Breaking News
Home / Biologia / Ectoderme

Ectoderme

PUBLICIDADE

 

Ectoderme

A ectoderme origina o sistema digestivo, fígado, pâncreas e a maioria do sistema respiratório.

A Ectoderme é a camada que dá origem ao sistema nervoso central e sistema nervoso periférico e ao epitélio sensorial dos órgãos sensitivos.

Como o olho é uma extensão do cérebro, a íris do feto passa a registrar a partir do terceiro dia de fecundado tudo o que ocorre com a madre que conduz no ventre a criança ainda na fase de embrião. A partir desta fase, tudo de positivo ou negativo que a mãe desenvolve ou pensa, no início da gestação, vai.refletir no feto para toda sua vida.

Uma gravidez indesejada, por exemplo, a criança vai crescer sentindo-se rejeitada e, por essa razão, tende a se isolar ou recusar o carinho da mãe em determinados momentos. Algumas delas esbofeteiam a cara da mãe quando esta tenta beijar-lhe. Essa atitude é uma resposta à rejeição da mãe, na fase embrionária.

Além dos órgãos acima citados, do ectoderma se originam também a epiderme, incluindo pele e glândulas subcutâneas; a hipófise, o esmalte dos dentes, o cristalino do olho, a retina e a medula supra-renal. São estes os órgãos primários no início da vida, além do encéfalo e os olhos.

O que é

A ectoderme é a camada mais externa e que dá origem à epiderme e a seus anexos (pêlos, glândulas, entre outros) e ao sistema nervoso (cérebro, medula, nervos e gânglios nervosos).

A ectoderme é a camada exterior de um embrião em desenvolvimento.

As outra duas camada do embrião são a mesoderme e a endoderme. A ectoderme forma-se durante a gastrulação, no estágio em que o sistema digestivo primitivo está a se formar. Forma-se a partir do epiblasto.

Nos vertebrados, a ectoderme pode ser dividida em 3 partes, cada qual dando origem a tecidos diferentes:

Ectoderme externa

Pele (assim com glândulas, cabelo e unhas)

Boca e epitélio da cavidade nasal

Lente e córnea dos olhos

Células da crista neural

Melanócitos

Sistema nervoso periférico

Cartilagem facial e dentes (dentina)

Tubo neural

Cérebro (romboencéfalo, mesencéfalo e prosencéfalo)

Medula espinhal e nervos motores

Retina

Pituitária

Origem

A ectoderme origina a epiderme (revestimento externo).

A Ectoderme origina o sistema nervoso, retina, neuro-hipófise, medula da suprarrenal, células pigmentares, epiderme, pêlos, unhas, esmalte dentário, glândulas cutâneas e mamárias, lobo anterior da hipófise, ouvido interno, cristalino.

Função

Ectoderma ou ectoderme é a camada primária do disco embrionário, de que se derivam a epiderme e os tecidos epidérmicos (unhas,cabelos) , o esmalte dentário, os órgãos dos sentidos (olfativo,auditivo,ocular), as glândulas mamárias, etc.

A ectoderme é de vital importância para a formação de um indivíduo sadio.

A ectoderme é a camada exterior de um embrião em desenvolvimento.

As outra duas camada do embrião são a mesoderme e a endoderme.

A ectoderme forma-se durante a  gastrulação, no estágio em que o sistema digestivo primitivo está a se formar. Forma-se a partir do epiblasto.

Fonte: Colégio São Francisco

Ectoderme

O que é o Ectoderma?

O ectoderma é uma camada exterior de germe embrião. Nesta forma, ele está em seus estágios iniciais, antes de desenvolver no tecido que cobre o corpo.

É uma das três camadas germinais primárias, as outras camadas sendo a mesoderme e endoderme.

O ectoderma desenvolve o sistema nervoso, os órgãos sensoriais externas, bem como os cabelos e da pele glândulas.

O ectoderma si consiste de três partes distintas: ectoderma superficial, ectoderma neural e da crista neural.

O ectoderma superficial é responsável por desenvolver a lente cristalina, glândulas meibomianas, ea pálpebra epiderme . Superfície ectoderma também forma pele, o esmalte dos dentes e a membrana mucosa da boca. Estes desenvolvimentos tipicamente começam em seres humanos durante a quarta semana de vida de desenvolvimento, continuando através do segundo trimestre.

O ectoderma neural funciona para formar a retina, as fibras do nervo óptico, os músculos da íris e epitélio pigmentado da retina. Esta parte da ectoderme contém o tubo neural , que é responsável pelo desenvolvimento do sistema nervoso central. O tubo neural é considerado o precursor da medula espinal .

Em aproximadamente o 16 º dia de desenvolvimento, o ectoderma neural começa a se formar, eo tubo neural é geralmente formado pelo 21 º dia de desenvolvimento.

A parte da frente do tubo neural é onde três áreas principais do cérebro são formadas. A área da parte frontal do cérebro, o cérebro médio e do encéfalo posterior são todos formados no tubo neural. Essas três áreas do cérebro dividir novamente durante a sétima semana de desenvolvimento.

As cristas neurais são as células que formam o músculo ciliar, malha trabecular e córnea estroma . Estas células também contribuir para o desenvolvimento de peças do sistema do esqueleto, sistema nervoso autónomo e as células produtoras de hormonas. Esta parte da ectoderme está localizada entre a epiderme e do tubo neural. A crista neural, na verdade, é constituída por células embrionárias, que são cortados durante o desenvolvimento do tubo neural.

As células da crista neural não permanecer como parte do sistema nervoso central. Em vez disso, estas células se movem ao longo do corpo para diferentes localizações para contribuir para o desenvolvimento de outras estruturas diversas. O movimento das células é altamente complexo e dirigido por sinais inibidores de outras células. Células neurais contribuir para o desenvolvimento de ossos e cartilagens e tecidos conjuntivos.

As células que migram da crista neural contribuem para a capacidade do cérebro para continuar o processo de crescimento para os estágios adultos de desenvolvimento. As células da glia desenvolver e continuar a dividir e multiplicar. Estas células isolar as células nervosas do cérebro, a fim de apoiar o funcionamento do cérebro após o nascimento.

Fonte: www.wisegeek.com

Ectoderme

Definição

Uma das três camadas de células germinais primários (os outros dois que a mesoderme e endoderme) que compõem o embrião precoce.

O ectoderma é a mais exterior das três camadas.

Diferencia-se para dar origem a muitos tecidos e estruturas importantes, incluindo a camada exterior da pele e dos seus apêndices (as glândulas sudoríparas, cabelo e unhas), os dentes, a lente do olho, as partes do ouvido interno, dos nervos, cérebro e medula espinhal. Uma coisa é embriologia humana clássico.

Ectoderme, o mais exterior dos três camadas germinais, ou de massas de células, que aparece no início do desenvolvimento de um animal do embrião.

Nos vertebrados, a ectoderme posteriormente dá origem ao cabelo, pele, unhas ou cascos, e a lente do olho; o epitélio (superfície ou revestimento, tecidos) de órgãos dos sentidos, a cavidade nasal, os seios, a boca (incluindo dente esmalte), e orifício retal; e tecido nervoso, incluindo o corpo pituitário e tecido cromafina (aglomerados de células endócrinas).

Em cnidários e ctenóforos adultos, o tecido que cobre o corpo, ou epiderme, é ocasionalmente chamado ectoderma.

Fonte: www.britannica.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Hermafrodita

Hermafrodita

PUBLICIDADE O que é hermafrodita? Hermafrodita ou intersexual é um indivíduo que tem algumas ou …

Tipos de Seleção Natural

Tipos de Seleção Natural

PUBLICIDADE Quais são os tipos de seleção natural? A seleção natural é um processo natural …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.