PUBLICIDADE
O que foi o Triássico?
O Triássico foi o período geológico correspondente à primeira parte da era Mesozoica, entre 251 e 199 milhões de anos atrás, sendo o sucessor do período Permiano, que deu fim a era Paleozoica. Divide-se em três épocas, são elas: Inferior, Média e Superior.
No começo da era Mesozoica ocorreu uma fragmentação na Pangeia, o que resultou na formação de um grande oceano. A Pangeia unia todos os continentes em uma única superfície terrestre, o clima era bem definido devido à influência dos oceanos. Como se tratava de um único continente muito extenso e envolto por água, a temperatura nas regiões litorâneas eram mais amenas, já no interior do território o clima era mais seco e quente, até ocorrer à formação de desertos.
Com a fragmentação da Pangeia o clima era de tendências tropicais, com forte evaporação. A temperatura era mais quente e seca que atualmente, a média do planeta era quase o dobro da atual. O clima dos pólos era de uma condição temperada e úmida, já que o momento favorecia o crescimento de florestas. As gimnospermas começaram a substituir as pteridospermas. Sob essas características, os répteis eram as espécies dominantes, uma vez que as condições favoreciam sua perpetuação.
A fauna era dominada pelos répteis e a partir destes surgiram os primeiros dinossauros, que prevaleceram durante o Jurássico e o Cretáceo. Contudo, os do Triássico eram mais baixos e quadrúpedes. No decorrer deste período apareceram os primeiros insetos com metamorfoses completas, os primeiros mamíferos e as primeiras angiospérmicas.
Alguns dos animais que viveram no Triássico são: plateossauro, coelophysis, cynodont, cynogathus, demastosuchus, eoraptor, erythrosuchus, estauricossauro, heterodontossauro, ictiossauro, pterossauro, melanossauro, rutiodonte, saltopus.
A extinção em massa dos seres vivos do Triássico demorou 10 mil anos. As causas não são muito exatas para a ciência, porém acredita-se que provavelmente foi causada por erupções vulcânicas massivas.
Camila Correia