Breaking News
Home / Biologia / Sais Minerais

Sais Minerais

O que são Sais Minerais

PUBLICIDADE

Por Sais Minerais podemos entender substâncias químicas contendo como cátions e íons metálicos. Eles são considerados nutrientes essenciais para a manutenção das atividades biológicas do organismo e, portanto, são essenciais para a saúde. Entre esses elementos, podemos destacar o cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, entre outros.

Função

Os sais minerais têm como função auxiliar numa série de reações químicas que ocorrem no organismo, de forma a permitir que o metabolismo não seja prejudicado. Quando o metabolismo sofre alguma alteração, surge uma série de problemas, como doenças, problemas com recuperação de machucados, baixa imunidade, fraqueza etc.

Estes importantes elementos não são produzidos por nosso organismo. Portanto, eles devem ser retirados de outras fontes. Vale lembrar que os sais minerais têm como origem o solo, sendo retirados pelas plantas e, no decorrer da cadeia alimentar, são transferidos aos consumidores.

Os sais são encontrados, desta forma, nas verduras, legumes, frutas, em outros vários alimentos e, inclusive, na água. Por isso, para ter uma saúde equilibrada, é recomendada uma alimentação diversificada, com inclusão de legumes, verduras e frutas. Na ausência dos sais minerais, é preciso fazer uma reposição por meio de compostos artificiais, de forma a não prejudicar a saúde.

Sais Minerais

Principais sais minerais e sua função

CÁLCIO –formação de ossos, coagulação do sangue e contração muscular;

CLORO – constitui os sucos gástricos e pancreáticos;

COBRE – auxilia na formação da hemoglobina;

FLÚOR – ajuda na formação dos ossos e dentes;

IODO – está relacionado à atuação da glândula tireóide;

FERRO – é imprescindível à formação do sangue, sendo um transportador do oxigênio; para todo o organismo;

FÓSFORO –indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular;

POTÁSSIO – imprescindível para a regulação muscular e nervosa;

SÓDIO – importante na transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluídos;

ZINCO – controle cerebral dos músculos; auxilia na respiração dos tecidos, participa no metabolismo das proteínas e carboidratos.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

NUTRIÇÃO PROTEICA. Sais minerais. Disponível em: <ttps://www.nutricaoproteica.com.br/editorial/70/sais-minerais>. Acesso em 01/06/17

Sais Minerais

Sais Minerais

Os sais minerais atuam como componentes das enzimas, dos hormônios e das vitaminas e se combinam com outras substâncias químicas (por exemplo, fosfato de cálcio nos ossos, ferro da hemoglobina) ou existem isoladamente (cálcio livre nos líquidos corporais). Assim, desempenham vários papéis essenciais, tanto como íons dissolvidos em líquidos orgânicos como constituintes de compostos bioquímicos fundamentais.

Resumindo: os minerais desempenham três papéis principais

– Proporcionam estrutura para formação dos ossos e dos dentes.
– Ajudam a manter o ritmo cardíaco normal, a contrabilidade muscular, a condutividade neural e o equilíbrio ácido-básico do corpo.
– Desempenham papéis essenciais na regulação do metabolismo celular, passando a fazer parte das enzimas e dos hormônios que modulam a atividade celular.
– Os sete macrominerais são essenciais à vida e são necessários em quantidades superiores a 100 mg diários.

Os catorze microminerais, também denominados oligoelementos, são responsáveis por menos de 15 g (aproximadamente 0,001%) da massa corpórea total.

A quantidade necessária de um mineral não reflete a sua importância para o organismo. A deficiência de um mineral necessário apenas em quantidades mínimas pode ser igualmente ou mais prejudicial do que a deficiência de um mineral necessário em quantidades maiores. O excesso de minerais no organismo, porém, não apresenta qualquer finalidade fisiológica útil e pode ser até tóxico.

A maioria dos minerais, tanto os macrominerais quanto os microminerais, ocorre livremente na natureza – principalmente nas águas dos rios, lagos, oceanos, na camada superior do solo e debaixo da terra (nos sistemas de raízes das plantas) e na estrutura corporal dos animais que consomem plantas e água que contêm minerais.

As quantidades dietéticas recomendadas (QDR) para ingestão diária foram estabelecidas para a maioria dos minerais (com exceção do estanho, níquel, vanádio e silício) e pode ser suprida facilmente por uma alimentação adequada.

Os suplementos de minerais, assim como os de vitaminas, em geral não apresentam nenhum benefício adicional, pois esses minerais são prontamente disponíveis em nosso alimento e na água. Entretanto, alguma suplementação pode ser necessária em regiões geográficas onde o solo ou o suprimento de água carece de um determinado mineral.

A importância das inter-relações entre nutrientes com respeito a absorção, transporte, utilização e necessidade é agora reconhecida.

Por exemplo, a absorção em excesso de zinco depende da disponibilidade não apenas do zinco, mas também da albumina, a proteína de transporte.

Portal São Francisco

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.