Breaking News
Home / Biologia / Plantas Tóxicas

Plantas Tóxicas

PUBLICIDADE

Plantas Tóxicas – O que são

As plantas tóxicas também chamadas de plantas venenosas contêm substâncias nocivas aos seres humanos e outros animais e até mesmo para outros vegetais. Tais substâncias podem provocar problemas de saúde, dependendo do grau, as reações podem ir de uma simples alergia até a morte.Estas substâncias tóxicas podem estar localizadas em todas as partes da planta ou em apenas partes dela (sementes, frutos, raízes e folhas).

Essas plantas apresentam princípios ativos que são capazes de causar desde irritações na pele até graves intoxicações se ingeridas.Muitas espécies de plantas possuem propriedades medicinais benéficas, mas em excesso podem causar reações adversas, sendo necessário atentar-se aos princípios ativos capazes de causar intoxicações.

As plantas não podem se mover para escapar de seus predadores, portanto utilizam de outros meios para se proteger. Algumas têm defesas físicas, como espinhos, entretanto, em outras a proteção é química.

As substâncias tóxicas evoluíram em plantas em resposta aos predadores por milhões de anos.

Plantas TóxicasPlantas Tóxicas

Durante milênios, através do processo de seleção natural, as plantas desenvolveram meios para produzir um vasto e complexo arranjo de compostos químicos para deter predadores.Os animais são envenenados quando os mecanismos de proteção dos animais (desintoxicação) são inadequados.

Muitos dos compostos de defesa das plantas conhecidos se defendem principalmente contra o consumo de insetos, embora outros animais, incluindo seres humanos, que consomem tais plantas também possam experimentar efeitos negativos, variando de leve desconforto à morte.

Plantas Tóxicas

Muitos destes compostos tóxicos têm importantes benefícios medicinais e, são de grande importância médica.

É de fundamental importância conhecer bem as características de uma planta e, verificar se a mesma não é tóxica, a fim de evitar problemas, principalmente para quem tem crianças e animais domésticos.Além da ingestão, deve-se evitar o contato físico com elas, para evitar reações causadas por suas toxinas.

As toxinas vegetais são geralmente os metabólitos produzidos pelas plantas para se protegerem contra diferentes ameaças, como insetos, predadores e microorganismos.

Essas toxinas encontradas nas plantas alimentícias se devem a métodos naturais ou novos de reprodução que aumentam o mecanismo de defesa. A parte da planta que pode causar efeitos tóxicos inclui raízes, tubérculos, caules, frutos, botões e folhagem.

As toxinas naturais estão presentes em inúmeros tipos de plantas e estas são ingeridas como alimento e quando consumidas em grande quantidade e não preparadas de forma adequada levam à intoxicação alimentar.

Essas substâncias tóxicas quando ingeridas podem ser potencialmente prejudiciais à saúde humana. Algumas plantas produzem fitotoxinas que podem prejudicar gravemente ou destruir qualquer herbívoro.

Como proteínas tóxicas que atuam na defesa contra patógenos e insetos.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.