Breaking News

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
Home / Biologia / Gêmeos Fraternos

Gêmeos Fraternos

PUBLICIDADE

O que são gêmeos fraternos?

Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são provenientes de óvulos diferentes. Durante a ovulação, a mulher libera dois ou mais óvulos (no mesmo ou em diferentes momentos durante o ciclo) e, cada um é fecundado por um espermatozoide diferente. Denomina-se dizigótico quando ocorrem duas fecundações, ou seja, dois óvulos são liberados durante a ovulação e fecundados por dois espermatozoides. Formam-se, assim, dois zigotos distintos, cada um com seu próprio DNA e desenvolvimento separado.

Os gêmeos fraternos não são idênticos e os zigotos formados vão se desenvolver independentes um do outro, em placentas diferentes e com constituição genética diferente. Esta gestação tem grandes chances de ocorrer quando o casal faz tratamentos para ter filhos. Em algumas técnicas, vários óvulos fertilizados in vitro são implantados no útero, para que tenha uma maior chance de sucesso.

Gêmeos Fraternos

Gêmeos fraternos não são mais parecidos ou diferentes do que quaisquer dois irmãos seriam. Se os gêmeos são um menino e uma menina, claramente eles são gêmeos fraternos, pois não possuem o mesmo DNA. Um menino tem cromossomos XY e uma menina tem cromossomos XX. Gêmeos menino-menina ocorre quando um óvulo X é fertilizado com um espermatozoide X e um espermatozoide Y fertiliza o outro óvulo X.

Os gêmeos idênticos, univitelinos ou monozigóticos são formados quando um óvulo fecundado por um espermatozoide se divide em duas ou mais células completas. Estas células continuam seu desenvolvimento embrionário, formando gêmeos idênticos, que possuem o mesmo código genético, o mesmo sexo, dividem a mesma placenta e são morfologicamente idênticos.

O termo monozigótico significa que só houve uma fecundação, ou seja, um único óvulo foi fecundado por um único espermatozoide. Esse tipo de gêmeos é menos comum que os fraternos. Durante a vida, apesar de possuírem o mesmo genótipo, os gêmeos univitelinos apresentam algumas diferenças em seus fenótipos, devido a fatores externos, tais como: alimentação, cigarro, álcool, atividades físicas, etc.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Biociência

PUBLICIDADE Definição A biociência é qualquer ciência que lide com os aspectos biológicos dos organismos …

Plasmídeos

PUBLICIDADE Plasmídeo é um segmento de DNA independente dos cromossomos e capaz de replicação, que …

Mutação

PUBLICIDADE Uma mutação ocorre quando um gene de DNA é danificado ou alterado de maneira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.