Breaking News
Home / Biologia / Inflorescência

Inflorescência

PUBLICIDADE

Definição

inflorescência é uma brotação florida que contém mais de uma flor.

inflorescência é definida como um aglomerado de flores em um ramo ou um sistema de ramos. No entanto, também se aplica à ordem de floração ou padrão dessas flores, bem como a forma como são arranjadas.

Todas as plantas com flores, de ervas daninhas a árvores, têm um padrão de floração específico chamado inflorescência.

Existem seis tipos principais de inflorescência, divididos em duas categorias – inflorescência determinada e inflorescência indeterminada.

Inflorescência determinada significa que as flores mais jovens estão no fundo da estrutura e as mais antigas no topo.

Inflorescência indeterminada significa que as flores mais jovens estão no topo da estrutura, e as flores mais antigas estão no fundo.

O que é Inflorescência?

Uma inflorescência é categorizada com base no arranjo de flores em um eixo principal (pedúnculo) e pelo momento de seu florescimento (determinado e indeterminado).

Uma inflorescência é um grupo ou grupo de flores dispostas em um caule que é composto de um ramo principal ou um arranjo complicado de ramos.

Morfologicamente, é a parte modificada da parte aérea das plantas de sementes onde as flores são formadas.

As modificações podem envolver o comprimento e a natureza dos entrenós e da filotaxia, bem como variações nas proporções, compressões, inchaços, adnações, conexões e redução dos eixos principal e secundário. Inflorescência também pode ser definida como a porção reprodutiva de uma planta que contém um grupo de flores em um padrão específico.

O caule que sustenta toda a inflorescência é chamado de pedúnculo e o eixo maior (incorretamente referido como tronco principal), segurando as flores ou mais ramos dentro da inflorescência, é chamado de raque.

O caule de cada flor é chamado de pedicelo.

Uma flor que não faz parte de uma inflorescência é chamada de flor solitária e seu pedúnculo é também chamado de pedúnculo.

Qualquer flor em uma inflorescência pode ser referida como uma florzinha, especialmente quando as flores individuais são particularmente pequenas e nascem em um aglomerado apertado. O estágio de frutificação de uma inflorescência é conhecido como uma infrutescência.

As Inflorescências – Botânica

Inflorescência
Inflorescência

Inflorescências são estruturas complexas com muitas funções.

Na antese, apresentam as flores de maneiras que permitem a transferência de pólen e a otimização do sucesso reprodutivo da planta.

Durante o desenvolvimento de flores e frutos, fornecem nutrientes para as flores e frutos em desenvolvimento.

Na maturação da fruta, eles suportam os frutos antes da dispersão e facilitam a dispersão eficaz de frutos e sementes.

Do ponto de vista estrutural, as inflorescências desempenharam papéis importantes nos estudos sistemáticos e filogenéticos.

Como unidades funcionais, facilitam a reprodução e são amplamente moldadas pela seleção natural.

Resumo

Inflorescências influenciam diretamente o sucesso reprodutivo de uma planta, apresentando flores no espaço e no tempo.

Eles conectam os estágios vegetativos no ciclo de vida de uma planta com as flores, fornecendo o contexto no qual a transferência eficaz de pólen e o conjunto de frutas ocorrem.

Sua enorme diversidade fenotípica levanta questões sobre seu significado funcional e evolutivo. Sua produção inicia o crescimento reprodutivo e requer extensas mudanças no meristema vegetativo e no programa de desenvolvimento subjacente do corpo da planta.

Todos esses aspectos de estrutura e função foram moldados, pelo menos até certo ponto, pela seleção natural.

Estudos recentes têm continuado a investigação da estrutura e função inflorescência através de uma ampla gama de disciplinas, incluindo genética do desenvolvimento, simulação de computador, ecologia da polinização, biologia reprodutiva experimental, filogenia e biologia evolutiva.

Uma inflorescência é uma coleção de flores em um padrão de ramificação particular que não contém folhas de tamanho normal entre as flores.

Embora existam muitos tipos de inflorescência a serem encontrados em plantas com flores (angiospermas), cada espécie tem sua própria forma de inflorescência, que varia apenas minimamente em plantas individuais. No entanto, se uma planta tiver apenas uma única flor, ou fizer muitas flores isoladas espalhadas em uma árvore com folhas intercaladas, nenhuma inflorescência estará presente.

Inflorescências (às vezes chamadas de hastes de flores) podem ser divididas em duas categorias principais, com muitos tipos dentro de cada.

Essas duas categorias são determinadas e indeterminadas, e podem ser distinguidas pela ordem em que as flores amadurecem e se abrem.

Determinadas inflorescências amadurecem de cima para baixo (ou de dentro para fora, dependendo da forma geral da inflorescência).

Em outras palavras, as flores mais antigas e, portanto, maiores (ou botões de flores) em uma inflorescência determinada estão localizadas no topo (ou centro), enquanto as flores mais jovens podem ser encontradas na parte inferior (ou borda externa). Assim, as flores amadurecem de cima para baixo (ou de dentro para fora).

A situação é invertida para inflorescências indeterminadas: as flores mais jovens estão no topo e as flores mais antigas são encontradas no fundo.

Flores em uma inflorescência indeterminada amadurecem de baixo para cima (ou no exterior).

Os termos determinado e indeterminado referem-se ao número potencial de flores produzidas por cada inflorescência.

Em uma determinada inflorescência, o número de flores produzidas é determinado pela maneira pela qual a inflorescência é montada. Uma inflorescência indeterminada pode continuar produzindo mais flores em sua ponta, se as condições forem favoráveis e, portanto, mais flexíveis no número de flores.

Cada uma das duas grandes categorias de inflorescências pode ser dividida em tipos específicos.

Para as inflorescências indeterminadas, os tipos mais simples são o espigão, racemo, umbel, panícula e cabeça. O espigão tem uma única haste não ramificada com as flores ligadas diretamente ao caule. Um racimo é semelhante, mas as flores têm suas próprias hastes curtas, que estão presas ao tronco principal. Um umbel tem flores com hastes que todas anexam no mesmo ponto no tronco principal, resultando em uma aparência de guarda-chuva que pode ser plana ou arredondada. As panículas são altamente ramificadas com pequenas flores individuais. Uma cabeça tipicamente tem flores individuais muito pequenas que são coletadas em uma estrutura densamente organizada; girassóis e margaridas são bons exemplos.

Inflorescências determinadas tendem a ser mais ramificadas e incluem o cime, dichasium (a unidade básica de um cyme) e corymb(racimo). Um cimeira é uma inflorescência ramificada, onde todos os pedicelos e galhos de flores se originam no mesmo ponto. Um dicásio é mais alongado e um corymb é plano. Todos esses tipos básicos podem ser modificados e / ou reiterados, resultando em inflorescências complexas que podem ser muito difíceis de identificar.

Inflorescências servem como um caminho para uma planta maximizar seu sucesso reprodutivo.

As flores são coletadas em estruturas vistosas para atrair os polinizadores, aumentar a produção de sementes ou auxiliar na dispersão de sementes.

As inflorescências podem resultar em plataformas adequadas para insetos ou pássaros.

Algumas inflorescências são resistentes e protegem as partes florais dos danos dos elementos ou da polinização dos mamíferos.

Fonte: www.maximumyield.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.encyclopedia.com/www.thefreedictionary.com/biology.stackexchange.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.