Breaking News
Home / Biologia / Cariótipo

Cariótipo

PUBLICIDADE

O que é cariótipo?

O cariótipo é o conjunto de cromossomos contidos nas células de um organismo, ou seja, representa o conjunto diploide (2N) de cromossomas dentro de um núcleo de uma célula. Pode ser representado por cariograma (imagem dos cromossomos) ou por ordenação de acordo com o tamanho dos cromossomos denominado idiograma (gráfico das fotografias de cromossomos de uma célula), fornecendo informações para o estabelecimento das relações entre espécies, com relação à organização dos cromossomas. Através da montagem de um cariótipo é possível determinar a normalidade ou anormalidade ocasionadas por alterações.

Os cromossomos são identificados, diferenciados e classificados quanto ao tamanho e localização do centrômero (região do cromossomo intermediária aos braços simétricos ou assimétricos, curtos ou longos).

Na espécie humana, por exemplo, existem 46 cromossomos nas células somáticas (2N = 46), agrupados em 23 pares, sendo: 01 par alossômico sexual, que define a diferenciação do gênero em masculino ou feminino e 22 pares autossômicos responsáveis por decodificar as demais características.

Os cromossomos dentro da célula em geral estão misturados e, se utiliza da técnica de tingirem os mesmos com corantes para então poder fotografá-los. É necessária a interrupção no momento da metáfase, processo que ocorre durante divisão celular, nesta fase os cromossomos atingem o máximo de sua condensação, para determinar e visualizar o cariótipo, sendo possível quantificar o número típico de cromossomos de uma determinada espécie.

Representação

Existe uma representação para os cariótipos, através de números, que representa o número de cromossomos. Por exemplo: 46, XX o cariótipo de uma mulher e 46, XY de um homem, neste caso sem anomalia cromossômica.

Cariótipo
Cromossomos – Síndrome de Down

Classificação dos cromossomos

Acrocêntrico: cromossomo com um satélite(esfera terminal), situada na extremidade do braço curto.

Telocêntrico: cromossomo formado apenas por um braço, com centrômero terminal.

Metacêntrico: centrômero localizado no centro do cromossomo.

Submetacêntrico: centrômero encontrado em uma das extremidades do cromossomo.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Neurobiologia

Neurobiologia

PUBLICIDADE Definição Neurobiologia é o estudo de células do sistema nervoso e a organização dessas …

Esporos

PUBLICIDADE Definição Os esporos são a unidade reprodutiva unicelular de plantas não-florescentes, bactérias, fungos e …

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.