Breaking News
Home / Biologia / Centrossomo

Centrossomo

PUBLICIDADE

O que é centrossomo?

Centrossomo ou centro celular é uma organela com localização central, próximo ao núcleo celular e, atua na organização interna do funcionamento da célula e, como polo do fuso durante a mitose.

Composto por dois centríolos, que por sua vez são formados por 27 microtúbulos, dispostos em nove feixes, cada um deles com 3 microtúbulos paralelos, denominados trincas de microtúbulos.

O centrossomo é responsável pela manutenção da polaridade da célula, já que participa da manutenção do citoesqueleto durante a migração celular. Tem importante papel no processo de divisão celular, devido sua função nucleadora e organizadora de microtúbulos, que ajuda a regular a adesão durante o período do ciclo celular, em que a célula aumenta o seu tamanho, volume e número de organelas (interfase).

Facilita a organização dos fusos mitóticos durante a mitose. Participa também da fase final da divisão celular, onde os centríolos se movimentam para que aconteça a separação das duas células.

Centrossomos

Centríolos: organelas citoplasmáticas não membranosas. Estão presentes na maioria das células eucarióticas, cada uma destas possuem dois centríolos, porém há algumas células que não apresentam os mesmos como, por exemplo, a maior parte das células vegetais; além de não serem encontrados nos fungos.

As células procarióticas não apresentam centríolos.Estes tem como funções a formação dos cílios e flagelos, movimentação das organelas dentro do citoplasma e participação também na divisão celular. Durante o processo de divisão celular (mitose e meiose) os centríolos duplicam-se e, a partir dos mesmos surgem fibras polares (fibras de proteínas), com a função de se ligar ao cromossomo e encaminhá-lo para o lugar correto.

Microtúbulos: constituídos por uma proteína denominada tubilina, são cilíndricos, longos e delgados (firmes). São responsáveis pela formação do citoesqueleto que dá formato às células;formação da parte interna dos cílios e flagelos; formação das fibras polares durante a divisão celular e também pelo movimento de organelas citoplasmáticas dentro da célula.

Centrossomo – Estrutura Celular

centrossoma é uma estrutura celular envolvida no ciclo celular, uma série de eventos que levam à divisão celular. Essa estrutura, que está presente apenas nas células animais, regula o ciclo celular, mas não é essencial para sua conclusão.

O centrossoma também é conhecido como o centro organizador dos microtúbulos da célula, porque estruturas de divisão celular chamadas microtúbulos são produzidas nas proximidades.

centrossoma está situado ao lado do núcleo da célula e está ligado a ele. O centrossoma contém um par de organelas chamadas centríolos. Os dois centríolos estão situados perpendicularmente um ao outro.

Cada centríolo é composto por nove grupos de três microtúbulos fundidos, que estão dispostos em uma formação de anel.

Microtúbulos são estruturas cilíndricas que estão envolvidas em muitos processos celulares que envolvem movimento e transporte dentro da célula.

Os centrossomos ajudam a regular a mitose, processo pelo qual uma célula se separa em duas cópias idênticas do original. Existem quatro fases no ciclo celular.

Na fase G1, a célula cresce e se prepara para replicar os cromossomos. Na fase S, o DNA é replicado. No G2, são feitos outros preparativos para a última fase, denominada fase M, na qual ocorre a mitose.

Durante a fase S da divisão celular, quando o DNA está se replicando, os centrossomas e centríolos também se dividem e se replicam. Isso produz dois centrossomas, cada um com um par de centríolos.

Os dois centrossomas movem-se para extremidades opostas do núcleo da célula.

Cada um dos centrossomas muda sua forma em uma estrutura chamada fuso. Os fusos ajudam os pares duplos de cromossomos recém-replicados do núcleo a se separarem em pares únicos, com um par de cada cromossomo sendo associado a um dos fusos. Cada centrossoma e seu fuso associado formarão o núcleo de um dos novos pares de células que resultam da divisão celular.

Isso garante que cada nova célula tenha os 23 pares de cromossomos necessários.

Os centrossomos têm várias outras funções além de seus papéis no ciclo celular. Em certos tipos de neurônios imaturos, a localização dos centrossomas dentro das células é o ponto em que o axônio, ou fibra nervosa, da célula começa a crescer. Este crescimento direcional também é regulado por microtúbulos.

Outra função do centrossoma é organizar uma estrutura celular chamada cílio primário.

Esta estrutura está presente na superfície de quase todas as células de um organismo vertebrado e está enraizada em um dos centríolos da célula.

Os cílios primários atuam como receptores sensoriais para muitos tipos de células. Nas células epiteliais do rim, ajudam a regular o fluxo de fluido através do órgão. Nos neurônios olfatórios, os receptores de cílios primários detectam odores e, no olho, os bastonetes detectores de luz são parcialmente constituídos por essas estruturas.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.