Breaking News
Home / Biologia / Vasodilatação

Vasodilatação

PUBLICIDADE

O que é Vasodilatação?

Vasodilatação é a dilatação ou alargamento dos vasos sanguíneos. A vasodilatação causa aumento do fluxo sanguíneo através dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão sanguínea

O sistema simpático atua inervando os vasos sanguíneos. Já as fibras nervosas parassimpáticas atuam em outros órgãos do corpo como coração e pulmões, para transmitir a mensagem de vasodilatação pelos neurotransmissores. Transmissão do impulso nervoso ocorre pelo recebimento dos neurotransmissores no órgão alvo. O aumento do neurotransmissor noradrenalina em seus receptores causa a vasoconstrição. Já a sua diminuição leva a vasodilatação. Quando ocorre a vasodilatação ocorre menor trabalho do coração para bombear o sangue.

Vasodilatação

Alguns tipos de vasodilatadores:

Inibidores da ECA: são inibidores da enzima conversora da angiotensina, eles bloqueiam a produção da angiotensina ll, que é uma substância química que faz os vasos sanguíneos se contraírem, tendo uma maior quantidade de sangue, a carga de trabalho do coração diminui e são usados para pacientes com insuficiência cardíaca.

Bloqueadores dos canais de cálcio: reduzem a carga de trabalho do coração, pois bloqueia a contração dos vasos sanguíneos do mesmo, possuem um efeito lento, mas agem diretamente no músculo do coração.

Bloqueadores dos receptores de angiotensina ll: possuem os mesmos efeitos dos inibidores da ECA, mas agem diferentemente, pois impede a produção de angiotensina ll e bloqueia sua ação nos músculos que revestem os vasos sanguíneos, dessa forma diminui indiretamente a carga de trabalho do coração. Diuréticos tiazídicos: são medicamentos que aumentam a eliminação de urina pelos rins, fazendo com que o corpo descarte líquidos e minerais, incluindo o sódio. São usados por pessoas que tem hipertensão leve.

Inibidores adrenérgicos centrais: interferem nos sinais do cérebro que fazem os vasos sanguíneos se contraírem.

Nitratos: dilatam as veias do corpo e funcionam diretamente nos músculos dos vasos sanguíneos do coração, fazendo com que relaxem e aumentando o fluxo de sangue rico em oxigênio.

Suplementos nutricionais ou remédios fitoterápicos intensificam os efeitos dos vasodilatadores.

Suplemento vasodilatador: faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, permitindo que mais oxigênio e nutrientes alcancem as células musculares.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.