Breaking News
Home / Biologia / Água Virtual

Água Virtual

PUBLICIDADE

O que é água virtual?

Ao nos referirmos à expressão água virtual, estamos falando da quantidade de água que é utilizada na produção dos mais diversos produtos, os quais são consumidos diariamente. Ou seja, é toda água que foi utilizada no processo de produção, não a que se encontra no estado atual do produto.

A expressão “água virtual” foi proposta pelo professor da Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, John Anthony Allan, no ano de 1998. Tal expressão surgiu a partir da proposta de quantificar a água incorporada nos produtos e, com isso, poder avaliar os efeitos do consumo e do comércio na utilização dos recursos hídricos.

Desta forma, a água passou a ser incorporada em commodities, que nada mais são do que produtos que têm como função serem matéria-prima, as quais são produzidas em grande escala. Além disso, esses produtos têm como característica a possibilidade de serem estocados, de forma a não perder a qualidade. Como commodities, temos o petróleo, suco de laranja congelado, café, ouro, soja, entre outros.

Água Virtual

Logo, ao se falar na expressão água virtual, podemos então nos referir ao comércio indireto da água. Água que, por sua vez, está embutida em produtos. Assim, é possível compreender que o consumo da água pelo ser humano não é apenas direto: ele também é indireto ao se consumir determinados produtos, os quais utilizaram água para a sua produção.

Para se chegar aos cálculos da água virtual, é algo muito complexo, cujas estimativas devem compreender toda a cadeia de produção. Tudo está relacionado a outro conceito, chamado “pegada ecológica”, a qual compreende seguir todos os passos e, inclusive, etapas da produção.

Nesta “pegada ecológica” é avaliado o percurso e quantidade feito por cada elemento estudado e, com base nisso, se tem um cálculo do quanto se utilizou daquele elemento. A análise compreende desde a matéria-prima básica até o consumo energético.

Para ficar mais claro, vamos ver um exemplo da “água virtual”: para cultivar o trigo e produzir a farinha, gasta-se na média mundial 1,8 mil litros de água por quilo. Já para a produção de um copo de 250 ml de cerveja são utilizados outros 75 litros de água (a maior parte é só para cultivar cevada e outras culturas envolvidas).

Juliano Schiavo

Escritor, jornalista, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências Bibliográficas

BLENINGER, Tobias; KATIUCIA KOTSUKA, Luziadne. CONCEITOS DE ÁGUA VIRTUAL E PEGADA HÍDRICA: ESTUDO DE CASO DA SOJA E ÓLEO DE SOJA NO BRASIL. Recursos Hídricos, 2015, 36.1.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Período Jurássico

Período Jurássico

PUBLICIDADE Definição O Período Jurássico é o segundo período da Era Mesozóica, em que os dinossauros eram …

Bioarqueologia

PUBLICIDADE A palavra bioarqueologia foi usada pela primeira vez em 1972 pelo arqueólogo britânico Grahame Clark, que …

Micrografia

Micrografia

PUBLICIDADE Definição A micrografia é uma reprodução gráfica da imagem de um objeto formado por um microscópio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.