entre ascendentes (geração parental) e descendentes (geração filial).A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos.

O conceito de hereditariedade engloba duas observações: a constância de uma espécie e a variação entre indivíduos dentro de uma espécie.

Ambos os aspectos da hereditariedade podem ser explicados pelos genes, as unidades funcionais do material hereditário que se encontra em todas as células vivas. Cada membro de uma espécie possui um conjunto de genes específicos para essa espécie, sendo esse conjunto de genes que fornece a constância da espécie. Entre indivíduos dentro de uma espécie, no entanto, variações podem ocorrer na forma que cada gene assume, fornecendo a base genética para o fato de que não há dois indivíduos (exceto gêmeos idênticos) que têm exatamente os mesmos traços.

Hereditariedade

Existem dois tipos de hereditariedade: específica e individual

Hereditariedade específica: responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características de uma determinada espécie, conservando a essência de um grupo taxonômico;

Hereditariedade individual: conjunto de agentes genéticos que atuam sobre os traços e características que estabelecem aspectos individualizados, tornando um ser diferente de todos os outros, sendo, portanto, um fator que causa biodiversidade entre indivíduos de uma mesma espécie.

Uma característica hereditária pode permanecer inativa de uma geração para a outra, o que não significa a sua exclusão, mas a dormência de um ou vários genes para uma determinada característica, não impedindo que um portador de genótipo oculto transmita aos seus descendentes um fenótipo que ficou escondido.Por exemplo, pais com olhos castanhos podem ter filhos com olhos claros, sendo herança de seus avós ou antecedentes. Porém a informação gênica hereditária pode ser suprimida em decorrência dos fatores ambientais, passando por processo de seleção natural.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

aspirina

Antipirético

PUBLICIDADE Antipirético: Algo que reduz a febre. Existem 3 classes de medicamentos antipiréticos vendidos sem …

Gêmeos Coligados

Gêmeos Coligados

PUBLICIDADE O que são gêmeos coligados? Os gêmeos coligados nascem fisicamente conectados um ao outro. …

Herança Quantitativa

Herança Quantitativa

PUBLICIDADE O que é herança quantitativa? Os genes envolvidos na herança quantitativa são chamados poligenes, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.