Breaking News
Home / Biologia / Cisgênero

Cisgênero

PUBLICIDADE

Cisgênero – Definição

Como um termo e conceito, “transgênero” agora está firmemente embutido na linguagem comum e na consciência popular.

Transgênero” tem uma tem uma contraparte linguística importante que não é tão comum, mas está ganhando prevalência.

O termo “cisgênero” (pronuncia-se “sis-gênero”) refere-se a pessoas cuja identidade de gênero e expressão correspondem ao sexo biológico que lhes foi atribuído quando nasceram.

Cisgênero” foi introduzido para que nossa linguagem pudesse ser mais justa e inclusiva, e para nos tornar mais conscientes das experiências de gênero de todos.

O prefixo “trans-” vem do latim, significando “através de” ou “do outro lado de”. Em contraste, o prefixo “cis-” significa “deste lado de”.

O que é Cisgênero?

Cisgênero refere-se a pessoa cuja sua identidade e expressão de gênero correspondem ao sexo biológico ao qual foram designadas quando nasceram.

É importante lembrar que cisgênero se relaciona apenas a gênero e não a sexualidade. Uma pessoa cisgênera pode ter qualquer orientação sexual. Por exemplo, um homem cis pode ser homossexual.

Se pensarmos também na questão das pessoas intersexuais, as que têm características sexuais atípicas, como genitais, hormônios e afins, o termo cisgênero é limitante, porque indica que existem apenas duas identidades de gênero.

Cisgênero

Cisgênero

Mas o que são todos esses termos?

Sexo biológico define o conjunto de características físicas resultantes da combinação de genes da mãe e do pai. Ou seja, a existência dos órgãos que biologicamente definem macho, fêmea e intersexo.

Identidade de gênero se refere a como a pessoa se identifica, homem, mulher, ou fora dessa binariedade. Podendo a identidade corresponder ao sexo biológico (cisgênero), ou não corresponder ao sexo biológico (transgênero).

Expressão de gênero ou performance de gênero, tem a ver com o conjunto de vestimentas, acessórios, comportamentos por quais uma pessoa exterioriza a sua identidade e gênero. Porém não é a expressão de uma pessoa que define se ela é trans ou cis, a expressão não precisa se alinhar à identidade de gênero. É dentro da expressão de gênero que podemos conhecer mais sobre andrógenos, drag queens e outros.

Já a orientação sexual, é a definição da atração ou ligação afetiva que a pessoa sente por outra. Dentro da orientação sexual as principais formas de expressar a orientação sexual é a heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade e assexualidade.

Qual a origem da palavra?

O prefixo “cis” vem do latim, “deste lado”, e é comumente usado em conteúdos de química, para explicar a isomeria geométrica por exemplo.

À medida que nossa compreensão e avanço nas discussões continua a mudar e avançar, as palavras que  temos para descrever o mundo também evoluem.

O ideal é que essas palavras ajudem a marcar e corrigir as desigualdades e violências que atingem as pessoas.

Cisgênero foi cunhado em artigos de periódicos acadêmicos na década de 1990.

É amplamente utilizado por aqueles que são sensíveis a questões de gênero e identidade.

Cisgênero se relaciona especificamente ao gênero e não à sexualidade. Uma pessoa pode ser cisgênero (geralmente abreviado apenas para cis) e ter qualquer tipo de sexualidade. Por exemplo, dois homens podem ser cisgêneros, mas um hetero e outro gay.

Por ser uma categoria de identidade pessoal, é difícil saber apenas de olhar para alguém se ela é cisgênero.

O que significa cisgênero?

Cisgênero

O prefixo “cis” significa “do mesmo lado que”. Assim, enquanto as pessoas transgênero mudam de gênero, as pessoas cisgênero permanecem do mesmo lado do gênero com o qual foram inicialmente identificadas no nascimento.

O termo cisgênero foi cunhado por ativistas transgêneros nos anos 90 para criar uma maneira melhor de descrever as pessoas que não são transgêneros.

Você verá frequentemente os termos atribuídos como homem no nascimento ou como mulher no nascimento como uma alternativa para dizer coisas como uma pessoa “nasceu homem” ou é “biologicamente masculina”.

Para dar um exemplo, se uma pessoa foi declarada do sexo masculino ao nascer e se identifica como homem, isso significa que é um homem cisgênero.

Por que isso é útil?

Este termo é visto tendo alguns usos importantes. Uma é que nos ajuda a distinguir entre identidade sexual e identidade de gênero. No entanto, sua função mais significativa talvez seja que nomear algo nos permite pensar sobre isso com mais clareza.

Ter uma palavra para uma identidade de gênero “normal” nos permite entender que ela é, na verdade, uma identidade de gênero específica em si mesma. A ideia de que as pessoas são cisgênero mostra, portanto, que, não importa quem você seja, a relação entre seu corpo e seu senso de identidade é particular.

Chamar a atenção para o gênero dessa forma também pode destacar que algumas pessoas estão em desvantagem por causa de sua identidade de gênero. Ou seja, esse termo pode criar consciência de que as pessoas que não são cisgênero costumam ter mais dificuldades em nossa sociedade do que aquelas que o são. Por exemplo, homens e mulheres trans relatam níveis mais altos de abuso físico e verbal do que pessoas cisgênero.

Diferenças entre sexo e gênero

Embora os termos sejam freqüentemente e incorretamente usados de forma intercambiável, sexo e gênero não são os mesmos.

Sexo, em termos científicos, é uma designação biológica e fisiológica.

Refere-se aos cromossomos de uma pessoa e à maneira como seus genes são expressos. (Indivíduos XY podem desenvolver corpos fisiologicamente femininos se tiverem certas condições genéticas que afetam o processamento hormonal.)

Os cromossomos são invisíveis ao olho humano; portanto, não é possível saber definitivamente o sexo de alguém olhando para ele.

Em contraste, gênero é uma construção social. Refere-se aos papéis sociais, comportamentos e expectativas considerados apropriados para homens e mulheres.

Masculino e feminino são adjetivos que descrevem características de gênero. Masculino e feminino descrevem características sexuais, embora às vezes também sejam usados para descrever gênero.

Fonte: Ana Rosa Calheiro/www.healthline.com/theconversation.com/www.medicalnewstoday.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.