Breaking News
Home / Biologia / Bolor

Bolor

PUBLICIDADE

O que é bolor?

Bolor, conhecidos também como bolores, são espécies de fungos pluricelulares, filamentosos que se desenvolvem em matéria orgânica, decompondo-a.

Nos bolores, as hifas primeiro se espalham sobre a matéria para depois penetrar na mesma. Dentro da matéria orgânica, as hifas eliminam substâncias capazes de converter os nutrientes em compostos mais simples. Somente após a decomposição os nutrientes são absorvidos pelo fungo (digestão extracorpórea).

Em algumas hifas aparecem esferas, no interior das quais estão os esporos. Quando essas esferas se rompem, os esporos são expelidos, espalhando-se pelo ar, sendo distribuídos por toda parte e, encontrando matéria orgânica, umidade e baixa luminosidade, germinam, formando novas hifas.

Bolor

Os fungos são organismos eucariontes (com células nucleadas); unicelulares ou pluricelulares; são aclorofilados e heterotróficos(seres vivos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento). Possuem digestão extracorpórea, sendo a nutrição por absorção, ou seja, não ingerem o alimento, mas sim lançam enzimas ao meio, onde ocorre a digestão e depois que a mesma é feita ele a absorve.

Conforme a nutrição, os fungos são classificados em duas categorias: saprófitas (sapróbios) e parasitas. Os saprófitas se alimentam de matéria orgânica animal ou vegetal morta. Os parasitas vivem dentro ou sobre organismos vivos de animais ou vegetais, retirando dos mesmos seu alimento.

Os fungos dependem de água para seu crescimento e desenvolvimento. A maioria também depende do oxigênio para a respiração, sendo, portanto, aeróbicos. Muitos, entretanto, são anaeróbicos facultativos, ou seja, respiram na presença de oxigênio e fermentam na ausência do mesmo.

São delimitados exteriormente por uma membrana rígida, composta por hemicelulose e quitina (polissacarídeo).

A reprodução pode ser de forma sexuada, assexuada e parassexuada. São denominados fungos perfeitos os que apresentam reprodução sexuada ou parassexuada e fungos imperfeitos os que têm reprodução assexuada.

Alguns bolores produzem toxinas, que podem ser prejudiciais à saúde, não devendo ser consumidos alimentos com a presença dos mesmos.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.