Breaking News
Home / Biologia / Alelopatia

Alelopatia

PUBLICIDADE

O que é Alelopatia?

A Alelopatia deriva das palavras gregas alleton que significa mútuo e pathos definida como prejuízo. Ocorrem com plantas, bactérias, algas e fungos e, é usado principalmente para indicar qualquer efeito causado por substâncias químicas ou metabólitos secundários, que influenciam o desenvolvimento de outros indivíduos, atuando de forma direta ou indireta, sendo benéfico ou prejudicial. Este processo é entendido como interação entre indivíduos podendo ser bom ou ruim.

As plantas, por exemplo, liberam no ambiente uma grande variedade de metabólitos primários e secundários.Estas substâncias alelopáticas estão dissolvidas no substrato que é usado por outras plantas que vão crescer, podendo sofrer interferências diminuindo a germinação, desenvolvimento e reprodução.

Alelopatia

Plantas invasoras são capazes de produzir compostos químicos, que liberados no ambiente de outras, influenciam de forma favorável ou desfavorável o seu desenvolvimento que podem alterar o crescimento e produtividade destas. As interações planta-planta são a combinação de competição direta por fontes de luz, água e nutrientes. Devido à complexidade biológica destes mecanismos de ataque e defesa na natureza, é difícil diferenciar e identificar os efeitos de cada um.

A alelopatia é considerada importante principalmente quando uma planta invasora afeta uma espécie cultivada que causa prejuízos. Também tais substâncias podem atuar de forma favorável acelerando o crescimento.

Os agricultores enfrentam problemas com a infestação de plantas daninhas nas lavouras, elevando os custos da produção, sendo necessário o controle da produtividade quer pela competição direta ou pelos compostos alelopáticos liberados no meio.Um aspecto importante é a identificação de compostos aleloquímicos envolvidos nas interações entre plantas e seus possíveis mecanismos de ação.

Os alelos químicos têm sido utilizados como alternativa ao uso de defensivos agrícolas, devido ao fator que plantas têm defensivos naturais contra a ação de microrganismos, insetos, patógenos ou predadores, seja inibindo a ação destes ou estimulando o crescimento ou desenvolvimento das mesmas.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.