Breaking News
Home / Biologia / Alelos

Alelos

PUBLICIDADE

Os alelos são as diferenças, formas alternativas entre os genes, ou seja, os alelos são as diversas formas de um determinado gene, ocupando um loco, que é a posição do gene no cromossomo.

Um gene é um pedaço do DNA, que é capaz de gerar uma característica, devido ao processo de transcrição e tradução.Um gene é formado por várias partes e os alelos são tais partes.

Os genes são encontrados nos cromossomos, estes formados por uma cadeia longa de DNA. Em organismos diploides, como os humanos, os cromossomos provêm do pai e da mãe. A maioria dos seres humanos apresenta 46 cromossomos.Cada cromossomo possui vários genes responsáveis por alguma característica no organismo.Para cada gene existem dois alelos, um herdado do pai e outro da mãe.Na espécie humana existem 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares de cromossomos não sexuais (autossomos) e um par de cromossomos sexuais (XY em homens e XX mulheres).

Por exemplo, o gene A que determina a presença de chifres em determinado animal.Tal gene possui dois alelos, sendo A e a. O alelo A determina a presença de chifres e o alelo a determina a ausência de chifres. Mesmo que no lócus exista um alelo A e outro a (Aa), o animal terá a característica que foi manifestada pelo alelo dominante. A maioria das características observadas é controlada por vários genes e cada um com numerosos alelos.

Os alelos são sempre representados por letras, sendo representado por letra maiúscula quando é dominante e se expressa, por exemplo, AA ou Aa; ou por letra minúscula quando se expressa apenas aos pares (Ex.: aa).

Cromossomos homólogos: são cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

Homozigoto: indivíduo que apresenta uma característica determinada por alelos iguais, por exemplo: AA ou aa.

Heterozigoto: indivíduo que possui uma determinada característica determinada por dois alelos diferentes, por exemplo, Aa.

Alelos

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Risco Biológico

PUBLICIDADE Definição de Risco biológico Os perigos biológicos ou Riscos biológico são substâncias orgânicas que representam uma ameaça …

Carragenina

PUBLICIDADE Definição de Carragenina A carragenina é um aditivo alimentar comum extraído de algas vermelhas, usada principalmente …

Algas Vermelhas

PUBLICIDADE Definição de Algas Vermelhas Todas as algas marinhas podem ser amplamente divididas em três …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.