Breaking News
Home / Biologia / Células-Tronco

Células-Tronco

O que são Células-Tronco

PUBLICIDADE

Nosso corpo, assim como de todos os outros seres vivos, é formado por células. Quando analisamos o corpo humano, por exemplo, são diversos órgãos existentes e, cada um, possui determinados tipos de célula. Uma célula do tecido muscular é diferente de uma célula nervosa, embora ambas tenham o mesmo código genético. Mas e a célula-tronco, o que é afinal?

Por células-tronco se compreendem células que são indiferenciadas, ou seja, ainda não são especializadas como uma célula muscular ou nervosa. Para facilitar o entendimento, imagine uma série de quadros. Alguns quadros já estão pintados. Alguns, por sua vez, estão brancos, sem nenhum tipo de pintura. Células especializadas são quadros pintados, enquanto que células-tronco são quadros em brancos, que podem vir a se transformar num quadro pintado.

Desta forma, células-tronco têm potencial de dar origem a células especializadas. Porém, essa capacidade depende da linhagem da célula-tronco, que se divide em quatro grupos: totipotentes (podem dar origem a um indivíduo completo); pluripotentes (podem originar 216 diferentes tipos de tecidos que formam o corpo humano); multipotentes (são limitadas a apenas alguns tipos celulares) e onipotentes (só pode gerar um tipo de célula).

As células-tronco, quanto à sua origem, podem ser embrionárias ou adultas. As embrionárias são isoladas de embriões. Quanto mais jovem o embrião, maior a capacidade de diferenciação das células. Já as células-tronco adultas são células multipotentes (podem dar origem apenas a alguns tipos celulares), estando presente na medula óssea, sangue de cordão umbilical, sangue periférico, alguns órgãos, como pâncreas e fígado e diversos outros tecidos.

Células-tronco

POLÊMICA DAS CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS

As células-tronco são como curingas: podem se transformar em qualquer tipo de célula, desde que elas sejam totipotentes. Tal capacidade pode ser utilizada pela ciência para a cura de doenças, bem como no avanço de pesquisas científicas. Porém, as células-tronco embrionárias tem origem em embriões. Por conta disso, existe uma discussão entre a religião e a ciência.

Como as células-tronco embrionárias utilizam o embrião, grupos religiosos e antiaborto são contra o uso destas células, por defenderem que a vida começa na concepção e, portanto, ao se utilizar de embriões para se isolar as células-tronco, uma vida estaria sendo eliminada. Portanto, existe uma discussão ética sobre o uso destas células.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

WODEWOTZKY TI. Células-tronco e terapia celular: suporte didático para o ensino fundamental e médio. Dissertação (Licenciatura em Ciências Biológicas) – UNESP de Botucatu, 2008.

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.