Citogenética – Definição

Citogenética é o estudo dos cromossomos, da sua estrutura e da sua hereditariedade, que são os portadores visíveis do material hereditário. A citogenética é uma ciência de fusão, que une a citologia (o estudo das células) à genética (o estudo da variação herdada).

A análise cromossômica é indicada como um procedimento diagnóstico de rotina para uma série de situações clínicas, como problemas precoces de crescimento e desenvolvimento, perdas reprodutivas, problemas de infertilidade, história familiar e gestação em idade avançada.

Atualmente, a análise dos cromossomos e do genoma tornou-se um procedimento diagnóstico muito importante na medicina clínica.

Citogenética – Genética

Citogenética é o ramo da genética que estuda a estrutura do DNA dentro do núcleo da célula. Este DNA é condensado durante a divisão celular e forma cromossomos.

citogenética estuda o número e a morfologia dos cromossomos. Usando técnicas de bandas cromossômicas (citogenética clássica) ou hibridização com sondas marcadas com fluorescência (citogenética molecular).

O número e a morfologia dos cromossomos em uma célula de uma determinada espécie são sempre constantes, na maioria das células do corpo (com exceção das células reprodutivas e outras como o fígado). Essa é uma característica de cada espécie, em humanos como o número de cromossomos é 46.

Citogenética

O estudo dos cromossomos, que são longas fitas de DNA e proteínas que contêm a maior parte da informação genética de uma célula.

citogenética envolve o teste de amostras de tecido, sangue ou medula óssea em um laboratório para procurar alterações nos cromossomos, incluindo cromossomos quebrados, ausentes, reorganizados ou extras.

As alterações em certos cromossomos podem ser um sinal de uma doença ou condição genética ou de alguns tipos de câncer.

citogenética pode ser usada para ajudar a diagnosticar uma doença ou condição, planejar o tratamento ou descobrir se o tratamento está funcionando bem.

O que é citogenética?

Citogenética

citogenética é um campo da genética que se concentra principalmente na célula, sua estrutura e como suas partes funcionam.

Também se concentra particularmente nos cromossomos e em como eles estão relacionados a vários distúrbios hereditários.

Pesquisas e experimentos no campo da citogenética geralmente envolvem cromossomos defeituosos que podem dizer como distúrbios e doenças são instigados.

O estabelecimento de quantos cromossomos estão presentes em um ser humano levou ao surgimento da citogenética.

A descoberta de que algumas doenças são consistentemente indicadas por algumas alterações cromossômicas também foi um grande fator para tornar a citogenética um importante campo de pesquisa. Desde então, muitos processos tecnológicos e químicos foram inventados para auxiliar na observação e análise de cromossomos. Entre esses processos estão a hibridização genômica comparativa comumente usada (CGH) e a hibridização fluorescente “in situ” (FISH).

Tanto o CGH quanto o FISH geralmente envolvem trabalho de laboratório, então citogeneticistas são técnicos e cientistas que geralmente estão “atrás dos holofotes”, por assim dizer, garantindo que os médicos obtenham as informações corretas sobre uma determinada doença.

FISH é uma técnica que acende os cromossomos usando moléculas fluorescentes para especificar quaisquer anomalias no arranjo cromossômico.

Essas anomalias geralmente apareceriam em uma cor diferente daquela dos cromossomos normais. CGH, por outro lado, é um método que pode detectar quaisquer alterações perturbadoras nos cromossomos, como em amostras de cistos malignos. Em ambos os métodos, as amostras são frequentemente observadas ao microscópio, uma vez que os cromossomos são muito pequenos.

Amostras de cromossomos são extraídas de sangue, fluidos amnióticos, biópsias de tumores e medula óssea. Até mesmo tecidos da pele e do cordão umbilical de um bebê podem ser usados para obter amostras.

Essas amostras seriam então cultivadas para multiplicar as células e, quando houvesse células suficientes, as amostras seriam inseridas em uma máquina chamada centrífuga que separa as células da amostra de outros materiais que não serão usados na análise.

As células da amostra são então colocadas na lâmina usando um conta-gotas e envelhecidas por vários dias, após o que a amostra está pronta para ser analisada.

citogenética desempenha um papel significativo na área médica, pois os resultados laboratoriais ajudam os médicos a diagnosticar uma doença e decidir sobre o melhor tratamento para o paciente. Este campo é especialmente útil para doenças hereditárias e congênitas, como retardo mental, síndrome de Down e síndrome de Edward. O câncer e a infertilidade também podem obter um melhor diagnóstico e tratamento.

citogenética também tem sido um fator vital na prevenção de câncer, observando os preditores de genes que indicam as chances de desenvolver câncer.

Fonte: www.genome.gov/biociencia.org/www.wisegeek.com/www.cancer.gov/www.cibmtr.org/www.biocod.com.br/Escola Paulista de Medicina