Breaking News
Home / Biologia / Aracnologia

Aracnologia

PUBLICIDADE

O que é aracnologia?

A aracnologia é um ramo da zoologia que estuda a classe dos aracnídeos, do filo artrópodes. Tal classe é composta por aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros, opiliões, etc. Os profissionais da área recebem o nome de aracnólogos.

Os aracnídeos possuem uma capacidade incrível de adaptação, conquistando uma diversidade de ambientes. Há cerca de60 mil espécies identificadas, porém pode chegar até 200 mil, segundo estimativa feita pelos especialistas levando em consideração as descobertas constantes. A maioria pertence ao meio terrestre, embora exista um grupo de ácaros adaptados ao ambiente de água doce e marinho.

Aracnologia

O corpo desses animais geralmente é dividido em cefalotórax e abdome, diferem de outros artrópodes por não possuírem antenas, nem mandíbulas, eles possuem como estrutura desenvolvida as quelíceras, fato que deu ao grupo o nome de animais quelicerados, ao contrário dos insetos que recebem o nome de animais mandibulados.

Além das quelíceras os aracnídeos possuem um par de pedipalpos, estrutura exclusiva dos quelicerados.Possuem presença de quatro pares de patas. Ao contrário dos insetos que possuem olhos compostos, os aracnídeos possuem apenas olhos simples.

As aranhas e escorpiões possuem glândulas de veneno para paralisar suas presas. Nas aranhas essas glândulas estão associadas às quelíceras e nos escorpiões ao aguilhão, que corresponde a uma modificação do último seguimento do pós-abdome. O veneno da maioria desses animais não é tóxico para o homem, porém existem espécies que podem apresentar algum perigo, existindo soro contra a picada dos mesmos.

A maioria das espécies é predadora, como as aranhas e escorpiões, porém no grupo dos ácaros e carrapatos ocorrem espécies parasitas de plantas e de animais.A digestão das aranhas, escorpiões e opiliões é extracorpórea, secretando enzimas digestivas no alimento para depois sugá-lo para o interior do estômago.

Carrapatos geralmente são hematófagos. Ácaros podem ser herbívoros ou detritívoros, se alimentam de escamas de pele. A excreção é realizada por túbulos de malpighi semelhantes ao dos insetos e também por glândulas localizadas na base da pata denominada glândulas coxais.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Ovelha Dolly

Ovelha Dolly

PUBLICIDADE O que é a Ovelha Dolly? Dolly era uma ovelha doméstica fêmea, e o …

Progestina

PUBLICIDADE O termo progestina geralmente se refere a uma forma sintética do hormônio feminino progesterona, …

Pleiotropia

Pleiotropia

PUBLICIDADE O que é pleiotropia? A pleiotropia ocorre quando um gene influencia duas ou mais características …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.