Breaking News
Home / Biologia / Fatores de Virulência

Fatores de Virulência

PUBLICIDADE

O que são fatores de virulência?

Os fatores de virulência são moléculas expressadas por agentes patogênicos tais como: vírus, bactérias, protozoários e fungos. Alguns microrganismos possuem estruturas e estratégias para aumentar sua capacidade em causar uma infecção, que são chamados de fatores de virulência, ou seja, são todos os mecanismos que permitem a invasão a um hospedeiro e a capacidade patogênica dos mesmos.

Através desse processo esses microrganismos conseguem:

– colonizar um hospedeiro, incluindo a adesão às células;

– liberação de fatores tóxicos, que podem ser prejudiciais ao hospedeiro;imunossupressão, inibição da resposta imunitária do hospedeiro;

– entrada e saída nas células, no caso se o agente for intracelular;

– obtenção de nutrientes a partir do hospedeiro. A resposta do hospedeiro varia de acordo com o tipo de célula e do agente infeccioso.

Os fatores de virulência são necessários aos microrganismos patogênicos para invadir, colonizar, sobreviver e se multiplicar no interior das células do hospedeiro e muitas vezes causar doenças.

Tais fatores são codificados por genes que podem estar presentes em elementos genéticos móveis, como plasmídeos, assim como fazer parte de regiões especificas do cromossomo da bactéria, chamadas de ilhas de patogenicidade.

Os fatores de virulência das bactérias estão as invasinas e adesinas e fatores que inibem as defesas do hospedeiro.As bactérias conseguem penetrar nas células dos organismos basicamente por fagocitose.

Além da via de entrada no hospedeiro, a quantidade de bactérias infectantes e estruturas como a parede celular bacteriana que protege a célula da pressão osmótica, garante a forma e exerce um importante papel no processo de divisão celular.

Os vírus são parasitas celulares obrigatórios e os fatores de replicação são tais como: penetração, replicação, maturação e liberação.

A virulência depende da via de inoculação; da dose ou carga viral recebida pelo hospedeiro; do tipo da cepa do vírus, algumas são mais virulentas que outras, da suscetibilidade do hospedeiro.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Período Jurássico

Período Jurássico

PUBLICIDADE Definição O Período Jurássico é o segundo período da Era Mesozóica, em que os dinossauros eram …

Bioarqueologia

PUBLICIDADE A palavra bioarqueologia foi usada pela primeira vez em 1972 pelo arqueólogo britânico Grahame Clark, que …

Micrografia

Micrografia

PUBLICIDADE Definição A micrografia é uma reprodução gráfica da imagem de um objeto formado por um microscópio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.