Breaking News
Home / Biologia / Biodegradabilidade

Biodegradabilidade

PUBLICIDADE

Definição

A biodegradação é o processo pelo qual as substâncias orgânicas são decompostas por microrganismos (principalmente bactérias aeróbicas) em substâncias mais simples, como dióxido de carbono, água e amônia.

Biodegradabilidade é a capacidade de degradação biológica de materiais orgânicos por organismos vivos até as substâncias básicas, como água, dióxido de carbono, metano, elementos básicos e biomassa.

Biodegradável” refere-se à capacidade das coisas de se desintegrarem (decompostas) pela ação de microrganismos, como bactérias ou fungos biológicos (com ou sem oxigênio), enquanto são assimilados no ambiente natural.

Não há danos ecológicos durante o processo. Podemos falar de sólidos biodegradáveis (também chamados de compostáveis) ou líquidos que se biodegradam na água.

O que é biodegradabilidade?

A capacidade de um ambiente natural de decompor quimicamente um objeto é chamada de biodegradabilidade.

Alguns materiais se decompõem em partes orgânicas muito mais rapidamente que outros, levando-os a serem referidos como biodegradáveis.

Medir a biodegradabilidade de um objeto pode determinar quanto tempo vai durar na sua forma atual.

O processo que causa biodegradabilidade é essencialmente decomposição ou apodrecimento. Um objeto enterrado ou abandonado é lentamente desmontado pelos microrganismos circundantes, bactérias e exposição aos elementos. Embora a quebra observável seja visível em alguns itens em poucas horas, outros materiais podem permanecer essencialmente inalterados por séculos ou mesmo milênios.

Isso leva a uma preocupação considerável com a quantidade de lixo não biodegradável criado pelo consumo humano e levou a uma pressão para o uso de produtos mais biodegradáveis.

Normalmente, os materiais construídos a partir de plantas ou animais têm uma alta taxa de biodegradabilidade.

O papel, feito principalmente de polpa de árvores, se degradará rapidamente em um ambiente natural, porque a Terra contém naturalmente os microrganismos para decompor esse material.

Por outro lado, os materiais fabricados pelo homem não possuem necessariamente mecanismos naturais para decompor o material.

biodegradabilidade é uma parte importante das discussões sobre ecologia. Em todo o mundo, os aterros sanitários são construídos como enormes caixas de lixo para todo tipo de lixo.

Embora os materiais biodegradáveis se decomponham rapidamente e se tornem materiais orgânicos, o material lentamente degradante, como o plástico pesado, durará séculos.

A durabilidade de substâncias não biodegradáveis empurra rapidamente os aterros sanitários sobre sua capacidade e pode levar a uma crise de espaço para armazenamento de resíduos.

Estudos de aterros sanitários também mostraram que o ambiente artificial no próprio aterro pode não ser propício à biodegradabilidade, pois o lixo pode não receber luz suficiente ou ter a interação adequada com os microrganismos necessários para causar a deterioração.

Desde que a importância da biodegradabilidade ficou clara, muitos fabricantes fizeram grandes avanços na melhoria da biodegradabilidade de produtos comuns.

Os materiais de embalagem, por exemplo, costumam ser feitos de papel facilmente reciclável e de rápida degradação, em oposição ao anteriormente popular e lento isopor ou material de embalagem plástica.

Novas fórmulas para plástico foram criadas para permitir uma biodegradação mais rápida, diminuindo o peso molecular dos componentes.

Para ajudar a desacelerar a expansão do aterro, os consumidores podem querer procurar produtos feitos principalmente de ingredientes naturais.

Algumas empresas com conhecimentos verdes até listam produtos biodegradáveis, na esperança de atrair clientes interessados em impedir a propagação de resíduos.

Como o uso de produtos totalmente naturais é um pouco difícil de gerenciar, tente reutilizar e reciclar produtos de decomposição lenta, como garrafas de água plásticas, quando possível.

Biodegradabilidade
Os resíduos orgânicos têm uma alta biodegradabilidade

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …