Breaking News
Home / Biologia / Proteínas

Proteínas

PUBLICIDADE

Ao se falar em proteínas, estamos falando nas macromoléculas orgânicas mais abundantes nas células vivas, ocorrendo em todos os tipos de células. Além de constituírem as células, elas são responsáveis pela diversidade das funções biológicas. Elas são extremamente importantes, tanto é que seu nome, proteína, vem do grego “proto”, que significa “a primeira” ou “a mais importante”.

São inúmeras proteínas, com tamanhos e funções diferentes. Elas são formadas por combinações dos 20 aminoácidos existentes, sendo parte deles sintetizados pelo próprio organismo ou outros obtidos via alimentação, chamados aminoácidos essenciais.

As células, por meio do código genético, conseguem produzir uma série de proteínas utilizando os aminoácidos, que são agrupados e combinados em sequências variadas. Desta forma, os organismos conseguem sintetizar uma série de produtos: cabelo, unha, anticorpos, penas das aves, escamas, músculos, enfim, as proteínas são essências para a formação dos organismos, bem como o desenvolvimento de funções biológicas as quais, sem as proteínas, não poderiam ocorrer.

Molécula de Proteína

Importância das proteínas na alimentação

Quem pratica musculação, ou faz uma dieta, sempre acaba ouvindo a palavra proteína. Mas para que serve a tal “proteína” para a saúde humana? Como nosso organismo é constituído por elas, além de regularem as funções biológicas, as proteínas são essenciais para nossa sobrevivência.

No caso de quem pratica musculação para ganhar músculos, ou seja, massa magra, surge uma demanda maior por proteínas. Isso ocorre pois, para que o músculo “cresça”, após ser trabalhado no exercício, é preciso do constituinte dele: as proteínas. Elas são como tijolos, que formam os músculos. Por isso elas acabam por ser aliadas na alimentação e, assim, há suplementos de proteína.

Mas é de extrema importância lembrar que, mesmo os suplementos de proteína, devem ser tomados sob um acompanhamento médico. Como nosso organismo regula tudo, o excesso de proteínas pode fazer mal, em especial para os rins: quando a proteína não é utilizada, ela é eliminada, sobrecarregando os rins. Por isso, para quem faz musculação ou dieta, é importante sempre buscar um especialista para acompanhar a saúde, buscando uma boa qualidade de vida.

Juliano Schiavo
Biólogo e Mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

NELSON, David L.; COX, Michael M. Lehninger princípios de bioquímica. Omega, 2009.

Veja também

Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE O que é a água de reuso? É grande a preocupação com a disponibilidade …

Torniquete

PUBLICIDADE Definição Um torniquete pode ser definido como um dispositivo de constrição ou compressão usado …

cetose

Cetose

PUBLICIDADE Definição Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.