Breaking News
Home / Biologia / Triássico

Triássico

PUBLICIDADE

O que foi o Triássico?

O Triássico foi o período geológico correspondente à primeira parte da era Mesozoica, entre 251 e 199 milhões de anos atrás, sendo o sucessor do período Permiano, que deu fim a era Paleozoica.  Divide-se em três épocas, são elas: Inferior, Média e Superior.

No começo da era Mesozoica ocorreu uma fragmentação na Pangeia, o que resultou na formação de um grande oceano. A Pangeia unia todos os continentes em uma única superfície terrestre, o clima era bem definido devido à influência dos oceanos. Como se tratava de um único continente muito extenso e envolto por água, a temperatura nas regiões litorâneas eram mais amenas, já no interior do território o clima era mais seco e quente, até ocorrer à formação de desertos.

Triássico

Com a fragmentação da Pangeia o clima era de tendências tropicais, com forte evaporação. A temperatura era mais quente e seca que atualmente, a média do planeta era quase o dobro da atual. O clima dos pólos era de uma condição temperada e úmida, já que o momento favorecia o crescimento de florestas. As gimnospermas começaram a substituir as pteridospermas. Sob essas características, os répteis eram as espécies dominantes, uma vez que as condições favoreciam sua perpetuação.

A fauna era dominada pelos répteis e a partir destes surgiram os primeiros dinossauros, que prevaleceram durante o Jurássico e o Cretáceo. Contudo, os do Triássico eram mais baixos e quadrúpedes. No decorrer deste período apareceram os primeiros insetos com metamorfoses completas, os primeiros mamíferos e as primeiras angiospérmicas.

Alguns dos animais que viveram no Triássico são: plateossauro, coelophysis, cynodont, cynogathus, demastosuchus, eoraptor, erythrosuchus, estauricossauro, heterodontossauro, ictiossauro, pterossauro, melanossauro, rutiodonte, saltopus.

A extinção em massa dos seres vivos do Triássico demorou 10 mil anos. As causas não são muito exatas para a ciência, porém acredita-se que provavelmente foi causada por erupções vulcânicas massivas.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.