Breaking News
Home / Biologia / Plantas Epífitas

Plantas Epífitas

PUBLICIDADE

O que são plantas epífitas?

A palavra epífita tem origem do grego “epi”, que significa “sobre” e “phyton”, que significa planta. As epífitas podem viver em outras plantas, mas não são parasitas.

Ao contrário das plantas parasitas, as epífitas obtêm tudo o que precisam do sol, da umidade do ar e da matéria orgânica, ou seja, estabelecem relação comensal com outras plantas na qual uma vive sobre a outra se utilizando apenas de apoio e sem dela retirar nutrientes e sem estabelecer contato com o solo. Elas podem ser encontradas em troncos, galhos e outras estruturas.

Existem muitos tipos de epífitas, sendo a maioria encontrada em florestas tropicais. A competição por luz, ar, água, nutrientes e espaço é grande e algumas plantas evoluíram para se tornarem epífitas. Uma das incríveis adaptações é sua capacidade de se fixar em superfícies verticais e capturar sua água e grande parte de suas necessidades nutricionais de outras fontes além do solo.

Plantas Epífitas

Esse hábito permite que elas aproveitem os espaços altos e a iluminação do andar superior, bem como o ar enevoado e carregado de umidade. Essas adaptações permitem que elas cresçam e floresçam em áreas onde o solo é difícil de alcançar ou já é povoado por outras plantas. As epífitas contribuem para um ecossistema rico e fornecem alimento e abrigo de copa.

Na floresta tropical, as plantas epífitas se acumulam no dossel da floresta, onde podem posicionar-se em um local ensolarado, colocando-as em vantagem sobre as plantas do chão, que são fortemente sombreadas.

Sua capacidade de crescer acima do solo fornece acesso à luz do sol em densas florestas e explora os nutrientes disponíveis das folhas e outros detritos orgânicos que se acumulam no topo da copa das árvores, obtém água da chuva e vapor de água no ar, a maioria absorve água com suas raízes, embora muitas tenham folhas especializadas que também absorvem umidade.

Viver no dossel também dá às plantas epífitas acesso a uma variedade de animais e insetos raramente vistos perto do solo e a mais água. Muitos animais usam epífitas na floresta como habitats, vivendo nas cavidades criadas por suas folhas. Também podem ser encontradas no oceano, ligando-se a várias algas e em florestas temperadas.

Estas plantas são consideradas por alguns pesquisadores um grande exemplo de evolução convergente, pois numerosas espécies adaptaram características epifíticas, sugerindo uma progressão na evolução das plantas.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.