Breaking News
Home / Biologia / Organelas Celulares

Organelas Celulares

PUBLICIDADE

Existe uma analogia básica que nos ajuda a entender o que são as organelas celulares. Imagine uma cidade em funcionamento, pra que essa cidade cresça sem prejuízos, é necessário que todos os setores estejam funcionando em harmonia. Sendo assim, se as células eucariontes fossem uma cidade, de maneira geral, as organelas seriam cada parte da cidade que a mantém funcionando.

Essa separação dos compartimentos permite que as células atinjam maior tamanho, sem prejuízo as suas funções.

As células eucariontes são envoltas por membrana plasmática e são morfologicamente divididas entre citoplasma e núcleo. O citoplasma é constituído pela matriz (citosol) e pela organelas, que são pequenos “órgãos” com função específica e essencial para as células.

As principais organelas presentes nas células eucariontes animais são: mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomas e peroxissomas.

Organelas Celulares

Quem são?

Mitocôndrias

As mitocôndrias são corpúsculos alongados, que tem por função básica liberar energia gradualmente das moléculas que recebe dos alimentos, transformando em calor e ATP (adenosina-trifosfato).

Retículo Endoplasmático

O retículo endoplasmático (RE) são vesículas esféricas e túbulos que se comunicam. Dentro dele, há uma divisão, o rugoso e o liso. O retículo endoplasmático rugoso (RER), é chamado assim por ter na superfície das suas cavidades os ribossomos, onde são produzidas as proteínas.

Já o retículo endoplasmático Liso (REL), não possui ribossomos ligados na sua superfície, e são basicamente túbulos que produzem os lipídios, em especial o que compõe as membranas celulares (fosfolipídios).

Aparelho de Golgi

O aparelho de Golgi, ou complexo golgiense, é constituído por vesículas, que atuam como um centro de armazenamento e eliminação de substâncias que atuam fora da célula, como enzimas digestivas e o muco que lubrifica as paredes internas do corpo ou mesmo das proteínas produzidas pelos ribossomos.

Lisossomos

Os lisossomos atuam como um depósito de enzimas, utilizado para digerir partículas fagocitadas ou a renovação de suas próprias organelas, a autofagia.

Peroxissomas

Os peroxissomas são organelas em formato de vesículas. Exercem função de oxidar substâncias orgânicas como os ácidos graxos, para a síntese de colesterol, também usado como matéria prima na respiração celular.

Além das organelas básicas das células animais, nas células vegetais ou fotossintetizantes, temos a presença dos cloroplastos, considerados os centros da fotossíntese, além dos vacúolos citoplasmáticos que armazenam substâncias de nutrição e excreção.

Ana Rosa Calheiro Luz

Vídeo sobre as organelas celulares

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Um comentário

  1. Oi, gostei bastante desse artigo, ajudou muito na pesquisa que eu estou fazendo. Vocês só precisam mudar uma palavra logo abaixo da foto que tem os formatos das organelas. Na tabela abaixo da foto a função do complexo de golgi está escrita onde deveria estar centríolo. Mais uma vez, obrigado e parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.