Breaking News
Home / Biologia / Alelos Deletérios

Alelos Deletérios

PUBLICIDADE

O que são alelos deletérios?

Alelos deletérios são os alelos que causam doenças genéticas ou que reduzem a taxa de sobrevivência ou reprodução de determinado organismo.

A maioria dos alelos deletérios encontrados em seres humanos é ocasionada por mutação em alelos normais e a maioria se encontra como recessivos, sendo os mesmos menos expressivos e,não se manifestam quando ocorre condição heterozigótica, sendo necessária para a característica se manifestar no indivíduo, que o mesmo herde o mesmo tipo de alelo deletério duas vezes.

A condição de deletério geralmente está relacionada com uma consequência, existindo possibilidade de danos, destruição ou a morte. Os genes deletérios ou letais estão sujeitos a processos de mutação que provocam alterações na expressão.

Estes se encontram em diferentes alelos (sequências de genes) que produzem alterações no indivíduo. O gene que sofrer mutações, podendo produzir alterações é denominado como gene essencial. O alelo deletério ou letal carrega a sequência genética.

Embora uma pessoa seja sadia, ela pode ter o gene recessivo de um dos genitores, sendo a mesma portadora de um alelo anormal. Caso tenha filhos com outro portador do gene, os filhos desenvolverão a doença por esse alelo. A grande parte de crianças portadoras de doenças decorrentes de alelos recessivos possuem pais sadios.

Essa probabilidade é maior em casamentos consanguíneos, ou seja, quando há algum grau de parentesco, devido ao fato de parentes próximos herdarem seus genes de ancestrais comuns.

Condição heterozigótica:indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica. Os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb.

Condição homozigótica: quando os alelos deletérios recessivos são herdados do pai e da mãe. Por exemplo:AA, aa, BB, bb.

Exemplos:

Anemia falciforme: doença recessiva que causa deformidade das hemácias, dificultando a circulação do sangue pelos vasos sanguíneos menos calibrosos.

Doença de Tay-Sachs: doença fatal causada pela disfunção dos lisossomos, responsáveis pelo processo de digestão celular.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.