Breaking News
Home / Biologia / Ciclo Estral

Ciclo Estral

PUBLICIDADE

O que é ciclo estral?

ciclo estral ou o ciclo estro são as alterações fisiológicas recorrentes que são induzidas pelos hormônios reprodutivos na maioria das fêmeas de mamíferos.

Os ciclos de cio iniciam após a maturidade sexual nas mulheres e são interrompidos por fases de anestro (fase em que o ciclo sexual repousa) ou por gravidez.

Os mamíferos compartilham o mesmo sistema reprodutivo, incluindo o sistema hipotalâmico regulador que produz o hormônio liberador de gonadotropina, a glândula pituitária que secreta o hormônio folículo estimulante e o hormônio luteinizante, e o próprio ovário que libera hormônios sexuais, incluindo estrogênios e progesterona.

No entanto, as espécies variam significativamente no funcionamento. Uma diferença é que animais que têm ciclos de estro reabsorvem o endométrio se a concepção não ocorrer durante esse ciclo.

Animais que têm ciclos menstruais perdem o endométrio através da menstruação.

Outra diferença é a atividade sexual. Em espécies com ciclos de estro, as fêmeas geralmente são sexualmente ativas apenas durante a fase de estro de seu ciclo. Isso também é chamado de cio.

Alguns animais podem apresentar corrimento vaginal com sangue. Em contraste, as fêmeas de espécies com ciclos menstruais podem ser sexualmente ativas a qualquer momento do ciclo, mesmo quando não estão prestes a ovular.

Ciclo Estral
Ciclo Estral

Os seres humanos têm ciclos menstruais, em vez de ciclos de estro. Eles, diferentemente da maioria das outras espécies, têm a ovulação oculta, uma falta de sinais externos óbvios para sinalizar a receptividade estral na ovulação. Há, no entanto, sinais sutis aos quais humanos podem responder favoravelmente, incluindo mudanças no cheiro e na aparência facial.

Algumas pesquisas também sugerem que as mulheres tendem a ter mais pensamentos sexuais e são mais propensas à atividade sexual antes da ovulação.

Os animais com ciclos de estro muitas vezes apresentam inconfundíveis manifestações externas de receptividade, desde genitais ingurgitados e coloridos a mudanças comportamentais.

ciclo estral é o principal ciclo reprodutivo de outras espécies fêmeas de vertebrados não primatas, por exemplo ratos, camundongos, cavalos, porcos possuem esta forma de ciclo reprodutivo.

A maioria dos mamíferos torna-se sexualmente receptiva (expressa o estro) e ovula espontaneamente em intervalos definidos.

A fêmea só permitirá que o macho acasale durante um período restrito que coincide com a ovulação.

A ineficiência da reprodução é atribuída em parte a períodos prolongados de estro; assim, a fêmea pode precisar ser cruzada várias vezes para aumentar as chances de concepção (por exemplo, a égua e o cachorro).

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.