Breaking News
Home / Biologia / Centrossomo

Centrossomo

PUBLICIDADE

O que é centrossomo?

Centrossomo ou centro celular é uma organela com localização central, próximo ao núcleo celular e, atua na organização interna do funcionamento da célula e, como polo do fuso durante a mitose.

Composto por dois centríolos, que por sua vez são formados por 27 microtúbulos, dispostos em nove feixes, cada um deles com 3 microtúbulos paralelos, denominados trincas de microtúbulos.

O centrossomo é responsável pela manutenção da polaridade da célula, já que participa da manutenção do citoesqueleto durante a migração celular. Tem importante papel no processo de divisão celular, devido sua função nucleadora e organizadora de microtúbulos, que ajuda a regular a adesão durante o período do ciclo celular, em que a célula aumenta o seu tamanho, volume e número de organelas (interfase).

Facilita a organização dos fusos mitóticos durante a mitose. Participa também da fase final da divisão celular, onde os centríolos se movimentam para que aconteça a separação das duas células.

Centrossomos

Centríolos: organelas citoplasmáticas não membranosas. Estão presentes na maioria das células eucarióticas, cada uma destas possuem dois centríolos, porém há algumas células que não apresentam os mesmos como, por exemplo, a maior parte das células vegetais; além de não serem encontrados nos fungos.

As células procarióticas não apresentam centríolos.Estes tem como funções a formação dos cílios e flagelos, movimentação das organelas dentro do citoplasma e participação também na divisão celular. Durante o processo de divisão celular (mitose e meiose) os centríolos duplicam-se e, a partir dos mesmos surgem fibras polares (fibras de proteínas), com a função de se ligar ao cromossomo e encaminhá-lo para o lugar correto.

Microtúbulos: constituídos por uma proteína denominada tubilina, são cilíndricos, longos e delgados (firmes). São responsáveis pela formação do citoesqueleto que dá formato às células;formação da parte interna dos cílios e flagelos; formação das fibras polares durante a divisão celular e também pelo movimento de organelas citoplasmáticas dentro da célula.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.