Breaking News
Home / Biologia / Herança Quantitativa

Herança Quantitativa

PUBLICIDADE

O que é herança quantitativa?

Os genes envolvidos na herança quantitativa são chamados poligenes, sendo, portanto, também denominada de herança poligênica ou herança de múltiplos fatores.

Alguns exemplos de herança quantitativa são a cor do grão no trigo, comprimento da espiga no milho, cor da pele em seres humanos, inteligência humana, plantas cultivadas incluindo tamanho, forma e número de sementes ou frutos por planta.

Herança Quantitativa

Um poligene é definido como um gene onde um alelo dominante controla apenas uma unidade ou expressão quantitativa parcial de uma característica. É também denominado como um gene no qual um alelo dominante produz individualmente um efeito ligeiro no fenótipo, mas na presença de outro alelo dominante semelhante controla a expressão quantitativa de uma característica devido ao efeito cumulativo. Assim, os poligenes também são chamados de genes cumulativos.

É um padrão de herança em que uma única característica fenotípica é governada por mais de um par de genes. Assim, há a formação de muitos genótipos possíveis, como resultado de que tais características mostram uma ampla gama de fenótipos. Tal característica é chamada de característica poligênica ou multifatorial e o padrão de herança é chamado de herança poligênica ou quantitativa. Nesta herança, os indivíduos são muito parecidos entre si e geralmente são intermediários entre dois pais. Um cruzamento entre dois indivíduos resulta em uma variável, na qual alguns indivíduos se assemelham a um dos pais ou varia entre os dois.

Um exemplo clássico de herança quantitativa é a herança da cor da pele em seres humanos. A cor da pele é conhecida por estar sob o controle de pelo menos três pares de genes. Aa, Bb e Cc localizados em diferentes cromossomos. Quando um homem com uma condição homozigótica para a pele escura têm filhos com uma mulher que é homozigótica para a cor da pele clara, os filhos podem ter uma cor intermediária de pele diferente daquela dos pais. A cor da pele dos indivíduos varia de acordo com o número de genes que eles herdam para pigmentação da pele. Nesta situação, cada gene dominante direciona a síntese da mesma quantidade do pigmento melanina, responsável pela cor da pele. Assim, a tonalidade da cor da pele está diretamente relacionada ao número de genes dominantes para a cor da pele presentes no indivíduo.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Replicação Viral

Replicação Viral

PUBLICIDADE Definição Como o vírus não possui estrutura celular, o processo de reprodução em vírus …

Gêmeos Fraternos

Gêmeos Fraternos

PUBLICIDADE O que são gêmeos fraternos? Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são provenientes de óvulos diferentes. …

aspirina

Antipirético

PUBLICIDADE Antipirético: Algo que reduz a febre. Existem 3 classes de medicamentos antipiréticos vendidos sem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.