Breaking News
Home / Biologia / Pragas Biológicas

Pragas Biológicas

O que são Pragas Biológicas

PUBLICIDADE

Quando consultamos a palavra praga no dicionário encontramos, entre os significados, “grande quantidade de coisas importunas, de animais nocivos”. Logo, Praga Biológica é qualquer tipo de população de um organismo que tem um crescimento exagerado, podendo causar várias consequências. As pragas biológicas podem ser urbanas, infecciosas, agrícolas, entre outras.

Tipos de Pragas

Na agricultura, existem diversos tipos de praga que causam enorme prejuízo econômico. Só para se ter ideia, umas das principais culturas agrícolas – a cana-de-açúcar – pode ser atacada por mais de 80 tipos de pragas, como besouros, cigarrinhas, cupins, fungos, bactérias, entre outras.

Segundo estudos, a cada 1% de perdas ocasionadas pela broca na cultura da cana-de-açúcar (quando levado em consideração uma produtividade de 80 toneladas), se perde 616 quilos de cana, 28 quilos de açúcar e 16 litros de álcool. Quando levado em consideração a ação da cigarrinha-da-raiz, por sua vez, ela pode causar perda de 1,5% na produção de açúcar. Ou seja: quando descontroladas, as pragas levam a grandes prejuízos.

Quanto às pragas agrícolas, é importante ressaltar que, na agricultura, existe o MIP (Manejo Integrado de Pragas). Este tipo de manejo busca a gestão de ecossistemas, de forma a prevenir as pragas, combinando os melhores tratamentos para seu controle. O MIP busca controlar as pragas de forma a mantê-las num nível que não cause danos econômicos, utilizar medidas não químicas e, quando necessário o uso de pesticidas, selecionando e aplicando o mais indicado, de forma a reduzir os impactos causados pelo uso destes produtos.

Pragas Biológicas

Já entre as pragas urbanas, por exemplo, podemos citar baratas, pombos, ratos, aranhas, escorpiões, traças, cupins, formigas, entre outros organismos que acabam por se proliferar em áreas urbanas, causando uma série de perdas, doenças, entre outros problemas para a saúde humana.

Por sua vez, as pragas infecciosas são aquelas que causam doenças. Podemos citar, desta forma, as epidemias (doenças que atacam simultaneamente grande número de pessoas em uma determinada área), pandemias (enfermidade epidêmica amplamente disseminada) e endemias (ocorre habitualmente e com incidência significativa em dada população ou região). Estas doenças podem ser causadas por bactérias, parasitas, vírus, fungos, protozoários, entre outros organismos patogênicos.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

FUNBIO. Procedimentos operacionais para manejo de pragas. 2013. Disponível em: <http://www.funbio.org.br/wp-content/uploads/2013/07/Procedimentos-Operacionais-do-Funbio-para-Manejo-de-Pragas-Em-revis%C3%A3o.pdf>. Acesso em 12/06/17.

ROSSETTO, R.; SANTIAGO, A.D. Árvore do conhecimento – cana-de-açucar. dISPONÍVELS em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONTAG01_53_711200516718.html>. Acesso em 12/06/17.

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.