Breaking News
Home / Biologia / Sociobiologia

Sociobiologia

PUBLICIDADE

O que é a sociobiologia?

Sociobiologia também conhecida como biossociologia é o estudo do comportamento social dos animais através dos conceitos aplicados pela etologia (estudo do comportamento natural animal), evolução, genética e sociologia. O termo foi popularizado em 1975 por Edward Osborne Wilson, em seu livro Sociobiologia: A Nova Síntese.

O objeto da sociobiologia é o comportamento, sendo assim, heranças culturais e genéticas são fatores que influenciam no estudo, cujo valor para tal varia conforme pesquisador. O homem, por exemplo, necessitava interagir antes mesmo das grandes sociedades. Conforme defendido, o cérebro dos humanos também sofreu pressões evolutivas, que o adaptaram a determinadas situações. A sociobiologia tem o propósito de explicar, por exemplo, a razão que leva certos animais a viverem isolados e outros em sociedades.

Sociobiologia

Essa disciplina defende que os sentimentos e comportamentos dos animais, não são apenas adquiridos culturalmente e socialmente, mas sim em partes são heranças genéticas. Entretanto os seres humanos apresentam um fator que os diferenciam da maioria dos animais, pois são influenciados por mais um fator social: a cultura.

A mesma pode atuar em transformações na maneira como os humanos interagem com o ambiente, independente de sua herança genética, ou seja, a herança cultural do ser humano pode modificar seu comportamento social sem levar em conta a sua herança genética.

Para os sociobiólogos, o comportamento é um produto dos genes com o ambiente.A cultura e os genes não devem ser vistos como antagônicos no comportamento social, mas sim como fatores que interagem. Porém essa teoria divide opiniões entre os pesquisadores. Essas interpretações são muito confundidas com o darwinismo social, que se baseia na ideia que o comportamento humano evoluiu através da seleção natural.

Um exemplo de comportamento social entre os animais são as formigas e abelhas, denominadas como insetos sociais. Estes se organizam e cada um desempenha uma determinada função para sobrevivência do grupo.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.