Breaking News
Home / Biologia / Fósseis

Fósseis

PUBLICIDADE

Como sabemos que os dinossauros existiram? Esta pergunta está muito relacionada à presença de fósseis.

Mas afinal, o que são fósseis? 

Fósseis nada mais são do que vestígios de seres vivos, como animais, plantas, insetos e outros preservados. Podem ser ainda considerados fósseis os dentes e ossos de animais vertebrados, as conchas, como também as pegadas, rastros e marcas deixados por estes seres vivos, como também os excrementos, ovos, entre outros, que foram preservados.

A palavra fóssil significa “tirado da terra”, ou seja, é qualquer vestígio que é extraído de rochas ou, inclusive, de outros materiais naturais. Eles são muito importantes como ferramentas de estudo, ou seja, servem de referência para cientistas compreenderem como era o ambiente há milhares de ano, além das mudanças pelas quais o clima terrestre passou. É como se os fósseis contassem uma história de quem vivou em eras anteriores a humanidade: eles são um registro do que havia no planeta Terra.

Fósseis

Os fósseis são ferramentas que permitem ao ser humano inferir sobre a reconstrução de seres vivos de uma determinada época, como também teorizar como estes seres interagiam. Os fósseis também permitem entender como era o clima do passado, auxiliam na datação de estratos rochosos, permite reconhecer ambientes do passado e aventar como era a geografia terrestre. Enfim, são uma fonte rica de estudos.

Para a formação de um fóssil é preciso, muitas vezes, milhares de anos, além de haver a necessidade de condições específicas. Não basta simplesmente um ser vivo morrer para se tornar um fóssil: é preciso que as condições propiciem a formação deste importante material de estudos.

Quando um ser vivo morre, ele entra em processo de decomposição. Para a formação de um fóssil, é preciso que o corpo fique isolado destes agentes decompositores. E mesmo enterradas, as partes moles acabam por sofrer degradação.

Alguns aspectos são de grande importância para a fossilização, como a presença de um esqueleto mineralizado resistente, além de haver condições geoquímicas e características ambientais propícias, entre outras.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

INSTITUTO NACIONAL DE ENGENHARIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Em busca dos fósseis. Abril de 2007. Disponível em: <http://www.lneg.pt/download/2765/busca_fosseis.pdf>. Acesso em 27/05/2017

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síntese de Proteínas

PUBLICIDADE O que é a síntese de proteínas? A síntese de proteínas é um processo …

Teoria do Encaixe Induzido

PUBLICIDADE O que é a teoria do encaixe induzido? A teoria do encaixe induzido foi proposta …

Sinalização Celular

PUBLICIDADE O que é sinalização celular? A sinalização celular é um processo de comunicação entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.