Breaking News
Home / Biologia / Plantas Invasoras

Plantas Invasoras

PUBLICIDADE

O que são plantas invasoras?

Uma espécie invasora é uma espécie que não é nativa de um local específico, ou seja, é uma espécie introduzida e, que tem uma tendência a se espalhar até um grau que possa causar danos ao meio ambiente, à economia humana ou à saúde humana.

Normalmente, uma espécie introduzida deve sobreviver com baixa densidade populacional antes de se tornar invasora em um novo local. Em baixas densidades populacionais, pode ser difícil para as espécies introduzidas se reproduzirem e se manterem, de modo que uma espécie pode alcançar um local várias vezes antes de se estabelecer.

Uma espécie introduzida pode se tornar invasora se puder competir com espécies nativas por recursos como nutrientes, luz, espaço físico, água ou alimento. Se estas espécies evoluíram sob grande competição ou predação, então o novo ambiente pode abrigar menos competidores capazes, permitindo que o invasor prolifere rapidamente.

Plantas Invasoras

Os ecossistemas em que estão sendo usados ​​podem ser modelados como sistemas que qualquer ganho para o invasor é uma perda para o nativo. No entanto, tal superioridade competitiva e extinção de espécies nativas com populações crescentes de invasoras não é uma regra, em alguns casos, as espécies interagem umas com as outras mais diretamente.

Espécies invasoras frequentemente coexistem com espécies nativas por um período prolongado e, gradualmente, a capacidade competitiva superior de uma espécie invasora se torna aparente à medida que sua população se torna maior e mais densa e se adapta à sua nova localização.

As espécies invasoras podem alterar seu ambiente liberando compostos químicos, modificando fatores abióticos ou afetando o comportamento dos herbívoros, criando um impacto positivo ou negativo sobre outras espécies. Uma espécie invasora pode ser capaz de usar recursos que antes não estavam disponíveis para espécies nativas, como fontes de águas profundas acessadas por uma raiz principal longa ou a capacidade de viver em tipos de solo anteriormente desabitados.Enquanto todas as espécies competem para sobreviver, as espécies invasoras parecem ter características específicas que lhes permitem superar as espécies nativas.

Os traços comuns de espécies invasivas incluem o seguinte:

– Crescimento rápido;

– Reprodução rápida;

– Alta capacidade de dispersão;

– Plasticidade fenotípica (a capacidade de alterar a forma de crescimento de acordo com as condições atuais);

– Tolerância de uma ampla gama de condições ambientais (competência ecológica);

– Capacidade de viver de uma ampla gama de tipos de alimentos (generalista);

– Associação com os seres humanos;

– Invasões bem sucedidas anteriores.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.