Breaking News
Home / Biologia / Agricultura Orgânica

Agricultura Orgânica

PUBLICIDADE

O que é agricultura orgânica?

Na década de 70 a agricultura com técnicas mais naturais era chamada de agricultura ecológica ou agroecológica. No início dos anos 80, houve uma demanda social muito grande, que exigiam uma agricultura alternativa, em substituição a que vinha sendo praticada, a partir de então surgiu à agricultura orgânica, que foi ganhando adesão de produtores e consumidores. Esta representa um conjunto de usos e práticas, com a utilização de produtos naturais, que não representam perigo á saúde.

Um dos princípios desta prática é conservar áreas de preservação permanente e enriquecer a fertilização do solo onde são cultivados os produtos orgânicos.

Na agricultura orgânica um processo que é muito valorizado é a ciclagem de nutrientes. Toda planta necessita de determinados elementos químicos, que são os nutrientes essenciais, que podem ser: potássio, nitrogênio, fosforo, entre outros. Estes se encontram em diferentes formas na natureza e, a passagem dos mesmos para a água, solo, passando pelas plantas recebe o nome de ciclagem.

Agricultura Orgânica

É possível estimular este processo favorecendo o desenvolvimento de espécies pela agricultura orgânica através de diferentes práticas, por exemplo: a utilização de determinadas plantas que são chamadas de adubo verde;a utilização de estercos ou de materiais produzidos a partir dos mesmos enriquece o solo e favorecem o processo de ciclagem.

Todo o processo é realizado com produtos naturais, que não tem potencial de causar doenças, inclusive o controle de pragas, sendo esta a grande vantagem, no qual o produto é livre de agrotóxicos e, estão relacionados com uma maior quantidade de antioxidantes, reduzindo doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo.

O preço dos produtos orgânicos ainda são maiores do que os convencionais, pois estão ligados à oferta e demanda dos mesmos. Falta produção elevada, são poucos os produtores, devido à necessidade de suporte tecnológico, bases científicas e, técnicas para os mesmos se lançarem na produção. A oferta é reduzida, pois a quantidade de consumo de tais é baixa, inclusive devido ao preço.

Dentre os produtos mais cultivados no Brasil estão: hortaliças, café e cana.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Hermafrodita

Hermafrodita

PUBLICIDADE O que é hermafrodita? Hermafrodita ou intersexual é um indivíduo que tem algumas ou …

Tipos de Seleção Natural

Tipos de Seleção Natural

PUBLICIDADE Quais são os tipos de seleção natural? A seleção natural é um processo natural …

Um comentário

  1. A agricultura orgânica é um grande aliado a uma vida saudável, estamos trabalhando nisso e também na divulgação do programa. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.