Breaking News
Home / Biologia / Diversidade Genética

Diversidade Genética

PUBLICIDADE

O que é diversidade genética?

Os seres vivos são formados por genes, que contém as características de cada espécie. Os genes são a sequência específica de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas informações sobre as características herdadas, ou seja, é a unidade fundamental da hereditariedade.

Diversidade genética pode ser definida como a quantidade de diferenças que há entre sequências de DNA presentes em diferentes indivíduos, gerada principalmente por fenômenos de recombinações e mutações genéticas.

Toda mutação ou processo de melhoramento nos seres vivos só é possível com a mesma.É considerada matéria prima da seleção natural, devido todo processo desta última ser dependente da ideia de diversidade genética.

Diversidade Genética

O material genético varia, mesmo que essa variação seja muito discreta, mas varia entre os membros de uma mesma espécie, por exemplo: os cães são de uma mesma espécie, porém existem variações. Dentro de qualquer população há alguma diversidade genética.

O processo de mutação, ao alterar sequências de DNA gera a variabilidade.A diversidade genética mede a variação genética dentro de cada espécie, tanto entre populações geograficamente separadas como entre os indivíduos de uma determinada população.

Caso o indivíduo não tiver descendentes,a diversidade gerada terá sido perdida para as próximas gerações, processo este denominadode deriva genética.

Essa diversidade é de fundamental importância para que populações de seres vivos se adaptem ao meio ambiente. Quanto maior a diversidade genética, mais adaptável está à espécie para resistir às mudanças ambientais, pois irá possuir características específicas para sua melhor adaptação.

As ações de degradação da natureza é uma das responsáveis pela diminuição da diversidade genética de muitas espécies.A interferência humana, o desmatamento, a poluição e a caça predatória são as principais causas que afetam negativamente a diversidade genética de espécies vegetais e animais em várias partes do mundo.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Hominídeos

PUBLICIDADE As definições recentes mais usadas são: Hominídeo – o grupo que consiste em todos …

Polipeptídeo

PUBLICIDADE Definição Os polipeptídeos ajudam a formar proteínas ligando vários aminoácidos. As proteínas são criadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.