Breaking News

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
Home / Biologia / Cisgênero

Cisgênero

PUBLICIDADE

O que é Cisgênero?

Cisgênero refere-se a pessoa cuja sua identidade e expressão de gênero correspondem ao sexo biológico ao qual foram designadas quando nasceram.

É importante lembrar que cisgênero se relaciona apenas a gênero e não a sexualidade. Uma pessoa cisgênera pode ter qualquer orientação sexual. Por exemplo, um homem cis pode ser homossexual.

Se pensarmos também na questão das pessoas intersexuais, as que têm características sexuais atípicas, como genitais, hormônios e afins, o termo cisgênero é limitante, porque indica que existem apenas duas identidades de gênero.

Cisgênero

Mas o que são todos esses termos?

Sexo biológico define o conjunto de características físicas resultantes da combinação de genes da mãe e do pai. Ou seja, a existência dos órgãos que biologicamente definem macho, fêmea e intersexo.

Identidade de gênero se refere a como a pessoa se identifica, homem, mulher, ou fora dessa binariedade. Podendo a identidade corresponder ao sexo biológico (cisgênero), ou não corresponder ao sexo biológico (transgênero).

Expressão de gênero ou performance de gênero, tem a ver com o conjunto de vestimentas, acessórios, comportamentos por quais uma pessoa exterioriza a sua identidade e gênero. Porém não é a expressão de uma pessoa que define se ela é trans ou cis, a expressão não precisa se alinhar à identidade de gênero. É dentro da expressão de gênero que podemos conhecer mais sobre andrógenos, drag queens e outros.

Já a orientação sexual, é a definição da atração ou ligação afetiva que a pessoa sente por outra. Dentro da orientação sexual as principais formas de expressar a orientação sexual é a heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade e assexualidade.

Qual a origem da palavra?

O prefixo “cis” vem do latim, “deste lado”, e é comumente usado em conteúdos de química, para explicar a isomeria geométrica por exemplo.

À medida que nossa compreensão e avanço nas discussões continua a mudar e avançar, as palavras que  temos para descrever o mundo também evoluem. O ideal é que essas palavras ajudem a marcar e corrigir as desigualdades e violências que atingem as pessoas.

Por Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gametas

PUBLICIDADE Gametas é uma célula reprodutiva sexual madura, como esperma ou óvulo, que se une …

Glicose

PUBLICIDADE Definição A Glicose um tipo de açúcar encontrado nas plantas, especialmente frutas, e fornece …

Mapas Mentais

PUBLICIDADE Por mapa mental se compreende um diagrama com a função de representar ideias, tarefas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.