Breaking News
Home / Biologia / Hemoglobina

Hemoglobina

PUBLICIDADE

Definição

A hemoglobina é uma proteína no sangue que contém ferro e é usada para transportar oxigênio ao redor do corpo humano.

A hemoglobina é encontrada nos glóbulos vermelhos de todos os vertebrados, além dos peixes de sangue branco.

Como a hemoglobina é vermelha, os glóbulos vermelhos são vermelhos. Existem milhões de moléculas de hemoglobina em cada glóbulo vermelho e milhões de glóbulos vermelhos no corpo humano.

Quando a hemoglobina tem oxigênio, é chamada de oxihemoglobina.

Em síntese: A hemoglobina é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos. Ele dá o sangue a sua cor vermelha, e seu trabalho é transportar oxigênio por todo o corpo

Estrutura

A hemoglobina é feita de três partes: uma molécula de Hemo ou heme, uma cadeia de globina e um átomo de ferro. Hemo ou heme é uma molécula orgânica.

Isso significa que contém carbono. Cada molécula de hemoglobina tem quatro cadeias de globina, quatro moléculas de heme e quatro átomos de ferro. Globin é uma proteína que está no corpo. Cada corrente de globina envolve um heme. O átomo de ferro vai no meio da molécula de heme. Quando a hemoglobina está nos pulmões, ela pega oxigênio em seu hema e leva-a ao resto do corpo.

O que é Hemoglobina?

hemoglobina é um componente à base de proteína de glóbulos vermelhos, que é principalmente responsável pela transferência de oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. É realmente a razão pela qual os glóbulos vermelhos parecem vermelhos, embora o sangue rico em oxigênio seja visivelmente mais brilhante do que o sangue pobre que retorna ao coração e aos pulmões. A hemoglobina fresca é produzida na medula óssea conforme necessário.

A criação deste componente é controlada por um código genético complicado. Como os bebês por nascer obtêm seu sangue oxigenado de suas mães e não seus próprios pulmões, duas substâncias separadas chamadas hemoglobina alfa e gama combinam com vários átomos de nitrogênio e um átomo de ferro.

Isso permite que o feto receba sangue rico em oxigênio sem a respiração. Uma vez que a criança nasce, no entanto, o corpo substitui a gama com uma nova variante chamada hemoglobina beta. A combinação destas duas substâncias continua durante toda a vida.

Essencialmente, a hemoglobina desenvolve uma fome de moléculas de oxigênio. Quando o sangue é transportado para os pulmões, as proteínas, que contêm átomos de ferro, atraem o oxigênio disponível. Esse sangue oxigenado viaja em toda a corrente sanguínea, liberando oxigênio nos músculos e órgãos. Os glóbulos vermelhos gastos são transferidos para o sistema gastrointestinal para eliminação e novos glóbulos vermelhos ocupam seu lugar na corrente sanguínea.

Este sistema contínuo de proteínas de hemoglobina que obtêm oxigênio dos pulmões e entregá-lo às células é baseado em condições ideais, no entanto. Às vezes, as proteínas alfa ou beta produzidas pelo código genético não são perfeitamente formadas, como no caso da anemia falciforme. Um dos componentes tem a forma de uma foice, fazendo com que se forme uma ligação imperfeita.

A anemia significa que os glóbulos vermelhos têm níveis suficientes de ferro. Sem um átomo de ferro, o pigmento danificado da hemoglobina não pode atrair oxigênio nos pulmões com muita eficácia, se for o caso. O resultado pode ser um processo de desperdício lento que leva à disfunção completa do corpo.

Hemoglobina
A hemoglobina torna os glóbulos vermelhos vermelhos

hemoglobina também pode ser comprometida por doenças do sangue, como diabetes ou câncer. Muitos exames de sangue padrão incluíram uma verificação geral dos níveis de hemoglobina. A quantidade de glicose na corrente sanguínea pode variar de hora para hora, mas um exame deste componente geralmente fornece uma leitura mais precisa para os diabéticos.

Outra dificuldade com a hemoglobina é a afinidade por outros gases que não o oxigênio. É 200 vezes mais atraído pelo monóxido de carbono que o oxigênio, por exemplo. Isso significa que alguém que respira o monóxido de carbono do escape do automóvel pode substituir o oxigênio nos pulmões por um veneno.

Se houver hemoglobina suficiente exposta ao monóxido de carbono, o resultado pode ser o mesmo que a asfixia. Os fumantes de cigarros que respiram regularmente em monóxido de carbono podem comprometer até 20% do suprimento total de oxigênio pulmonar.

Essa atração para outros gases pode realmente ser benéfica em circunstâncias controladas. Também é atraído pelos gases utilizados durante os procedimentos de anestesia antes da cirurgia. O óxido nitroso ou outro anestésico respirável é levado ao cérebro através da hemoglobina, o que permite que a equipe cirúrgica controle o nível de consciência do paciente. À medida que o oxigênio é reintroduzido nos pulmões do paciente, o pigmento se refresca e os outros gases tornam-se produtos de resíduos.

Sintomas

Baixa contagem de hemoglobina

Uma baixa contagem de hemoglobina é um resultado de teste de sangue comumente observado. A hemoglobina (Hb ou Hgb) é uma proteína nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio em todo o corpo.

Em muitos casos, uma baixa contagem de hemoglobina é apenas um pouco menor do que o normal e não afeta a forma como se sente. Se ficar mais grave e causar sintomas, sua baixa contagem de hemoglobina pode indicar que você tem anemia.

Uma baixa contagem de hemoglobina é geralmente definida como menos de 13,5 gramas de hemoglobina por decilitro (135 gramas por litro) de sangue para homens e menos de 12 gramas por decilitro (120 gramas por litro) para mulheres. Em crianças, a definição varia de acordo com a idade eo sexo. O limiar difere ligeiramente de uma prática médica para outra.

Causas

Normalmente baixa contagem de hemoglobina

Uma contagem de hemoglobina ligeiramente baixa nem sempre é um sinal de doença – pode ser normal para algumas pessoas. As mulheres que estão grávidas costumam ter baixas contagens de hemoglobina.

Baixas contagens de hemoglobina associadas a doenças e condições

Uma baixa contagem de hemoglobina pode ser associada a uma doença ou condição que faz com que seu corpo tenha poucas células vermelhas do sangue.

Isso pode ocorrer se:

Seu corpo produz menos glóbulos vermelhos do que o habitual
Seu corpo destrói os glóbulos vermelhos mais rápido do que eles podem ser produzidos
Você sofre perda de sangue

Doenças e condições que fazem com que seu corpo produzem menos glóbulos vermelhos do que o normal incluem:

Anemia aplástica
Câncer
Certos medicamentos, como medicamentos anti-retrovirais para infecção pelo HIV e medicamentos de quimioterapia para câncer e outras condições
Doença renal crônica
Cirrose (cicatrização do fígado)
Linfoma de Hodgkin (doença de Hodgkin)
Hipotiroidismo (tireoide inferior)
Anemia por deficiência de ferro
Envenenamento por chumbo
Leucemia
Mieloma múltiplo
Síndromes mielodisplásicas
Linfoma não-Hodgkin
Anemia por deficiência de vitaminas

Doenças e condições que causam o seu corpo destruir os glóbulos vermelhos mais rápido do que eles podem ser feitos incluem:

Baço alargado (esplenomegalia)
Hemólise
Porfiria
Anemia falciforme
Talassemia
Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos)

Uma baixa contagem de hemoglobina também pode ser devido à perda de sangue, o que pode ocorrer por causa de:

Hemorragia de uma ferida
Hemorragia no trato digestivo, como por úlceras, câncer ou hemorróidas
Hemorragia no trato urinário
Doação freqüente de sangue
Menorragia (sangramento menstrual pesado)

Resumo

Hemoglobina, também hemoglobina soletrada, proteína contendo ferro no sangue de muitos animais – nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) de vertebrados – que transporta oxigênio para os tecidos. A hemoglobina forma uma ligação instável e reversível com o oxigênio; no estado oxigenado, ele se chama oxihemoglobina e é vermelho brilhante; No estado reduzido, é azul violáceo.

A hemoglobina se desenvolve em células da medula óssea que se tornam glóbulos vermelhos.

Quando as células vermelhas morrem, a hemoglobina é quebrada: o ferro é recuperado, transportado para a medula óssea por proteínas chamadas transferrinas e usado novamente na produção de novos glóbulos vermelhos; o restante da hemoglobina é a base da bilirrubina, um produto químico que é excretado na bile e dá às fezes sua característica cor amarela-marrom.

Cada molécula de hemoglobina é constituída por quatro grupos de heme que cercam um grupo de globina, formando uma estrutura tetraédrica. Heme, que representa apenas 4 por cento do peso da molécula, é composto por um composto orgânico semelhante a um anel conhecido como uma porfirina à qual está ligado um átomo de ferro.

É o átomo de ferro que liga o oxigênio enquanto o sangue viaja entre os pulmões e os tecidos. Existem quatro átomos de ferro em cada molécula de hemoglobina, que, consequentemente, pode ligar quatro átomos de oxigênio. Globina consiste de dois pares de cadeias polipeptídicas ligadas.

Fonte: www.webmd.com/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/wiki.kidzsearch.com/www.britannica.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Replicação Viral

Replicação Viral

PUBLICIDADE Definição Como o vírus não possui estrutura celular, o processo de reprodução em vírus …

Gêmeos Fraternos

Gêmeos Fraternos

PUBLICIDADE O que são gêmeos fraternos? Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são provenientes de óvulos diferentes. …

aspirina

Antipirético

PUBLICIDADE Antipirético: Algo que reduz a febre. Existem 3 classes de medicamentos antipiréticos vendidos sem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.