Breaking News
Home / Biologia / Aracnologia

Aracnologia

PUBLICIDADE

O que é aracnologia?

aracnologia é um ramo da zoologia que estuda a classe dos aracnídeos, do filo artrópodes. Tal classe é composta por aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros, opiliões, etc.

Os profissionais da área recebem o nome de aracnólogos.

Os aracnídeos possuem uma capacidade incrível de adaptação, conquistando uma diversidade de ambientes.

Há cerca de60 mil espécies identificadas, porém pode chegar até 200 mil, segundo estimativa feita pelos especialistas levando em consideração as descobertas constantes.

A maioria pertence ao meio terrestre, embora exista um grupo de ácaros adaptados ao ambiente de água doce e marinho.

AracnologiaAracnologia

O corpo desses animais geralmente é dividido em cefalotórax e abdome, diferem de outros artrópodes por não possuírem antenas, nem mandíbulas, eles possuem como estrutura desenvolvida as quelíceras, fato que deu ao grupo o nome de animais quelicerados, ao contrário dos insetos que recebem o nome de animais mandibulados.

Além das quelíceras os aracnídeos possuem um par de pedipalpos, estrutura exclusiva dos quelicerados.Possuem presença de quatro pares de patas. Ao contrário dos insetos que possuem olhos compostos, os aracnídeos possuem apenas olhos simples.

As aranhas e escorpiões possuem glândulas de veneno para paralisar suas presas. Nas aranhas essas glândulas estão associadas às quelíceras e nos escorpiões ao aguilhão, que corresponde a uma modificação do último seguimento do pós-abdome. O veneno da maioria desses animais não é tóxico para o homem, porém existem espécies que podem apresentar algum perigo, existindo soro contra a picada dos mesmos.

A maioria das espécies é predadora, como as aranhas e escorpiões, porém no grupo dos ácaros e carrapatos ocorrem espécies parasitas de plantas e de animais.A digestão das aranhas, escorpiões e opiliões é extracorpórea, secretando enzimas digestivas no alimento para depois sugá-lo para o interior do estômago.

Carrapatos geralmente são hematófagos. Ácaros podem ser herbívoros ou detritívoros, se alimentam de escamas de pele.

A excreção é realizada por túbulos de malpighi semelhantes ao dos insetos e também por glândulas localizadas na base da pata denominada glândulas coxais.

Aracnologia – Biologia

Aracnologia

aracnologia é uma disciplina biológica que lida com aracnídeos.

É um dos subcampos da artropodologia. Esta última é a ciência biológica que estuda os artrópodes.

Os artrópodes são invertebrados (do filo Arthropoda) que se caracterizam principalmente por possuírem um exoesqueleto quitinoso duro e vários membros articulados em pares.

Visto que a artropodologia envolve o maior filo do reino animal, ela é subdividida nas seguintes disciplinas biológicas: aracnologia, entomologia (o estudo dos insetos), carcinologia (o estudo dos crustáceos) e miriapodologia (o estudo dos miriápodes).

Aracnologia se preocupa principalmente com o estudo do desenvolvimento, taxonomia, biologia, evolução e ecologia dos aracnídeos.

Os aracnídeos incluem as aranhas, escorpiões, pseudoescorpiões e opiliões. Assim, a aracnologia também pode ser dividida em especialidades mais específicas, como araneologia (estudo de aranhas), acarologia (estudo de carrapatos e ácaros) e escorpiologia (estudo de escorpiões).

Um especialista nessa área é o aracnólogo.

O aracnólogo seria o responsável por classificar os aracnídeos, entender sua biologia, determinar suas relações evolutivas, estudar sua interação com outros seres vivos e seu ambiente, determinar e monitorar sua distribuição.

Origem da palavra: grego arachne (“aranha”) e -logia (“estudo de”)

Aracnologia como ciência

Aracnologia

Com mais de 49.000 espécies reconhecidas em todo o mundo, as aranhas estão entre as criaturas mais abundantes na Terra – e para as pessoas em geral, um ícone popular de repulsa e medo.

Os aracnólogos são os principais responsáveis por classificar os aracnídeos e estudar aspectos de sua biologia. Na imaginação popular, às vezes são chamados de especialistas em aranhas.

Disciplinas dentro da aracnologia incluem nomear espécies e determinar suas relações evolutivas entre si (taxonomia e sistemática), estudar como eles interagem com outros membros de suas espécies e/ou seu ambiente (ecologia comportamental), ou como eles são distribuídos em diferentes regiões e habitats (faunística). Outros aracnologistas realizam pesquisas sobre a anatomia ou fisiologia dos aracnídeos, incluindo o veneno de aranhas e escorpiões. Outros estudam o impacto das aranhas nos ecossistemas agrícolas e se podem ser usadas como agentes de controle biológico.

Fonte: Camila Correia/www.biologyonline.com/amp.en.google-info.in/en.linkfang.org/www.geneseo.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.