Breaking News
Home / Biologia / Mitocôndrias

Mitocôndrias

O que são Mitocôndrias

PUBLICIDADE

Por Mitocôndria se compreende uma organela presente na maior parte das células eucarióticas (aquelas quem tem o núcleo separado por membrana).

Esta organela é uma das mais importantes: ela é responsável pela respiração celular, utilizando substâncias orgânicas, como a glicose, entre outras, para a conversão destas em energia para as atividades celulares.

As mitocôndrias de forma geral, podem ser consideradas o motor das células. São as mitocôndrias que transformam a energia química dos metabólitos do citoplasma em energia que é facilmente utilizada pelas células, sob a forma de ATP (adenosina trifosfato). Por serem o “motor”, elas são encontradas em grandes quantidades em células que demandam grande consumo energético, como as células do sistema nervoso, coração e sistema muscular.

Estrutura

As mitocôndrias contam com duas membranas, sendo uma interna e outra externa, as quais são separadas pelo espaço intermembranoso. A membrana interna conta com várias dobras, chamadas cristas mitocondriais. O formato dobrado permite ampliar a superfície dessa membrana, que delimita a matriz mitocondrial. É na matriz mitocondrial que se encontram ribossomos, enzimas, além da presença de água e íons, como também há DNA e RNA.

Detalhe: as mitocôndrias apresentam DNA próprio, que estão presentes como filamentos duplos e circulares, semelhantes aos cromossomos bacterianos.

Estrutura da Mitocôndria

Teoria endossimbiótica 

Segundo uma teoria proposta pela bióloga Lynn Margulis, em 1981, as primeiras células eucarióticas não tinham capacidade de fazer fotossíntese ou mesmo ter um metabolismo aeróbio. Segundo esta teoria, chamada Endossimbiótica, as mitocôndrias e os cloroplastos (presentes em células vegetais) se originaram graças a uma associação simbiótica: organismos procariontes autotróficos foram englobados pelas células, sem que tivesse ocorrido degradação. Por fim, esses organismos acabaram por fazer uma simbiose com a célula.

Nesta associação, as células passaram a oferecer um ambiente ideal para esses novos organismos que, em troca, faziam o processo de respiração aeróbia (mitocôndrias) ou respiração fotossintética (cloroplastos). Com o decorrer do tempo, esta associação se tornou obrigatória, fazendo com que as células ficassem incapacitadas de viver isoladas das mitocôndrias ou cloroplastos.

Curiosidade: as mitocôndrias e os cloroplastos apresentam DNA próprio, além de apresentarem muitas características em comum com os procariontes.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

JUNQUEIRA L.C.; CARNEIRO J. Histologia básica. 10ª edição. 2004.

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica: Lehninger. ArtMed, 2014.

Mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas presentes em todas as células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos variados, possuem grande mobilidade, localizando-se em sítios intracelulares onde há maior necessidade de energia, pois sua função principal é a produção de ATP.

Mitocôndrias
Mitocôndria

Esse compartimento é formado por duas camadas de membrana, uma externa, altamente permeável que possui proteínas formadoras de poros (porinas) que permitem o trânsito livre de moléculas, e uma interna, altamente especializada e mais fina que se dobra formando pregas chamadas cristas. Dentro da membrana interna existe uma substância amorfa onde estão os ribossomos, o DNA mitocondrial e as enzimas, responsáveis pelas várias funções da mitocôndria. E entre as membranas está o espaço intermembrana, que contém várias enzimas e onde acumula prótons transportados da matriz

Mitocôndrias
Estrutura de uma Mitocôndria

Portal São Francisco

Veja também

Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE O que é a água de reuso? É grande a preocupação com a disponibilidade …

Torniquete

PUBLICIDADE Definição Um torniquete pode ser definido como um dispositivo de constrição ou compressão usado …

cetose

Cetose

PUBLICIDADE Definição Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.