Monossacarídeos

Definição de monossacarídeo

Um monossacarídeo é a forma mais básica de carboidratos.

Os monossacarídeos podem ser combinados através de ligações glicosídicas para formar carboidratos maiores, conhecidos como oligossacarídeos ou polissacarídeos.

Um oligossacarídeo com apenas dois monossacarídeos é conhecido como dissacarídeo. Quando mais de 20 monossacarídeos são combinados com ligações glicosídicas, um oligossacarídeo se torna um polissacarídeo.

Alguns polissacarídeos, como a celulose, contêm milhares de monossacarídeos.

Um monossacarídeo é um tipo de monômero ou molécula que pode combinar-se com moléculas semelhantes para criar um polímero maior.

O que são monossacarídeos?

Os monossacarídeos são um tipo de carboidrato simples ou açúcar simples.

A palavra vem do grego manos, ou solteiro, e sacchar, açúcar.

A designação “carboidrato” significa que o material orgânico é uma combinação de carbono e água, como açúcares. Um exemplo comum é a glicose, que é encontrada no sangue e pode ser expressa por sua composição química como C6(H2O)6.

Esses carboidratos são diferenciados de dissacarídeos e polissacarídeos pelo número de anéis que o composto químico possui. São carboidratos de anel único, enquanto dissacarídeos como sacarose, também conhecidos como açúcar de mesa, têm dois anéis. Uma ligação especial chamada “ligação glicisídica” une esses compostos para formar um dissacarídeo. Nesse caso, a sacarose é formada quando a frutose e a glicose são ligadas. Polissacarídeos, como glicogênio, são feitos de muitos monossacarídeos unidos.

Existem classificações baseadas em quantos átomos de carbono esses açúcares simples possuem.

As classificações por átomos de carbono são as seguintes: Triose- 3, Tetrose-4, Pentose-5, Hexose-6, Heptose-7, Octose-8, Nonose-9 e Decose-10.

O exemplo acima, glicose, é um monossacarídeo hexose, uma vez que possui seis átomos de carbono.

Eles também são classificados como aldeído ou cetona, dependendo do tipo de grupo carbonil que está contido na fórmula. Um aldeído tem um carbono ligado entre hidrogênio e oxigênio, enquanto uma cetona tem uma ligação entre carbono e oxigênio. Estes são expressos no modo fórmula como aldeído (-CHO) ou cetona ((-CO-).

Existem cerca de 20 tipos de monossacarídeos que ocorrem naturalmente e cerca de 50 formados sinteticamente.

Alguns dos mais conhecidos são glicose, frutose e galactose.

Esses carboidratos são absorvidos pelo organismo através das paredes do intestino. Elas são passadas para a corrente sanguínea e são armazenadas para serem usadas como energia posteriormente.

Se eles forem armazenados por tempo suficiente, certos carboidratos se transformarão em gordura.

Alguns, principalmente a frutose, chamaram atenção para essa capacidade de virar gordura. Estudos em 2008 mostraram que o corpo tendia a tratar a frutose de maneira diferente de outros carboidratos.

A maioria dos carboidratos passa pelo fígado, onde esse órgão decide se deve armazenar ou queimar o produto. Os estudos mostraram que a frutose contornou o fígado e entrou imediatamente no metabolismo.

O que não foi queimado imediatamente se transformou em glicogênio, um tipo de gordura corporal.

Como qualquer carboidrato, os monossacarídeos fornecem um serviço inestimável. Eles fornecem energia e equilíbrio ao corpo humano e outros organismos vivos. Como com qualquer consumo nutricional, as pessoas devem consumi-las com moderação.

Monossacarídeos – Carboidratos

Os monossacarídeos são as unidades mais simples de carboidratos e a forma mais simples de açúcar.

Eles são os blocos de construção de carboidratos mais complexos, como dissacarídeos e polissacarídeos.

Fisicamente, eles geralmente são incolores, podem se dissolver na água e têm a aparência de uma substância semelhante a cristal.

Função do monossacarídeo

Os monossacarídeos têm muitas funções nas células.

Em primeiro lugar, os monossacarídeos são usados para produzir e armazenar energia.

A maioria dos organismos cria energia quebrando a glicose monossacarídica e colhendo a energia liberada pelas ligações.

Outros monossacarídeos são usados para formar fibras longas, que podem ser usadas como uma forma de estrutura celular.

As plantas criam celulose para servir a essa função, enquanto algumas bactérias podem produzir uma parede celular semelhante a partir de polissacarídeos ligeiramente diferentes.

Até células animais se cercam de uma matriz complexa de polissacarídeos, todos feitos a partir de monossacarídeos menores.

Monossacarídeos – Fórmula

Um monossacarídeo, geralmente chamado de açúcar simples, é a forma mais simples de carboidrato.

Todos os monossacarídeos têm a mesma estrutura básica, simbolizada pela fórmula química (CH2O)n, na qual “n” representa o número de átomos de carbono. Essas moléculas tendem a ter isômeros, o que significa que têm a mesma fórmula, mas estruturas diferentes.

Essas estruturas variadas desempenham uma variedade de funções biológicas nas células vivas, sejam de bactérias unicelulares ou de plantas e animais multicelulares.

O açúcar de mesa simples é um monossacarídeo