Breaking News
Home / Biologia / Estivação

Estivação

PUBLICIDADE

O que é Estivação?

Os animais e plantas evoluíram e adaptaram-se para sobreviver às condições extremas, usando mecanismos complexos para alterar seus hábitos e adaptar seu organismo.

Caracterizada como estado de dormência, a estivação ocorre em algumas espécies de animais para sobreviver às adversidades ambientais. Este fenômeno é típico de períodos excessivamente quentes e secos, geralmente realizada no verão, quando há altas temperaturas, falta de alimentos, escassez de água e estiagem, por exemplo.

Esta dormência varia de acordo com a espécie, pode ser profunda, o animal pode parar de se alimentar, apenas sobreviver com reserva de energia, se assemelhando muito a hibernação, porém é mais comum uma leve sonolência, que pode durar um curto período, na qual o estado normal pode ser restaurado dentro de poucos minutos, podendo o animal acordar para realizar as necessidades como ingerir alimentos.

Durante este processo os animais procuram abrigos mais frescos e úmidos. O metabolismo é desacelerado para atingir uma letargia e inatividade, a respiração e os batimentos cardíacos são reduzidos, isso permite que gastem pouca energia e mantenham o equilíbrio corporal.

Estas características estão presentes em algumas espécies de: moluscos, répteis, mamíferos, anfíbios, peixes, entre outros.

Estivação

Existem outros mecanismos que são utilizados pelos seres vivos para conservar energia como:

Hibernação: ocorre devido às condições climáticas, porém acontece quando há baixas temperaturas, além da escassez de alimentos serem fatores determinantes. Diferentemente da estivação que varia muito e, é mais comum uma sonolência leve, a hibernação é caracterizada como inatividade completa e sono profundo, do qual dificilmente são despertados.

Torpor: difere da estivação e hibernação, pois a duração é de pequenos períodos em que o metabolismo é reduzido.O beija-flor, por exemplo, entra diariamente em estado de torpor para poupar energia, pois possui um enorme gasto energético.

Perfloração: estado de latência que ocorre em algumas espécies vegetais para poupar energia.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.