Breaking News
Home / Biologia / Vasodilatação

Vasodilatação

PUBLICIDADE

O que é Vasodilatação?

Vasodilatação é a dilatação ou alargamento dos vasos sanguíneos. A vasodilatação causa aumento do fluxo sanguíneo através dos vasos sanguíneos e diminuição da pressão sanguínea

O sistema simpático atua inervando os vasos sanguíneos. Já as fibras nervosas parassimpáticas atuam em outros órgãos do corpo como coração e pulmões, para transmitir a mensagem de vasodilatação pelos neurotransmissores. Transmissão do impulso nervoso ocorre pelo recebimento dos neurotransmissores no órgão alvo. O aumento do neurotransmissor noradrenalina em seus receptores causa a vasoconstrição. Já a sua diminuição leva a vasodilatação. Quando ocorre a vasodilatação ocorre menor trabalho do coração para bombear o sangue.

Vasodilatação

Alguns tipos de vasodilatadores:

Inibidores da ECA: são inibidores da enzima conversora da angiotensina, eles bloqueiam a produção da angiotensina ll, que é uma substância química que faz os vasos sanguíneos se contraírem, tendo uma maior quantidade de sangue, a carga de trabalho do coração diminui e são usados para pacientes com insuficiência cardíaca.

Bloqueadores dos canais de cálcio: reduzem a carga de trabalho do coração, pois bloqueia a contração dos vasos sanguíneos do mesmo, possuem um efeito lento, mas agem diretamente no músculo do coração.

Bloqueadores dos receptores de angiotensina ll: possuem os mesmos efeitos dos inibidores da ECA, mas agem diferentemente, pois impede a produção de angiotensina ll e bloqueia sua ação nos músculos que revestem os vasos sanguíneos, dessa forma diminui indiretamente a carga de trabalho do coração. Diuréticos tiazídicos: são medicamentos que aumentam a eliminação de urina pelos rins, fazendo com que o corpo descarte líquidos e minerais, incluindo o sódio. São usados por pessoas que tem hipertensão leve.

Inibidores adrenérgicos centrais: interferem nos sinais do cérebro que fazem os vasos sanguíneos se contraírem.

Nitratos: dilatam as veias do corpo e funcionam diretamente nos músculos dos vasos sanguíneos do coração, fazendo com que relaxem e aumentando o fluxo de sangue rico em oxigênio.

Suplementos nutricionais ou remédios fitoterápicos intensificam os efeitos dos vasodilatadores.

Suplemento vasodilatador: faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, permitindo que mais oxigênio e nutrientes alcancem as células musculares.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Pinheirais

Pinheirais

PUBLICIDADE O que são pinheirais? Os pinheiros (gênero Pinus) são espécies de coníferas da família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.