Breaking News

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
Home / Biologia / Sacarídeos

Sacarídeos

PUBLICIDADE

Definição

Sacarídeos é um composto orgânico contendo açúcar ou açúcares.

Um simples açúcar; monossacarídeo.

Sacarídeos é um de uma série de carboidratos, incluindo os açúcares Eles são divididos em monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos de acordo com o número de grupos de sacarídeos que os compõem.

O que são sacarídeos?

Os sacarídeos são uma das biomoléculas mais importantes do mundo.

Também conhecidos como carboidratos, eles são responsáveis por vários papéis em todos os seres vivos, principalmente no controle da energia nas células e no fornecimento de integridade estrutural.

Além disso, os sacarídeos desempenham um papel no sistema imunológico, desenvolvimento e fertilização.

Essas moléculas são a matéria orgânica mais abundante do planeta.

Eles fornecem a espinha dorsal básica do armazenamento de energia, abastecem a função celular e tornam os processos metabólicos estáveis.

Além disso, os sacarídeos formam a estrutura estrutural do ácido ribonucleico (RNA) e do ácido desoxoribonucleico (DNA) com os açúcares básicos ribose e desoxirribose.

As paredes celulares bacterianas e vegetais são compostas pela biomolécula, resultando em sua enorme abundância.

Por fim, esses carboidratos desempenham o papel principal no controle das interações das próprias células, bem como das coleções de células. Isso é causado pelo vínculo sacárido com proteínas e lipídios.

Os sacarídeos são compostos de dois compostos básicos: aldeídos e cetonas, ambos contendo um grupo carbonil composto por átomos de carbono e oxigênio de ligação dupla.

Os aldeídos têm a adição de um átomo de hidrogênio, enquanto as cetonas se ligam a dois átomos de carbono adicionais.

No entanto, existem formas adicionais de sacarídeos que apresentam ligações covalentes nas quais os elétrons são compartilhados por oxigênio e hidrogênio. Estes são conhecidos como grupos hidroxila.

Quando um composto para esta biomolécula é coletado, ele é conhecido como monossacarídeo. Os principais exemplos destes são glicose, galactose e frutose.

A glicose também é conhecida como açúcar no sangue e é a principal fonte de energia para uma célula.

Galactose e frutose também são açúcares importantes. A galactose é encontrada mais facilmente no leite e produtos lácteos, enquanto a frutose é encontrada na maioria dos vegetais e frutas.

Os monossacarídeos se fundem em grupos vinculados conhecidos como polissacarídeos. Polissacarídeos são essencialmente estruturas de carboidratos formadas a partir de unidades repetidas ligadas quimicamente.

Esta forma de ligação é conhecida como ligação cosídica. Geralmente, os polissacarídeos se formam em compostos lineares; no entanto, várias ramificações podem ocorrer, alterando a forma.

Os polissacarídeos são conhecidos como macromoléculas e apresentam várias propriedades diferentes, como reposicionamento de átomos e possível insolubilidade na água.

Um exemplo de reposicionamento está na forma de DNA. O DNA é apenas RNA com uma versão modificada da ribose chamada desoxirribose.

Sacarídeos

Todos os carboidratos consistem nas seguintes moléculas:

Sacarídeo é um termo derivado do latim para açúcar (origem = “areia doce”)
Os carboidratos são frequentemente classificados de acordo com o número de unidades de sacarídeos que eles contêm.
Um monossacarídeo contém um único carboidrato, são conhecidos mais de 200 monossacarídeos diferentes.
Um dissacarídeo fornece duas unidades de carboidratos na hidrólise.
Um oligossacarídeo fornece “poucas” unidades de carboidratos na hidrólise, geralmente de 3 a 10.
Um polissacarídeo fornece muitos carboidratos na hidrólise, exemplos são amido e celulose.

Sacarídeos – Significado

O termo sacarídeo refere-se à estrutura unitária dos carboidratos.

Os carboidratos são compostos orgânicos simples que são aldeídos ou cetonas com muitos grupos hidroxila adicionados geralmente a cada átomo de carbono que não faz parte do grupo funcional aldeído ou cetona.

A fórmula química geral dos carboidratos é Cn (H2O) n.

Nem todos os carboidratos seguem essa fórmula e têm estrutura ligeiramente diferente desta regra. Também existem compostos que parecem seguir essa regra, mas não são carboidratos (por exemplo, formaldeído).

Eles são um componente estrutural essencial das células vivas. Eles são uma importante fonte de energia para os animais.

Eles podem ser classificados de acordo com o número de unidades monoméricas que os compõem: monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos, polissacarídeos e heterossacarídeos.

Monossacarídeos são o tipo mais fundamental são os açúcares. Eles são glicose, galactose e frutose. Estes açúcares simples podem combinar-se para formar tipos mais complexos.

A combinação de dois açúcares simples é chamada de dissacarídeo, enquanto os que consistem em dois a dez açúcares simples são chamados de oligossacarídeos, e aqueles com um número maior são chamados de polissacarídeos.

Resumo

Sacarídeos são compostos orgânicos compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio, três elementos.

A partir da estrutura química, os carboidratos são poli-hidroxi-aldeídos, cetonas ou seus polímeros.

Açúcar amplamente presente no reino vegetal e é um componente importante do material vegetal que desempenha um papel importante nos processos fisiológicos e bioquímicos das plantas.

De acordo com a estrutura, os sacarídeos podem ser divididos em açúcares simples (incluindo glicose, frutose e galactose), dissacarídeos (incluindo sacarose, maltose e lactose etc.) e polissacarídeos (incluindo amido, glicogênio hepático e glicogênio muscular, etc.). Os monossacarídeos são carboidratos mais simples, um poli-hidroxi-aldeídos ou poli-hidroxi-cetonas que não podem mais ser hidrolisados.

Eles são comumente chamados de aldoses e cetoses. Por exemplo, a glicose é uma aldohexose, a frutose é uma cetohexose e a ribose é uma aldopentose. O número de átomos de carbono no monossacarídeo não é superior a 10.

Os monossacarídeos de ocorrência natural são de 5 a 6 átomos de carbono. O dissacarídeo é uma combinação de duas moléculas de monossacarídeos pela remoção de uma molécula de ?H2O.

O polissacarídeo é constituído por centenas ou mesmo milhares de moléculas de glicose. Após a hidrólise completa dos polissacarídeos, estão surgindo milhares de moléculas de monossacarídeos, como amido celulose e similares.

Compostos de sacarídeos intimamente relacionados à vida humana. o açúcar é a principal fonte de energia humana.

O sacarídeo também está intimamente relacionado com as drogas.

Por exemplo, o paciente precisa de injeção de glicose, dextrano para preparações de plasma; produção de comprimidos de amido comumente usado como excipientes; os sacarídeos contidos em alguma medicina tradicional chinesa têm uma atividade fisiológica, como o carboidrato de Poria Charges no sarcoma de camundongo S100, que possui uma forte inibição de PUPS; lentinan também forte inibição do tumor.

Os sacarídeos são os principais produtos da fotossíntese das plantas verdes, uma importante fonte de energia necessária para manter a vida de animais e plantas, uma dieta indispensável para humanos e animais.

Os sacarídeos também são matérias-primas importantes da indústria e são utilizados nos setores farmacêutico e alimentício de papel de construção.

Processá-los direta e indiretamente pode atender às necessidades de necessidades básicas de aspectos humanos e outros.

Fonte: www.dictionary.com/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/www.chemicalbook.com/www.biology-online.org/www.chem.ucalgary.ca

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gametas

PUBLICIDADE Gametas é uma célula reprodutiva sexual madura, como esperma ou óvulo, que se une …

Glicose

PUBLICIDADE Definição A Glicose um tipo de açúcar encontrado nas plantas, especialmente frutas, e fornece …

Mapas Mentais

PUBLICIDADE Por mapa mental se compreende um diagrama com a função de representar ideias, tarefas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.