Breaking News
Home / Biologia / Hidrozoários

Hidrozoários

PUBLICIDADE

O que são hidrozoários?

Os hidrozoários são uma classe de animais representados pelas hidras, caravelas e obelias. Pertencem ao filo dos cnidários. São seres aquáticos encontrados tanto em água salgada quanto doce.

O filo dos cnidários ou celenteradosdivide-se nas classes: Scyphozoa (águas-vivas), Anthozoa (anêmonas-do-mar ou actínias) Cubozoa (cubozoários) e Hidrozoa (hidras e caravelas).

Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Hydrozoa

Hidrozoários – Características

Diblásticos
Protostômios
Simetria radial
Animais marinhos, com exceção as hidras, que são encontradas apenas em água doce, preferencialmente limpa. As obelias e caravelas são marinhas, estas últimas muito comuns nos mares tropicais e temperados.
Primeiros animais a apresentarem tecidos e sistema nervoso.
Intestino primitivo (cavidade gastrovascular).
Alguns possuem tentáculos e/ou cnidócitos (estruturas com um líquido que paralisam as presas).
Apresentam movimentação, sendo os primeiros animais a realizarem essas funções.

As hidras possuem o corpo em formato de pólipo e vivem presas a uma rocha ou vegetação aquática. Algumas podem se locomover dando cambalhotas.

Hidra
Hidra

As caravelas vivem flutuando nas águas do mar e, possuem longos tentáculos, com cnidoblastos (células urticantes) na epiderme.

As substâncias urticantes presentes nestas células podem causar queimaduras em seres humanos.

É formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, enquanto uns são responsáveis pela flutuação, outros pela captura de alimentos, digestão, reprodução e, outros pela proteção da colônia.

Caravela
Caravela

Na hidra a reprodução pode ocorrer por brotamento (reprodução assexuada): as células se multiplicam em uma região do corpo e originam um novo indivíduo, que pode ficar ligado à colônia ou gerar uma nova.

Outro tipo de reprodução das hidras ocorre quando os espermatozoides são liberados na água e, penetram em outro indivíduo, fecundando o óvulo e, originam um embrião que posteriormente se desprende e forma um novo indivíduo. Neste caso não há larva, o desenvolvimento é direto.

No caso das obelias, por exemplo: há uma alternância entre as formas de reprodução, onde ocorre um ciclo em que se alternam pólipos, onde surgem às medusas por brotamento(fase assexuada).

Obelia
Obelia

As medusas produzem gametas que se encontram na água (fase sexuada com fecundação externa). Surge uma larva ciliada, denominada plânula, que se fixa a um substrato e, transforma-se em um novo pólipo, que gera um novo individuo.

Hidrozoários – Classe

A classe Hydrozoa é o grupo mais diverso de cnidários. Embora as espécies marinhas superem em muito as de água doce, o gênero Hydra pode ser o hidrozoário mais conhecido.

Ele aparece em quase todos os livros de zoologia de invertebrados, mas este animal simples não é representativo do Hidrozoário como um todo e pode, na verdade, dar uma falsa impressão da complexidade desse grupo animal.

O Hydrozoa é um subgrupo de cnidários.

É um grupo diverso com uma variedade de ciclos de vida, formas de crescimento e estruturas especializadas.

Como muitos cnidários, os hidrozoários têm estágios de pólipo e medusa em seu ciclo de vida.

Eles se distinguem de outros grupos por seu ciclo de vida complexo, pelo crescimento de medusas a partir de botões em vez de estrobilas ou por metamorfose, pela presença de um véu dentro do sino da medusa e pela produção de gametas ectodérmicos, ao invés de endodérmico, tecido.

A maioria dos hidrozoários é marinha e as espécies de hidrozoários são encontradas em quase todos os tipos de habitat marinho; algumas poucas espécies vivem em água doce.

A maioria dos hidrozoários forma colônias de pólipos assexuados e medusas sexuais que nadam livremente. As colônias são geralmente bentônicas, mas algumas, principalmente os sifonóforos, são flutuantes pelágicos.

Os pólipos coloniais costumam ter alguma divisão de função, com certos pólipos especializados para defesa, alimentação ou reprodução. A maioria dos hidrozoários são predadores ou filtradores, embora alguns tenham algas simbióticas (zooxantelas), da mesma forma que outros grupos de cnidários.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.