Breaking News
Home / Biologia / Aldosterona

Aldosterona

PUBLICIDADE

Aldosterona – Hormônio

A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele desempenha um papel importante na saúde cardiovascular.

A aldosterona é é um hormônio produzido na seção externa (córtex) das glândulas supra-renais, que ficam acima dos rins.

A aldosterona desempenha um papel central na regulação da pressão arterial, principalmente por atuar em órgãos como o rim e o cólon para aumentar a quantidade de sal (sódio) reabsorvido na corrente sanguínea e aumentar a quantidade de potássio excretado na urina. A aldosterona também faz com que a água seja reabsorvida junto com o sódio; isso aumenta o volume sanguíneo e, portanto, a pressão arterial.

aldosterona afeta a capacidade do corpo de regular a pressão arterial. Ele envia o sinal para órgãos, como rim e cólon, que podem aumentar a quantidade de sódio que o corpo envia para a corrente sanguínea ou a quantidade de potássio liberado na urina.

O hormônio também faz com que a corrente sanguínea reabsorva água com o sódio para aumentar o volume sanguíneo. Todas essas ações são essenciais para aumentar e diminuir os vasos sanguíneos. Indiretamente, o hormônio também ajuda a manter o pH do sangue e os níveis de eletrólitos.

A aldosterona está intimamente ligada a dois outros hormônios: renina e angiotensina, que criam o sistema renina-angiotensina-aldosterona. Este sistema é ativado quando o corpo experimenta uma diminuição no fluxo sanguíneo para os rins, como após uma queda na pressão arterial ou uma queda significativa no volume sanguíneo após uma hemorragia ou lesão grave.

A renina é responsável pela produção de angiotensina, que causa a liberação de aldosterona. Depois que o corpo é reidratado e tem níveis adequados de sal no sangue, os níveis de renina caem e, como resultado, os níveis de aldosterona diminuem.

O que é aldosterona?

aldosterona é um hormônio mineralocorticóide essencial à vida porque regula a quantidade de eletrólitos no corpo.

É secretado pelo córtex adrenal, parte da glândula adrenal, e é responsável pela reabsorção de sódio na corrente sanguínea. Esse hormônio também estimula a excreção de potássio.

Os níveis de sódio e potássio são regulados simultaneamente pela aldosterona, ajudando a manter a pressão arterial e os fluidos corporais.

Se os níveis desse hormônio perderem a sincronia, podem ocorrer problemas no corpo.

Níveis elevados podem causar pressão alta, cãibras musculares e fraqueza, enquanto níveis baixos podem indicar uma doença, como diabetes.

Freqüentemente, os níveis de aldosterona variam entre os sexos e podem ser afetados pela quantidade de sódio na dieta de uma pessoa.

As mulheres costumam apresentar níveis significativamente mais elevados durante a gravidez.

O hormônio renina, que é produzido pelo rim, ajuda a regular a liberação de aldosterona, e os níveis de ambos os hormônios são frequentemente comparados para fins de diagnóstico.

Um teste de aldosterona pode ser realizado para determinar a causa de potássio alto ou baixo no sangue ou de certas condições, como insuficiência cardíaca ou doença renal.

Na maioria das vezes, os níveis de aldosterona são determinados por meio de um exame de sangue. Um teste de urina pode ser solicitado como alternativa, embora seja incomum.

As pessoas que estão sendo testadas quanto aos seus níveis hormonais podem ser solicitadas a interromper o uso de certos medicamentos que podem afetar os resultados, incluindo certos suplementos hormonais e alguns medicamentos que controlam a pressão alta. O paciente também pode ser obrigado a comer uma dieta específica pelo período de duas semanas antes do teste.

Os valores laboratoriais normais podem variar ligeiramente e a precisão dos resultados do teste pode depender da preparação adequada conforme recomendado por um profissional médico.

Ele ou ela irá discutir os resultados do teste com o paciente e explicar o que os valores significam durante uma consulta de acompanhamento.

O que a aldosterona faz no corpo?

Aldosterona – secreção de potássio e reabsorção de sódio

aldosterona é um hormônio esteróide.

Sua principal função é regular o sal e a água no corpo, tendo efeito sobre a pressão arterial.

O que acontece quando os níveis de aldosterona estão altos?

Normalmente, a aldosterona equilibra o sódio e o potássio no sangue.

Mas muito desse hormônio pode fazer com que você perca potássio e retenha sódio.

Esse desequilíbrio pode fazer com que seu corpo retenha muita água, aumentando o volume de sangue e a pressão arterial.

O que acontece se a aldosterona for bloqueada?

Também é possível ter níveis baixos de aldosterona. A insuficiência adrenal primária, uma doença que causa perda geral da função adrenal, pode ser uma causa.

Pacientes com insuficiência adrenal primária causando níveis baixos de aldosterona podem apresentar pressão arterial baixa, níveis elevados de potássio e letargia.

Que doenças causam altos níveis de aldosterona?

O hiperaldosteronismo é um distúrbio endócrino que envolve uma ou ambas as glândulas supra-renais criando uma quantidade excessiva de um hormônio chamado aldosterona.

Várias coisas podem causar isso, incluindo:

Um bloqueio ou estreitamento da artéria renal.
Doença hepática crônica.
Insuficiência cardíaca.
Medicamentos diuréticos.

Como a aldosterona é controlada?

A aldosterona faz parte de um grupo de hormônios ligados, que formam o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

A ativação deste sistema ocorre quando há diminuição do fluxo sanguíneo para os rins após a perda de volume de sangue ou uma queda na pressão arterial (por exemplo, devido a uma hemorragia).

A renina é uma enzima que leva a uma série de reações químicas resultando na produção de angiotensina II, que por sua vez estimula a liberação de aldosterona.

aldosterona causa um aumento na reabsorção de sal e água do rim para a corrente sanguínea, aumentando assim o volume sanguíneo, restaurando os níveis de sal e a pressão sanguínea.

Fonte: www.mayoclinic.org/www.wisegeekhealth.com/www.yourhormones.info/i.ytimg.com/www.healthline.com/www.hormone.org/www.health.harvard.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …