Breaking News
Home / Biologia / Sais Minerais

Sais Minerais

PUBLICIDADE

Sais Minerais – O que são

Por Sais Minerais podemos entender substâncias químicas contendo como cátions e íons metálicos.

Eles são considerados nutrientes essenciais para a manutenção das atividades biológicas do organismo e, portanto, são essenciais para a saúde.

Entre esses elementos, podemos destacar o: cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, entre outros.

Os sais minerais são essenciais ao organismo e constituem cerca de 4% da nossa massa corporal.

Em combinação com outros nutrientes, eles garantem que o organismo funcione corretamente, por exemplo, ajudando a fortalecer certas estruturas ou levando oxigênio para as células do corpo.

A quantidade de um mineral ou de um oligoelemento presente ou necessário não reflete sua importância. O organismo precisa apenas de alguns miligramas de iodo, por exemplo, mas eles podem fazer a diferença entre saúde e doença.

Sais Minerais – Função

Os sais minerais têm como função auxiliar numa série de reações químicas que ocorrem no organismo, de forma a permitir que o metabolismo não seja prejudicado. Quando o metabolismo sofre alguma alteração, surge uma série de problemas, como doenças, problemas com recuperação de machucados, baixa imunidade, fraqueza etc.

Estes importantes elementos não são produzidos por nosso organismo. Portanto, eles devem ser retirados de outras fontes. Vale lembrar que os sais minerais têm como origem o solo, sendo retirados pelas plantas e, no decorrer da cadeia alimentar, são transferidos aos consumidores.

Os sais são encontrados, desta forma, nas verduras, legumes, frutas, em outros vários alimentos e, inclusive, na água. Por isso, para ter uma saúde equilibrada, é recomendada uma alimentação diversificada, com inclusão de legumes, verduras e frutas. Na ausência dos sais minerais, é preciso fazer uma reposição por meio de compostos artificiais, de forma a não prejudicar a saúde.

Os minerais estão presentes em todas as cadeias alimentares; as plantas os absorvem do solo e de fertilizantes, inclusive os de origem animal.

Eles passam da planta para o mundo animal em um ciclo contínuo. Os minerais constituem 6% do peso corporal, são uma parte essencial das nossas células e com outras substâncias formam os ossos e tecidos.

Os minerais também fazem parte do sistema metabólico, portanto, são consumidos com gorduras, proteínas e açúcares, são essenciais para sintetizar proteínas, para manter a temperatura corporal e a pressão arterial estáveis, bem como para abastecer o sistema cardiovascular e desempenhar muitas outras funções vitais. São eliminados constantemente com urina, fezes e suor, por isso devem ser reintegrados diariamente. Entre os muitos minerais e inúmeras funções, a seguir examinamos de perto as propriedades dos minerais mais importantes para os seres humanos.

Sais Minerais
Sais Minerais

Principais sais minerais e sua função

Sais Minerais

CÁLCIO – formação de ossos, coagulação do sangue e contração muscular;

CLORO – constitui os sucos gástricos e pancreáticos;

COBRE – auxilia na formação da hemoglobina;

FLÚOR – ajuda na formação dos ossos e dentes;

IODO – está relacionado à atuação da glândula tireóide;

FERRO – é imprescindível à formação do sangue, sendo um transportador do oxigênio; para todo o organismo;

FÓSFORO – indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular;

POTÁSSIO – imprescindível para a regulação muscular e nervosa;

SÓDIO – importante na transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluídos;

ZINCO – controle cerebral dos músculos; auxilia na respiração dos tecidos, participa no metabolismo das proteínas e carboidratos.

Fonte: Juliano Schiavo (Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente)

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.