Breaking News
Home / Biologia / Plantas Epífitas

Plantas Epífitas

PUBLICIDADE

Plantas Epífitas – O que são

A palavra epífita tem origem do grego “epi”, que significa “sobre” e “phyton”, que significa planta.

As epífitas podem viver em outras plantas, mas não são parasitas.

Ao contrário das plantas parasitas, as epífitas obtêm tudo o que precisam do sol, da umidade do ar e da matéria orgânica, ou seja, estabelecem relação comensal com outras plantas na qual uma vive sobre a outra se utilizando apenas de apoio e sem dela retirar nutrientes e sem estabelecer contato com o solo.

Elas podem ser encontradas em troncos, galhos e outras estruturas.

Existem muitos tipos de epífitas, sendo a maioria encontrada em florestas tropicais. A competição por luz, ar, água, nutrientes e espaço é grande e algumas plantas evoluíram para se tornarem epífitas.

Uma das incríveis adaptações é sua capacidade de se fixar em superfícies verticais e capturar sua água e grande parte de suas necessidades nutricionais de outras fontes além do solo.

Plantas EpífitasPlantas Epífitas

Esse hábito permite que elas aproveitem os espaços altos e a iluminação do andar superior, bem como o ar enevoado e carregado de umidade.

Essas adaptações permitem que elas cresçam e floresçam em áreas onde o solo é difícil de alcançar ou já é povoado por outras plantas.

As epífitas contribuem para um ecossistema rico e fornecem alimento e abrigo de copa.

Na floresta tropical, as plantas epífitas se acumulam no dossel da floresta, onde podem posicionar-se em um local ensolarado, colocando-as em vantagem sobre as plantas do chão, que são fortemente sombreadas.

Sua capacidade de crescer acima do solo fornece acesso à luz do sol em densas florestas e explora os nutrientes disponíveis das folhas e outros detritos orgânicos que se acumulam no topo da copa das árvores, obtém água da chuva e vapor de água no ar, a maioria absorve água com suas raízes, embora muitas tenham folhas especializadas que também absorvem umidade.

Viver no dossel também dá às plantas epífitas acesso a uma variedade de animais e insetos raramente vistos perto do solo e a mais água.

Muitos animais usam epífitas na floresta como habitats, vivendo nas cavidades criadas por suas folhas. Também podem ser encontradas no oceano, ligando-se a várias algas e em florestas temperadas.

Estas plantas são consideradas por alguns pesquisadores um grande exemplo de evolução convergente, pois numerosas espécies adaptaram características epifíticas, sugerindo uma progressão na evolução das plantas.

O que são epífitas?

Plantas Epífitas

Epífitas são plantas que crescem ou se fixam em outras plantas para se apoiar. Seus sistemas de raízes são usados apenas para se prenderem e se manterem no lugar, e não normalmente para adquirir água e nutrientes.

É daí que vem seu nome, do grego epi- (que significa ‘sobre’) e phyton (que significa ‘planta’).

O termo “epífitas” refere-se a um grupo de organismos que crescem na superfície de outras plantas. No entanto, algumas epífitas também podem crescer em rochas e outras superfícies que fornecem suporte.

Embora algumas epífitas causem danos à planta, a maioria não é parasita. Em vez disso, geralmente dependem da planta para suporte e não para suas necessidades nutricionais.

As plantas epífitas estão espalhadas por todo o mundo, desde regiões tropicais úmidas até zonas áridas secas e conseguiram colonizar espaços naturais onde muitas outras espécies de plantas muitas vezes lutam para se firmar.

Onde a maioria das plantas formam raízes para absorver nutrição e umidade do solo, os sistemas de raízes das epífitas são especialmente desenvolvidos para mantê-los firmemente no lugar nos arcos ou troncos das árvores, em troncos caídos e, em alguns casos, diretamente no superfícies duras de rochas e outros detritos.

Eles desenvolveram táticas especializadas para extrair fontes de umidade e nutrição ao contrário da maioria das outras plantas e isso lhes dá uma vantagem clara quando confrontados com condições climáticas extremas.

Existem diferentes tipos de epífitas que incluem fungos, plantas vasculares e algas, entre outros. Dependendo do tipo de epífitas, algumas completam seu ciclo de vida em outras plantas, enquanto outras dependem de outras plantas apenas em parte de seu ciclo de vida. Como tal, eles primeiro crescem em terra antes de depender de outras plantas para suporte.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.