Breaking News
Home / Biologia / H. pylori

H. pylori

PUBLICIDADE

H. pylori – O que é

H. pylori é um tipo comum de bactéria que cresce no trato digestivo e tem tendência a atacar o revestimento do estômago. As infecções por H. pylori geralmente são inofensivas, mas são responsáveis pela maioria das úlceras no estômago e no intestino delgado.

O “H” no nome é abreviação de Helicobacter. “Helico” significa espiral, o que indica que as bactérias têm forma espiral.

H. pylori costuma infectar seu estômago durante a infância. Embora as infecções com esta cepa de bactéria normalmente não causem sintomas, elas podem levar a doenças em algumas pessoas, incluindo úlceras pépticas e uma condição inflamatória dentro do estômago conhecida como gastrite.

H. pylori está adaptado para viver no ambiente áspero e ácido do estômago.

Essas bactérias podem alterar o ambiente ao seu redor e reduzir sua acidez para que possam sobreviver. A forma espiral do H. pylori permite que eles penetrem no revestimento do estômago, onde são protegidos por muco e as células imunológicas do seu corpo não são capazes de alcançá-los.

As bactérias podem interferir na sua resposta imunológica e garantir que não sejam destruídas. Isso pode causar problemas de estômago.

H. pylori – Tipo de bactéria

Helicobacter pylori (H. pylori) é um tipo de bactéria que causa infecção no estômago. É a principal causa de úlceras pépticas, e também pode causar gastrite e câncer de estômago.

H. pylori geralmente não causa sintomas. Mas pode quebrar o revestimento interno de proteção no estômago de algumas pessoas e causar inflamação. Isso pode levar a gastrite ou úlcera péptica.

Os pesquisadores não sabem ao certo como o H. pylori se espalha. Eles acham que isso pode se espalhar por comida e água impuras, ou pelo contato com a saliva de uma pessoa infectada e outros fluidos corporais.

A úlcera péptica causa uma dor incômoda ou ardente no estômago, especialmente quando você tem o estômago vazio. Tem a duração de minutos a horas e pode ir e vir por vários dias ou semanas.

Também pode causar outros sintomas, como inchaço, náusea e perda de peso.

Se você tiver os sintomas de uma úlcera péptica, seu médico irá verificar se você tem H. pylori.

Há exames de sangue, respiração e fezes para verificar se há H. pylori.

Em alguns casos, você pode precisar de uma endoscopia alta, geralmente com uma biópsia.

Helicobacter pylori causa inflamação crônica (gastrite)
invadindo o revestimento do estômago

A infecção por Helicobacter pylori (H. pylori) ocorre quando um tipo de bactéria chamada Helicobacter pylori (H. pylori) infecta seu estômago. Isso geralmente acontece durante a infância.

Uma causa comum de úlcera péptica, a infecção por H. pylori pode estar presente em mais da metade das pessoas no mundo.

A maioria das pessoas não percebe que tem infecção por H. pylori, porque nunca fica doente. Se você desenvolver sinais e sintomas de úlcera péptica, seu médico provavelmente testará a infecção por H. pylori.

Se você tiver infecção por H. pylori, ela pode ser tratada com antibióticos.

H. pylori – Sintomas

A maioria das pessoas com infecção por H. pylori nunca terá sinais ou sintomas. Não está claro por que isso acontece, mas algumas pessoas podem nascer com mais resistência aos efeitos nocivos do H. pylori.

Quando a infecção leva a uma úlcera, os sintomas podem incluir dor abdominal, especialmente quando seu estômago está vazio à noite ou algumas horas após as refeições.

A dor é geralmente descrita como uma dor aguda e pode ir e vir. Comer ou tomar medicamentos antiácidos pode aliviar essa dor.

Quando sinais ou sintomas ocorrem com infecção por H. pylori, eles podem incluir:

Uma dor ou dor ardente no abdômen
Dor abdominal que é pior quando o estômago está vazio
Náusea
Perda de apetite
Arroto frequente
Inchaço
Perda de peso involuntária

No entanto, esses são sintomas comuns que podem ser causados por outras condições. Alguns dos sintomas da infecção por H. pylori também ocorrem em pessoas saudáveis.

Se algum desses sintomas persistir ou você estiver preocupado com eles, é sempre melhor consultar seu médico. Se você notar sangue ou uma coloração preta em suas fezes ou vômito, você deve consultar seu médico.

H. pylori – Causas

Ainda não se sabe exatamente como as infecções por H. pylori se espalham. A bactéria coexistiu com humanos por muitos milhares de anos.

Acredita-se que as infecções se espalhem da boca de uma pessoa para outra. Eles também podem ser transferidos das fezes para a boca.

Isso pode acontecer quando uma pessoa não lava bem as mãos depois de usar o banheiro. O H. pylori também pode se espalhar pelo contato com água ou alimentos contaminados.

Acredita-se que as bactérias causam problemas estomacais quando penetram no revestimento mucoso do estômago e geram substâncias que neutralizam os ácidos estomacais.

Isso torna as células do estômago mais vulneráveis aos ácidos agressivos. O ácido estomacal e o H. pylori juntos irritam o revestimento do estômago e podem causar úlceras no estômago ou duodeno, que é a primeira parte do intestino delgado.

H. pylori – Diagnóstico

H. pylori

Seu médico examinará sua saúde anterior e fará um exame físico.

Você também pode precisar de testes, incluindo:

Exames de sangue: Eles verificam a existência de células (anticorpos) que combatem infecções, o que significa que você tem a bactéria.
Cultura de fezes: Este teste procura por qualquer bactéria anormal em seu trato digestivo que pode causar diarreia e outros problemas. Uma pequena amostra de fezes é coletada e enviada a um laboratório. Em 2 ou 3 dias, o teste mostrará se você tem alguma bactéria anormal.
Teste de antígeno fecal: Este teste coleta uma amostra de fezes para verificar a presença da bactéria H. pylori.
Testes de respiração: Eles podem verificar se há carbono depois de engolir um comprimido de ureia que contém moléculas de carbono. Se o carbono for encontrado, isso significa que o H. pylori produziu a enzima urease. Esta enzima torna os ácidos do estômago menos ácidos. Isso enfraquece o revestimento mucoso do estômago.
Endoscopia superior, também chamada de EGD (esofagogastroduodenoscopia): Este teste examina o revestimento do tubo alimentar (esôfago), estômago e duodeno (a primeira parte do intestino delgado). Ele usa um tubo fino e iluminado ou endoscópio. O tubo tem uma câmera em uma extremidade. O tubo é colocado na boca e na garganta. Em seguida, desce para o esôfago, estômago e duodeno. Seu médico pode ver o interior desses órgãos. Uma pequena amostra de tecido (biópsia) é coletada, se necessário. A amostra de tecido pode mostrar se você tem a enzima urease. Ele também pode verificar as bactérias que estão lá.

H. pylori – Prevenção

Em áreas do mundo onde a infecção pelo H. pylori e suas complicações são comuns, os médicos algumas vezes testam pessoas saudáveis para o H. pylori. Se existe um benefício para tratar H. pylori quando você não tem sinais ou sintomas de infecção é controverso entre os médicos.

Fonte: medlineplus.gov/www.healthline.com/www.mayoclinic.org/www.cedars-sinai.org

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.