Breaking News
Home / Biologia / Hidrozoários

Hidrozoários

PUBLICIDADE

O que são hidrozoários?

Os hidrozoários são uma classe de animais representados pelas hidras, caravelas e obelias. Pertencem ao filo dos cnidários. São seres aquáticos encontrados tanto em água salgada quanto doce.

O filo dos cnidários ou celenteradosdivide-se nas classes: Scyphozoa (águas-vivas), Anthozoa (anêmonas-do-mar ou actínias) Cubozoa (cubozoários) e Hidrozoa (hidras e caravelas).

Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Hydrozoa

Características

– Diblásticos

– Protostômios

– Simetria radial

– Animais marinhos, com exceção as hidras, que são encontradas apenas em água doce, preferencialmente limpa. As obelias e caravelas são marinhas, estas últimas muito comuns nos mares tropicais e temperados.

– Primeiros animais a apresentarem tecidos e sistema nervoso.

– Intestino primitivo (cavidade gastrovascular).

– Alguns possuem tentáculos e/ou cnidócitos (estruturas com um líquido que paralisam as presas).

– Apresentam movimentação, sendo os primeiros animais a realizarem essas funções.

As hidras possuem o corpo em formato de pólipo e vivem presas a uma rocha ou vegetação aquática. Algumas podem se locomover dando cambalhotas.

Hidra
Hidra

As caravelas vivem flutuando nas águas do mar e, possuem longos tentáculos, com cnidoblastos (células urticantes) na epiderme. As substâncias urticantes presentes nestas células podem causar queimaduras em seres humanos.  É formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, enquanto uns são responsáveis pela flutuação, outros pela captura de alimentos, digestão, reprodução e, outros pela proteção da colônia.

Caravela
Caravela

Na hidra a reprodução pode ocorrer por brotamento (reprodução assexuada): as células se multiplicam em uma região do corpo e originam um novo indivíduo, que pode ficar ligado à colônia ou gerar uma nova.

Outro tipo de reprodução das hidras ocorre quando os espermatozoides são liberados na água e, penetram em outro indivíduo, fecundando o óvulo e, originam um embrião que posteriormente se desprende e forma um novo indivíduo. Neste caso não há larva, o desenvolvimento é direto.

No caso das obelias, por exemplo: há uma alternância entre as formas de reprodução, onde ocorre um ciclo em que se alternam pólipos, onde surgem às medusas por brotamento(fase assexuada). As medusas produzem gametas que se encontram na água (fase sexuada com fecundação externa). Surge uma larva ciliada, denominada plânula, que se fixa a um substrato e, transforma-se em um novo pólipo, que gera um novo individuo.

Obelia
Obelia

Camila Correia

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.