Breaking News
Home / Biologia / Anexos Embrionários

Anexos Embrionários

O que são anexos embrionários?

PUBLICIDADE

Estruturas que surgem durante o desenvolvimento embrionário de animais vertebrados como: aves, répteis e mamíferos. Derivam dos folhetos germinativos, que origina órgãos e tecidos e, estão diretamente relacionados com a adaptação evolutiva. São fundamentais para o desenvolvimento do feto e desempenham funções vitais como: nutrição, respiração, excreção e proteção.

Anexos Embrionários

Principais anexos embrionários:

Saco vitelínico ou vesícula vitelina: primeiro anexo a ser formado. Única fonte responsável pela nutrição do embrião de aves e répteis. Possui também a função de envolver o vitelo (reserva de nutrientes). Encontra-se reduzido em mamíferos, poisa função de nutrição é realizada pela placenta.

Âmnio: membrana que envolve o embrião. Os animais que possuem essa estrutura são chamados de amniotas, e os que não possuem, de anamniotas. É uma bolsa que delimita a cavidade amniótica, contendo em seu interior o líquido amniótico. Tem como principais funções, proteger o embrião contra choques térmicos e mecânicos e evitar a sua desidratação, proporcionando ambiente úmido para o desenvolvimento.

Cório, córion ou serosa: membrana mais externa envolve o embrião e os outros anexos embrionários, protegendo-os. Em répteis e aves, está localizada abaixo da casca do ovo. Nos mamíferos placentários, o cório se une ao alantoide formando a placenta.

Alantoide: em répteis e aves, a membrana do alantoide une-se a do cório, formando o alantocório, que fica localizado em contato com a casca do ovo, realizando as trocas gasosas entre o sangue do embrião e o ar atmosférico,exercendo função respiratória. Também retira parte do cálcio da casca e transfere-o para o esqueleto do feto, além de ter ligação com o intestino do embrião, que recebe as excretas e armazena na estrutura até o nascimento. Nos mamíferos auxilia a formação de vasos sanguíneos da placenta.

Placenta: exclusiva dos mamíferos placentários, não encontrada nos mamíferos que botam ovos.É formada pela interação entre o cório e o alantoide. Realiza a troca de substâncias entre mãe e embrião, possui função de nutrição, respiração, excreção e está relacionada com a produção de vários hormônios durante a gravidez.

Anexos Embrionários

Camila Correia

Veja também

Vasodilatação

Vasodilatação

PUBLICIDADE O que é Vasodilatação? Vasodilatação é a dilatação ou alargamento dos vasos sanguíneos. A …

Isópodes

Isópodes

PUBLICIDADE O que são Isópodes? Os Isópodes ou Isópodos pertencem a ordem Isopoda, da classe …

Aracnologia

Aracnologia

PUBLICIDADE O que é aracnologia? A aracnologia é um ramo da zoologia que estuda a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.