Breaking News
Home / Biologia / Lipídios

Lipídios

PUBLICIDADE

Lipídios – O que são

Por Lipídios compreendem-se biomoléculas orgânicas, que comumente recebem o nome de gorduras. Estas biomoléculas são pertencentes a grupos de compostos quimicamente variáveis,  sendo que a característica em comum que eles dividem é a sua insolubilidade em água.

Embora seja insolúveis em água, eles são solúveis em solventes orgânicos, como o éter, álcool, benzina, entre outros. Vale ressaltar que os lipídios são compostos, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Inclusive, fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como o fósforo, por exemplo.

Lipídios – Classificação

Os lipídios podem ser classificados em dois agrupamentos, relacionados a seu ponto de fusão.

São eles: gorduras e óleos.

As gorduras são “sólidas” em temperatura ambiente e são produzidas por animais. Já os óleos, são líquidos em temperatura ambiente e são produzidos, por sua vez, por vegetais.

Lipídios – Função

Quando se fala na função biológica dos lipídios, podemos citar diversas delas. Um exemplo são as gorduras e óleos, que são as principais maneiras que a energia são armazenadas em muitos organismos.

Quando se fala nas membranas biológicas, por exemplo, os fosfolipídios são os principais constituintes delas.

Além de serem fonte de estoque de energia e constituírem membranas, os lipídios são de extrema importância por servirem como isolantes térmicos, principalmente em animais endotérmicos, ou animais de sangue quente (termo coloquial), os quais envolvem as aves e os mamíferos.

Lipídios- Importância

Alguns lipídios, mesmo em quantidades muito pequenas, são essenciais como cofatores enzimáticos. Há ainda aqueles que atuam como transportadores de elétrons, hormônios, entre outros.

Constituem ainda as chaperonas, que são fundamentais no enovelamento de proteínas de membrana, como também os lipídios são agentes emulsificantesno trato digestivo e mensageiros intracelulares.

Ademais, eles podem ser considerados como facilitadores de determinadas reações químicas que comumente ocorrem no organismo dos seres vivos.

São eles:

Hormônios sexuais,
Vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E)
Prostaglandinas (sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios, porém que não entram na corrente sanguínea, atuando apenas na própria célula e nas células vizinhas).

Lipídios – Compostos

Em bioquímica, os lipídios são compostos orgânicos moleculares, compostos em grande parte de carbono e hidrogênio, essenciais para o crescimento celular. Os lipídios são insolúveis em água e se combinam com carboidratos e proteínas para formar a maioria de todas as células vegetais e animais. Eles são mais comumente sinônimos da palavra “gorduras” quando se fala em saúde pessoal.

Embora todas as gorduras sejam lipídios, nem todos os lipídios são gorduras.

A manteiga é uma gordura saturada e seu consumo extremo
pode aumentar os níveis de colesterol no sangue

Lipídios  Objetivos

Os três principais objetivos dos lipídios no corpo são armazenar energia, auxiliar no desenvolvimento das membranas celulares e servir como componentes de hormônios e vitaminas. Na área da saúde, os médicos solicitam testes lipídicos ou perfis lipídicos para medir o colesterol e os triglicerídeos no sangue de uma pessoa. “Lipoproteína” é o termo médico usado para se referir a uma combinação de gordura e proteína.

Lipídios – Colesterol

colesterol é uma substância que ocorre naturalmente no corpo e é composto por lipídios.

É separada em dois tipos: lipoproteína de alta densidade (HDL) e lipoproteína de baixa densidade (LDL). O HDL é frequentemente referido como “colesterol bom” porque é benéfico para a saúde de uma pessoa.

O LDL é freqüentemente chamado de “colesterol ruim” porque muito dele pode ser prejudicial.

Lipídios – Testando

Em um teste de lipídios, as lipoproteínas são separadas para que o nível de cada uma no sangue do paciente possa ser medido.

Os exames de lipídios costumam fazer parte dos cuidados preventivos de rotina porque ajudam a determinar se há risco significativo de aterosclerose, um endurecimento das artérias que interfere ou interrompe o fluxo sanguíneo.

Os níveis de lipoproteína no sangue são medidos e as mudanças na dieta geralmente estão em ordem quando os níveis de colesterol total se aproximam de certos níveis ou quando há proporções insatisfatórias de colesterol total para HDL ou de HDL para LDL

Lipídios – Ácidos graxos

Os ácidos graxos, que também são compostos por lipídios, são uma importante preocupação alimentar. Alguns ácidos graxos são essenciais e outros são prejudiciais. Os ácidos graxos são classificados como mono-saturados, mono-insaturados ou poli-insaturados.

Alguns ácidos graxos essenciais não podem ser criados pelo corpo e devem ser consumidos na dieta por meio de alimentos como peixe e feijão. Outros ácidos graxos essenciais incluem o ácido linoléico e o ácido alfa-linolênico, que estão disponíveis em fontes como muitos óleos vegetais comuns e óleos de sementes.

Lipídios – Gorduras saturadas e insaturadas

As gorduras saturadas vêm principalmente de fontes animais, como leite, manteiga e carnes, bem como de certas fontes vegetais, como leite de coco e manteiga de cacau.

O consumo excessivo de alimentos contendo altos níveis de gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol no sangue. As gorduras insaturadas são principalmente de origem vegetal, embora alguns tipos de frutos do mar também contenham gorduras insaturadas. Essas gorduras ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue de uma pessoa.

Fonte: Juliano Schiavo

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.