Breaking News
Home / Biologia / Pteridófitas

Pteridófitas

O que são Pteridófitas

PUBLICIDADE

O grupo das Pteridófitas compreende as plantas vasculares sem sementes, como as samambaias, cavalinhas, avencas, o samambaiaçu (planta da qual é extraída o xaxim), entre outras. Pela classificação biológica, o grupo é caracterizado como um táxon artificial. Isso significa que, pelo sistema de classificação artificial, são usados critérios arbitrários para se agrupar os indivíduos. Ou seja: o sistema artificial classifica os seres vivos com base em determinada característica, sem levar em consideração a morfologia, fisiologia e relações de parentesco entre os seres vivos.

Pteridófitas

Características

Entre as características comuns do grupo das “pteridófitas”, pode-se destacar:

– presença de vasos condutores (apresentam xilema e floema)
– não produzem sementes e nem flores
– diferente das briófitas, contam com raízes, caules e folhas.

Estas plantas são encontradas, assim como as briófitas, em ambientes úmidos e sombreados.

No mundo, há cerca de 13.000 espécies de pteridófitas sendo que, no Brasil, as estimativas apontam que há cerca de 1300 espécies. Apenas no estado de São Paulo, por exemplo, há cerca de 600 espécies, com a maioria presente na Mata Atlântica e nas matas das regiões serranas da porção leste, porção central e no interior.

Vale ressaltar que as pteridófitas, enquanto grupo artificial, conta com quatro filos extintos e dois filos atuais. Os filos extintos são Rhyniophyta, Zosterophyllophyta e Trimerophytophyta. Já os filos atuais são Lycopodiophyta e Monilophyta. O Lycopodiophyta conta com cerca de 1200 espécies, sendo considerado a divisão mais antiga das plantas vasculares; e Monilophyta com cerca de 11.500 espécies.

Pteridófitas

Importância

Entre as pteridófitas, pode-se destacar as samambaias, avencas, cavalinhas e o trevo de quatro folhas. Estas plantas têm importância ornamental, sendo muito utilizadas em paisagismo. O samambaiaçu também foi muito utilizado para ser transformado em xaxim. Por isso o seu uso é proibido por lei. Vale lembrar que, no Brasil, algumas espécies de samambaia tem os brotos utilizados na culinária, em forma de guisados.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

COSTA, Jeferson Miranda; PIETROBOM, Marcio Roberto. Pteridófitas (Lycophyta e Monilophyta) da Ilha de Mosqueiro, município de Belém, estado do Pará, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais, v. 2, n. 3, p. 45-55, 2007.
NÓBREGA, Giseli Areias; PRADO, Jefferson. Pteridófitas da vegetação nativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil. Hoehnea, v. 35, n. 1, p. 7-55, 2008.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Animais Vertebrados

PUBLICIDADE Definição Os vertebrados são animais que têm coluna vertebral também chamados de vértebras. Esses animais incluem …

Citocinas

PUBLICIDADE Definição As citocinas são um grande grupo de proteínas, peptídeos ou glicoproteínas secretadas por …

Hemodinâmica

Hemodinâmica

PUBLICIDADE Definição Hemodinâmica é um ramo da fisiologia que lida com a circulação sanguínea. O que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.