Breaking News
Home / Biologia / Gêmeo Parasita

Gêmeo Parasita

O que é gêmeo parasita?

PUBLICIDADE

Existem dois tipos de gestação de gêmeos: os univitelinos e os bivitelinos. Os gêmeos univitelinos são aqueles fecundados a partir do mesmo óvulo e um só espermatozoide, e que posteriormente se dividem, formando dois embriões, que compartilham a mesma placenta. São do mesmo sexo, idênticos e possuem o mesmo DNA.

Os gêmeos bivitelinos não são idênticos, podendo ser de ambos os sexos, são fecundados em dois óvulos diferentes por dois espermatozoides, ou seja, não ocorre divisão, além de não compartilharem a mesma placenta.

Gêmeo Parasita

O gêmeo parasita é considerado como uma má formação rara em um dos embriões. Ocorre a partir da mesma falha que pode originar gêmeos siameses. Ocorre quando um dos gêmeos univitelinos, não se desenvolve de forma completa e independente. Um feto adquire características completa, porém o outro não, se tornando assim parasitário. Mesmas estruturas como órgãos, tronco e/ou membros estão ligadas a qualquer região do corpo de seu gêmeo, sendo este considerado hospedeiro do gêmeo malformado. Geralmente são anencefálicos, não desenvolvendo estruturas cerebrais.

O termo parasita é usado, pois seu desenvolvimento ocorre de forma parasitária, o gêmeo malformado não é capaz de sobreviver e absorve nutrientes do hospedeiro.

Gêmeo Parasita

Gêmeos Siameses

São gêmeos univitelinos que nascem ligados por alguma região do corpo, podendo dividir órgãos, troncos e/ou membros. Não apresentam características de gêmeo parasita, pois possuem estruturas vitais e, podem viver normalmente. Em alguns casos podem ser separados através de cirurgia.

Fetus in fetu

Anomalia rara que ocorre devido à má formação de um dos embriões.Também considerado um tipo de gêmeo parasita, porém menos desenvolvido,que se torna uma massa que fica alojada dentro do corpo de seu gêmeo e, absorve nutrientes de seu hospedeiro. Pode apresentar resquícios de órgãos, tronco,membros, ossos, dentes e/ou cabelos.

O ideal é que se possível seja removido, já que pode se tornar um tumor.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Esfingomielina

PUBLICIDADE Definição Esfingomielina é qualquer grupo de fosfolipídios que ocorre principalmente no cérebro e medula …

Exoesqueleto

PUBLICIDADE Um exoesqueleto é a estrutura de suporte de um organismo que é a parte …

Cromatina

PUBLICIDADE A cromatina é uma substância dentro de um cromossomo que consiste em DNA e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *