Breaking News
Home / Biologia / Relógio Biológico

Relógio Biológico

O que é o Relógio Biológico

Quando falamos em relógio, podemos pensar num objeto, que trabalha de forma sincronizada. Ele marca os segundos, minutos e horas, de forma a perfazer as 24 horas até completar o dia. No caso do termo Relógio Biológico, podemos pensar num processo periódico, pelo qual um ser vivo, ou grupo de organismos, passa.

O termo Relógio Biológico, portanto, está relacionado a uma série de mecanismos biológicos, que conferem um ritmo aos processos fisiológicos e comportamentais de um indivíduo ou grupo. Na história humana, foram encontradas referências em textos e livros sobre os ritmos biológicos nos seres vivos, como as plantas e animais, incluindo o ser humano.

As referências a estes ritmos biológicos podem ser encontradas na bíblia, bem como relatos de filósofos gregos. Mas os primeiros relatos considerados científicos foram em 1729, por meio de experimentos de um astrônomo francês, chamado Jean Jaques de Mairan. Este astrônomo observou o movimento periódico das folhas da planta Mimosa pudica durante o decorrer do dia.

No experimento com a planta, mesmo quando se persistia a iluminação, havia alternâncias cíclicas diárias dos movimentos das folhas (a movimentação não se alterava). Ou seja: as alterações não eram reguladas por fatores externos, como o ciclo solar, mas por mecanismos internos da própria planta, que ocorriam independente da luminosidade.

Relógio Biológico

Embora haja uma discussão entre cientistas, dos quais alguns discordam da existência de um relógio biológico, alguns defendem que este mecanismo existe e é de suma importância. Para eles, o tempo é um fator que está relacionado à regulação da temperatura, metabolismo, sistema imunológico, entre outros. Inclusive, é possível, por meio do uso da medicina forense, descobrir o horário quando uma pessoa foi morta, apenas se estudando os órgãos delas, caso a vítima seja encontrada nas primeiras 48 horas após ter falecido.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

BELLASA, M. A interação do relógio biológico com os processos fisiológicos. Instituto de Estudos Avançados da USP. Disponível em: < http://www.iea.usp.br/noticias/a-interacao-do-relogio-biologico-com-os-processos-fisiologicos>. Acesso em 09/06/17.

LIMA, Leila Eliza Barbosa; VARGAS, NatalíNadia Guerrero. O Relógio Biológico e os ritmos circadianos de mamíferos: uma contextualização histórica. Revista da Biologia, 2014.