Complexo Vitamínico B

complexo B compreende diversas substâncias que apresentam as características de se diferenciarem em sua estrutura química, em suas ações biológicas e terapêuticas e no teor de suas necessidades nutricionais.

A característica em comum é que são hidrossolúveis e que suas fontes habituais são representadas pelo fígado e o as leveduras (levedo de cerveja).

As vitaminas do complexo B ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular dos aparelho gastrintestinal.

As vitaminas do complexo B são coenzimas envolvidas nas produção de energia e podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade.

As vitaminas do complexo B devem sempre ser ingeridas juntas, mas uma determinada vitamina B poder ser consumida de duas a três vezes mais do que outra na tratamento de um determinado problema.

As vitaminas do Complexo B relacionam-se entre si e a maioria faz parte de sistemas enzimáticos essenciais.

Muitas estão envolvidas no metabolismo da energia e são necessárias ao bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular.

As vitaminas do Complexo B ajudam o processo que seu corpo usa para obter ou produzir energia a partir dos alimentos que você ingere. Eles também ajudam a formar glóbulos vermelhos.

Você pode obter vitaminas B de proteínas como peixes, aves, carnes, ovos e laticínios. Vegetais com folhas verdes, feijões e ervilhas também contêm vitaminas B. Muitos cereais e alguns pães possuem vitaminas B.

Não receber o suficiente de certas vitaminas B pode causar doenças. A falta de B12 ou B6 pode causar anemia

As vitaminas B são importantes para garantir que as células do corpo estejam funcionando corretamente. Eles ajudam o corpo a converter alimentos em energia (metabolismo), criar novas células sanguíneas e manter células saudáveis da pele, do cérebro e de outros tecidos do corpo.

Complexo Vitamínico B – Tipos

Vitamina B1 (Tiamina)

Complexo Vitamínico B

vitamina B1 (tiamina) funciona como uma coenzima na síntese de açúcares e aminoácidos. Foi descoberto na década de 1890 por Christiaan Eijkman, um médico militar holandês.

Ele estava tentando encontrar o micróbio responsável pelo beribéri, uma doença caracterizada por dormência nos membros, dificuldade para respirar e, por fim, morte.

Ele observou que a doença parecia estar ligada ao consumo de arroz branco e descobriu que seus sintomas podiam ser revertidos com a adição de polimento do arroz – o farelo removido durante a moagem do arroz.

Esses polimentos continham vitamina B1, também conhecida como tiamina.

A Vitamina B1 (Tiamina) melhora a circulação e ajuda a produção de ácido clorídrico, a formação de sangue e o metabolismo de carboidratos.

A tiamina afeta a energia, os problemas de crescimento e a capacidade de aprendizado e é necessária para a tonicidade muscular normal dos intestinos, estômago e coração.

A vitamina B1, a tiamina, permite que o corpo use carboidratos como energia. É essencial para o metabolismo da glicose e desempenha um papel fundamental na função nervosa, muscular e cardíaca.

Vitamina B2 (Riboflavina)

A Vitamina B2 (Riboflavina) é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e crescimento.

Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata. Ajuda no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.

A vitamina B2, ou riboflavina, é uma das oito vitaminas B essenciais para a saúde humana. Ele pode ser encontrado em grãos, plantas e produtos lácteos. É crucial para quebrar os componentes dos alimentos, absorver outros nutrientes e manter os tecidos.

Vitamina B3 (Niacina, Niacinamida, Ácido Nicotínico)

A vitamina B-3, também conhecida como niacina, é uma das oito vitaminas B. Ele desempenha um papel na conversão dos alimentos que comemos em energia.

Ajuda o corpo a usar proteínas e gorduras e mantém a pele, o cabelo e o sistema nervoso saudáveis.

vitamina B3 é necessária para a circulação adequada e pele saudável.

vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo.

A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação. A vitamina B3 também é eficaz no tratamento da esquizofrenia e outras doenças mentais.

Ácido Pantotênico (B5)

As pessoas precisam de B5 para sintetizar e metabolizar gorduras, proteínas e coenzima A.

A B5 é uma das vitaminas menos conhecidas, possivelmente porque as deficiências dela são raras.

A vitamina B5 também é conhecida como ácido pantotênico ou pantotenato. A palavra pantotênica vem do grego “pantou”, que significa em todos os lugares.

Quase todos os alimentos contêm pequenas quantidades de ácido pantotênico.

vitamina B5 é uma vitamina solúvel em água do grupo B de vitaminas. Ajuda a produzir energia quebrando gorduras e carboidratos. Também promove pele, cabelo, olhos e fígado saudáveis.

Conhecido com a vitamina “antiestresse”, o ácido pantotênico atua na produção dos hormônios supra-renais e na formação de anticorpos, auxilia a utilização de vitaminas a conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Esta vitamina é necessária para produzir esteroides vitais e cortisona na glândula supra-renal e é um elemento essencial da coenzima A.

Vitamina B6 (Piridoxina)

A vitamina B6 é uma vitamina que beneficia o sistema nervoso central e o metabolismo. Suas funções incluem transformar alimentos em energia e ajudar a criar neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina.

A vitamina B6 é uma das oito vitaminas B. Este grupo de vitaminas é importante para o funcionamento adequado das células. Eles ajudam no metabolismo, criando células sanguíneas e mantendo as células saudáveis.

Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 é uma vitamina solúvel em água, o que significa que se dissolve na água. O corpo não armazena vitamina B6 e libera qualquer excesso na urina, então as pessoas precisam ingerir vitamina B6 suficiente todos os dias.

A vitamina B6, ou piridoxina, é uma vitamina solúvel em água encontrada naturalmente em muitos alimentos, bem como adicionada a alimentos e suplementos.

A piridoxina participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. Afeta tanto a saúde física quanto a saúde mental. É benéfica se você sofre de retenção de líquido.

Vitamina B12 (Cianocobalamina)

A vitamina B12 é necessária para prevenir anemia. Auxilia a formação e longevidade das células. Essa vitamina também é necessária à digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além disso, a vitamina B12 previne danos aos nervos, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais.

A vitamina B12 é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal. Também pode ser adicionado a alimentos ou suplementos. A vitamina B12 é necessária para formar os glóbulos vermelhos e o DNA.

É também um elemento-chave na função e no desenvolvimento das células cerebrais e nervosas.

A deficiência pode ocorrer quando os níveis de vitamina B-12 são muito baixos. Isso pode levar a sintomas neurológicos irreversíveis.

Biotina (vitamina H ou B7)

biotina, também conhecida como vitamina H ou B7, é uma vitamina solúvel em água que ajuda o corpo a metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas. Vitaminas solúveis em água não são armazenadas no corpo, portanto, a ingestão diária é necessária.

A vitamina B7 não pode ser sintetizada por células humanas, mas é produzida por bactérias no corpo e está presente em vários alimentos.

A terapia com biotina pode ajudar a tratar algumas condições médicas da Trust Source. Algumas pessoas tomam suplementos para fortalecer as unhas e o cabelo, mas faltam evidências que apóiem esse uso.

A biotina ajuda no crescimento celular, produção de ácidos graxos, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e utilização das vitaminas do complexo B.

Quantidades suficientes são necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.

Colina

colina é necessária a transmissão nervosa, regulação biliar e funcionamento do fígado e formação de lecetina.

Minimiza o excesso de gordura no fígado, ajuda a produção de hormônio e é necessária ao metabolismo de lipídeos e colesterol. Sem colina o funcionamento do cérebro e memória ficam prejudicados.

Ácido Fólico

Considerado um alimento para o cérebro, o ácido fólico é necessário à produção de energia e formação das hemácias.

Folato (vitamina B-9)

O folato é encontrado em uma ampla variedade de alimentos, incluindo vegetais, legumes, ovos e frutas. É também conhecida como vitamina B-9.

Além do fígado de boi, a carne geralmente tem baixo teor de folato. Muitos alimentos também são fortificados com folato sintético ou ácido fólico.

O folato é uma das vitaminas B e é necessário para produzir glóbulos vermelhos e brancos na medula óssea, converter carboidratos em energia e produzir DNA e RNA.

A ingestão adequada de folato é extremamente importante durante os períodos de rápido crescimento, como gravidez, infância e adolescência.

PABA (Ácido Paraaminobenzóico)

Paba é um dos constituintes básicos do ácido fólico e também auxilia a utilização do ácido pantotênico.

Esse antioxidante ajuda a proteger contra queimaduras do sol e câncer de pele, atua como coenzima na quebra e utilização de proteína e ajuda a formação de hemácias.

O Complexo Vitamínico B da Nutrição Universal

Descrição do Fabricante: Cada tablete contém 350 mg de vitaminas do complexo B, em uma formulação superior de liberação lenta, conforme formulação abaixo.

Posologia: Como um suplemento nutricional, tome uma cápsula diariamente (de preferência com uma refeição, ou como recomendado pelo seu médico) ou mais como recomendado.

Apresentação: Frasco com 100 tabletes.

Vitamina B nos alimentos

Vitamina B

Embora as vitaminas do grupo B sejam encontradas em muitos alimentos, elas são solúveis em água e geralmente muito delicadas. Eles são facilmente destruídos, principalmente pelo álcool e pelo cozimento.

O processamento de alimentos também pode reduzir a quantidade de vitaminas do grupo B nos alimentos – destruindo-as, ou em farinhas brancas, pães brancos e arroz branco, removendo as partes que contêm a maioria das vitaminas do grupo B. Esta é uma das razões pelas quais as farinhas brancas, os pães brancos e o arroz branco são menos nutritivos que seus equivalentes integrais.

O corpo tem uma capacidade limitada de armazenar a maioria das vitaminas do grupo B (exceto B12 e folato, que são armazenados no fígado).

Uma pessoa que tem uma dieta pobre por alguns meses pode acabar com deficiência de vitaminas do grupo B. Por esse motivo, é importante que quantidades adequadas dessas vitaminas sejam ingeridas regularmente como parte de uma dieta nutritiva e bem balanceada.

Complexo Vitamínico B – Vitaminas

As vitaminas do Complexo B compreendem um conjunto de vitaminas:

B1 (Tiamina)
B2 (Riboflavina)
B3 (Niacina)
B5 (Ácido Pantoténico)
B6 (Piridoxina)
Biotina
Ácido Fólico
B12 (Nicotinamida)

O agrupamento destas vitaminas no mesmo complexo, deve-se ao facto de apresentarem uma inter-relação funcional e à sua distribuição comum na natureza. São hidrossolúveis (solúveis em água).

Para que se utiliza A função das vitaminas do Complexo B (com excepção do Ácido Fólico e da Vitamina B12) prende-se com a conversão em energia dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, presentes nos alimentos.

O Ácido Fólico e a Vitamina B12 estão metabolicamente inter-relacionadas, e a sua principal função é na síntese de DNA (ácido desoxirribonucleico) e na produção normal dos glóbulos vermelhos.Em que situações deve ser utilizado A função das vitaminas do Complexo B (com excepção do Ácido Fólico e da Vitamina B12) prende-se com a conversão em energia dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, presentes nos alimentos.

Como se utiliza

As vitaminas do Complexo B encontram-se em grande quantidade no fígado, coração e rins, na carne, peixe, ovos e leite, nos cereais, nas leguminosas, legumes e vegetais verdes e frutos secos.

Que precauções deve ter

Quando não deve ser utilizado

Que problemas podem surgir com a sua utilização Manifestações de excesso

Uma vez que são hidrossolúveis, as vitaminas do Complexo B não se acumulam no organismo em quantidades apreciáveis, sendo o seu excesso eliminado pela urina.

Manifestações de carência

As vitaminas do Complexo B mantêm uma relação estreita, de modo que a ingestão inadequada de uma pode prejudicar a utilização das outras. A deficiência discreta de uma vitamina do Complexo B, isoladamente, não apresenta sintomas clínicos evidentes.

Modo e quantidade de administração

Devem ser ingeridas diariamente através dos alimentos, para se evitar a deficiência e interrupção das funções fisiológicas normais.

O que fazer em caso de utilização excessiva

A quem se dirigir em caso de utilização excessiva devem ser ingeridas diariamente através dos alimentos, para se evitar a deficiência e interrupção das funções fisiológicas normais.

Perigos durante a gravidez e a amamentação