Breaking News
Home / Biologia / Lipídios

Lipídios

O que são Lipídios?

PUBLICIDADE

Por Lipídios compreendem-se biomoléculas orgânicas, que comumente recebem o nome de gorduras. Estas biomoléculas são pertencentes a grupos de compostos quimicamente variáveis,  sendo que a característica em comum que eles dividem é a sua insolubilidade em água.

Embora seja insolúveis em água, eles são solúveis em solventes orgânicos, como o éter, álcool, benzina, entre outros. Vale ressaltar que os lipídios são compostos, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Inclusive, fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como o fósforo, por exemplo.

Classificação

Os lipídios podem ser classificados em dois agrupamentos, relacionados a seu ponto de fusão. São eles: gorduras e óleos.

As gorduras são “sólidas” em temperatura ambiente e são produzidas por animais. Já os óleos, são líquidos em temperatura ambiente e são produzidos, por sua vez, por vegetais.

Função

Quando se fala na função biológica dos lipídios, podemos citar diversas delas. Um exemplo são as gorduras e óleos, que são as principais maneiras que a energia são armazenadas em muitos organismos. Quando se fala nas membranas biológicas, por exemplo, os fosfolipídios são os principais constituintes delas.

Além de serem fonte de estoque de energia e constituírem membranas, os lipídios são de extrema importância por servirem como isolantes térmicos, principalmente em animais endotérmicos, ou animais de sangue quente (termo coloquial), os quais envolvem as aves e os mamíferos.

Lipídeos

Importância

Alguns lipídios, mesmo em quantidades muito pequenas, são essenciais como cofatores enzimáticos. Há ainda aqueles que atuam como transportadores de elétrons, hormônios, entre outros. Constituem ainda as chaperonas, que são fundamentais no enovelamento de proteínas de membrana, como também os lipídios são agentes emulsificantesno trato digestivo e mensageiros intracelulares.

Ademais, eles podem ser considerados como facilitadores de determinadas reações químicas que comumente ocorrem no organismo dos seres vivos.

São eles:

– hormônios sexuais,

– vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E)

– prostaglandinas (sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios, porém que não entram na corrente sanguínea, atuando apenas na própria célula e nas células vizinhas).

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

GOULART, F. Lipídios. Unesp – Marília. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/FlaviaGoulart/lipidios.pdf>. Acesso em 27/06/17.

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica: Lehninger. ArtMed, 2014.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Hominídeos

PUBLICIDADE As definições recentes mais usadas são: Hominídeo – o grupo que consiste em todos …

Polipeptídeo

PUBLICIDADE Definição Os polipeptídeos ajudam a formar proteínas ligando vários aminoácidos. As proteínas são criadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.